A primeira Seleção Nacional estreou-se há 66 anos

PUB

Os anos 40 marcam o início da actividade federada em Portugal, mas seria preciso esperar vários anos até que a estabilidade chegasse. A publicação do primeiro livro de regras ajudou, mas eram frequentes as confusões dentro dos recintos de futebol. Os árbitros passavam sistematicamente maus momentos e, muitas vezes, não lhes restava alternativas a não ser fugir. O FC Porto dominava o panorama nacional com o Sporting e Belenenses a apresentarem-se como principais opositores, contudo, enquanto o jogo se jogava com 11 de cada lado, taças e medalhas tinham quase sempre o mesmo destino.

Acabadas as Guerras, a Europa recompunha-se no meio dos destroços e os portugueses não fugiam à regra. Os contactos internacionais que tinham começado com os marinheiros alemãs do Graf Spee, o navio fantasma da armada de Hitler, superado apenas pelo famoso Bismark e os seus 250 metros, abriam o apetite dos jogadores portugueses que, em 1946, tiveram uma das mais interessantes experiências com os suíços do BTV Arau que mostraram o que era o ataque planeado.

O primeiro grande encontro de andebol, porém, jogou-se no Campo das Salésias, em 1945, e colocou frente a frente as equipas de Lisboa e Madrid, num reatamento também politico das relações entre os vizinhos ibéricos. Os comandados de Acácio Rosa venceram por expressivos 8-1 e um mês e meio depois os espanhóis retribuíram o acolhimento e os portugueses venceram novamente, desta vez por 6-4.

Estavam dados os primeiros passos para a criação de uma Seleção Nacional mas seria preciso esperar até 1948 para Portugal marcar presença num grande palco, no caso o Campeonato do Mundo, em França, na segunda edição da prova.

Frente aos franceses, a primeira Seleção de sempre perdeu por 6-3 depois de uma viagem inesquecível e atribulada até Niort.

O guarda-redes do Belenenses, Délio Ferreira ficará para sempre como primeiro internacional português. António Pires (GD Ferrovário de Campanhã) marcou dois golo e João Montalvão (Estrela e Vigorosa) o terceiro da partida com os franceses.

A restante equipa era composta por Artur Mira, Adriano Natividade, Abílio Serafim, Valério Pacheco, Fernando Nunes, António Mário, Armando Campos, José Marreiros e Henrique Fabião.

O primeiro jogo internacional em Portugal realizou-se no Porto, um ano mais tarde, a 29 de maio de 1949, e, desta vez, a Seleção de Acácio Rosa bateu a França por 7-6.

Na mesma altura, em Cascais, Henrique Feist organizava o primeiro torneio de andebol de 7.

Patrocinadores Institucionais