ABC/UMinho sofre mas vence Xico Andebol num derbi emocionante

PUB

O ABC/UMinho venceu esta tarde o Xico Andebol por 27-31, na segunda meia-final da «final-four» da Taça de Portugal masculina que está a decorrer na Maia, cidade europeia do Desporto. Um triunfo muito difícil da formação de Carlos Resende que só ganhou contornos mais nítidos nos quatro minutos finais.

O ABC/UMinho entrou com o seu sete habitual – Humberto Gomes, Carlos Martins, Fábio Vidrago, Nuno Grilo, Pedro Seabra Marques, Nuno Rebelo e Ricardo Pesqueira.

Quanto ao Xico Andebol, privado dos lesionados João Santos e Pedro Correia, entrou com Ricardo Castro, André Caldas, Rui Lourenço, Rui Oliveira, Gustavo Castro, Daniel Santos e Nuno Silva.

Para preocupação dos muitos adeptos bracarenses que viajaram desde Braga, foi mesmo o Xico Andebol – que esteve igualmente muito apoiado na Maia – a impôr-se claramente no início da partida, chegando aos cinco minutos a vencer por 4-1. Com um andebol rápido, os pupilos de Eduardo Rodrigues surpreenderam a formação teoricamente mais apetrechada. E, quase sem surpresa – pelo menos para quem estava no pavilhão do Águas Santas – o Xico passou aos nove minutos a ganhar por 6-3. Aos seis metros, Ricardo Pesqueira mostrava-se eficiente, com três golos nos primeiros oito minutos.

Aos poucos, o ABC/UMinho foi-se aproximando e ao cair do minuto 20, Nuno Rebelo empatou o jogo (10-10). A partida continuava aberto, o Xico passou de novo para a frente do marcador (13-11), mas um parcial de 0-3 dos pupilos de Carlos Resende colocaram a equipa de Braga na frente (13-14). Já com o tempo esgotado, Nuno Grilo desperdiçou um livre de sete metros e as equipas foram para o descanso separadas por um escasso golo, com vantagem para o primodivisionário ABC (14-15).

EQUILÍBRIO E MAIS EQUILÍBRIO

O segundo tempo começou com muito equilíbrio e alguns golos. Ainda antes do minuto 33 e as equipas já estavam empatadas de novo (16-16). O ABC afinou a defesa e voltou à diferença de dois golos (16-18). Tudo isto já com Bruno Dias, que tinha entrado para a baliza bracarense nos minutos finais do primeiro tempo. Mas o Xico resistia, com muita entrega e velocidade, e nunca permitiu que o ABC fugisse no marcador. Os bracarenses voltaram a desperdiçar outro livre de sete metros aos 38 minutos (18-19), mas o poste e Bruno Dias ajudaram a manter a vantagem que, pouco depois, seria ampliada por Hugo Rocha.

O Xico Andebol parecia não acusar a passagem dos minutos e, a cada ampliar de vantagem por parte dos bracarenses, respondia com empenho e muita velocidade. O jogo chegou a meio do segundo tempo perfeitamente em aberto (20-22).

Nessa altura, revés importante para a equipa de Carlos Resende que ficou privada de Ricardo Pesqueira, por terceira exclusão. Curiosamente, parecia que as duas equipas imprimiam cada vez mais velocidade ao jogo, indiferentes ao avançar do cronómetro. Em dia para recordar, Bruno Dias (que terminou com uma eficácia de 48%) lá foi travando o ímpeto dos vimaranenses que nunca baixaram os braços. E só já muito perto da entrada dos cinco minutos finais o ataque do Xico Andebol começou a denotar algumas dificuldades, obrigado a jogar no limite do jogo passivo.

As duas formações entraram nos cinco minutos finais separadas por quatro golos (25-29) e com um time-out solicitado por Eduardo Rodrigues, treinador dos vimaranenses.

Até ao final, o ABC/Minho foi gerindo a vantagem e jogando com alguma intranquilidade dos vimaranenses, garantindo vitória difícil por 27-31.

Da leitura da estatística, realce para a eficácia de Bruno Dias (48%), e para a produtividade de Nuno Grilo, com 10 golos (56% de eficácia); Hugo Rocha, 4 golos (100%); Ricardo Pesqueira e João Pinto, ambos dom 4 golos (80%).

Do lado do Xico Andebol, Daniel Santos, com oito golos em 11 remates (73%) e Rui Oliveira, com quatro em seis (67%), foram os mais eficazes.

EM DIRECTO

Eduardo Rodrigues (treinador do Xico Andebol): «Demos tudo por tudo para sair daqui com outro resultado. O ABC era claramente favorito, por todo o campeonato que está a fazer. Só tenho de endereçar os parabéns aos meus jogadores pelo grande jogo que fizeram a que só faltou a vitória. O nosso objetivo era jogar ao máximo, o plantel é curto e agora já só estamos a pensar nos próximos jogos para o nosso campeonato e a subida de divisão que é o nosso principal objetivo»

Carlos Resende (treinador do ABC/UMinho): «Foi um jogo extremamente emotivo onde cumprimos o nosso objetivo número um. Há que ressalvar que ganhámos e estamos de parabéns mas não posso sair daqui sem transmitir uma palavra de apreço à equipa do Xico Andebol porque bateram-se de uma forma valente, dignificaram esta meia-final que teve uma qualidade que, provavelmente as pessoas não estavam à espera. O Xico demonstrou que tem uma equipa com qualidade de primeira divisão. Sabíamos que neste jogo não tínhamos muito a ganhar e tudo a perder, isso é que seria notícia… ».

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

A entrada é livre, no Pavilhão de Águas Santas.

Meias-Finais – 12.04.2014:

12:00 – Femininos – Jac-Alcanena : Madeira Sad, 20-30 (11-13)
14:30 – Femininos – ADA Colégio João de Barros : Alavarium/ Love Tiles, 24-25 (10-11)
16:45 – Masculinos – Sporting CP : SL Benfica, 23-22 (12-12)
19:00 – Masculinos – CD Xico Andebol : ABC Braga/UMinho, 27-31 (14-15)

Final Masculina e Feminina – 13.04.2014:

14:00 – Final Feminina – Madeira Sad : Alavarium Love Tiles (A Bola TV/ Andebol TV)
16:30 – Final Masculina – ABC Braga/UMinho : Sporting CP (A Bola TV/ Andebol TV)

Patrocinadores Institucionais