Andebol 1: Águas Santas Milaneza passa em Braga

PUB

O Águas Santas Milaneza venceu esta noite o ABC/UMinho por 26-27, em jogo da quinta jornada da fase final, grupo A, do Andebol 1. Com este triunfo, os maiatos reduziram de cinco para três pontos a diferença para o ABC de Braga, a quem impuseram a primeira derrota caseira na fase final.

Foi um jogo muito calculista, jogado a um nível abaixo do que ambas as equipas habituaram os amantes da modalidade, com muitos erros, especialmente por parte da formação da casa. Durante os minutos iniciais do primeiro tempo ainda se assistiu a algum equilíbrio, com empates vários até ao 7-7. A partir daí, e até final do jogo, nunca mais o ABC/UMinho esteve em vantagem. Bem pelo contrário. Acumulando erros sobre erros, nomeadamente no seu pouco produtivo ataque (9 golos nos primeiros 30 minutos) os bracarenses foram para o intervalo a perder por 9-14, depois de estarem 10 minutos sem marcar, permitindo ao Águas Santas passar de 9-10 para o 9-14. Surpresa só para quem não esteve no Flávio Sá Leite ou não viu o jogo pela Andebol!TV.

O segundo tempo começou exatamente da mesma maneira – com total domínio no marcador da formação da Maia que, aos 40 minutos (altura em que Carlos Resende substituiu Humberto Gomes por Bruno Dias) vencia por 14-20. A meio do segundo tempo os bracarenses conseguiram reduzir a desvantagem para três golos (18-21 mas só a quatro minutos do fim, com golo de Pedro Marques, se colaram ao adversário (24-25). O mesmo Pedro Marques que faria o 25-26 e, a minuto e meio do final, o empate a 26. Paulo Faria pediu um time-out e no recomeço, Eduardo Salgado, a um minuto do fim, fez o 26-27. Que se viria a mostrar definitivo face à inoperância de Fábio Vidrago, que fez um «chapéu» bater no poste, e de David Tavares que, nos segundos finais, atirou para defesa de Telmo Ferreira.

Após a realização deste jogo, está em dia o calendário do grupo A da fase final do Andebol 1, com o FC Porto Vitalis no comando, com 46 pontos, seguido do Sporting CP, com 44, e do ABC/UMinho, com 42.

Patrocinadores Institucionais