Andebol 1: FC Porto Vitalis vence na Luz

PUB

O FC Porto Vitalis foi esta tarde a Lisboa vencer o SL Benfica por 25-26, em jogo da 5.ª jornada da fase final, grupo A, do Andebol 1. Com este triunfo, a formação de Ljubomir Obradovic ampliou para cinco os pontos de vantagem sobre o seu adversário.

Foi um verdadeiro dérbi, com emoção, equilíbrio, incerteza no marcador e muita intensidade. Depois de um primeiro período de equilíbrio, o FC Porto Vitalis conseguiu a primeira vantagem de dois golos, em inferioridade numérica, à passagem do minuto 13 (4-6). Vantagem que, ainda no decorrer do primeiro tempo, chegou a ser de quatro golos (6-10).

Aos 22 minutos o público que assistia à partida susteve a respiração na sequência de uma jogada que envolveu Eleddy Semedo e João Ferraz, e que terminou com o cartão vermelho ao jogador do FC Porto e uma saída em maca para o jogador do SL Benfica que não voltaria ao jogo.

Até ao intervalo o SL Benfica ainda conseguiu vantagem e foi para o descanso a ganhar por um (11-10).

EMPATES CONSECUTIVOS

O segundo tempo foi ainda mais intenso e equilibrado. Note-se, da leitura da estatística, que houve nada mais nada menos que 14 empates! O SL Benfica nunca permitiu que o FC Porto passasse para a frente até ao minuto 40, altura em que Pedro Spínola fez o 16-17. Pouco depois, Jorge Rito substituiu Hugo Figueira por Vicente Álamo que regressou muito bem. Do lado do FC Porto, e depois de José Costa ter feito o 20-19, foi Obradovic a trocar de guarda-redes, lançando Hugo Laurentino. A 10 m. do fim o SL Benfica consegue a primeira vantagem de dois golos no segundo tempo (22-20) mas a reação do FC Porto não se fez esperar (22-22). O Benfica entra na frente nos cinco minutos finais (23-22), mas um parcial de 0-2 para o FC Porto coloca de novo a equipa nortenha na dianteira (23-24). Carneiro ainda empata a 24, João Pais, à entrada do minuto final, coloca de novo a sua equipa na frente para Tiago Rocha, pouco depois, empatar. Com poucos segundos para terminar o jogo, e na busca pelos importantes três pontos, o técnico do SL Benfica prescinde do guarda-redes e lança Dario Andrade. Uma má decisão, uma perca de bola e o FC Porto Vitalis a marcar o golo da vitória, por Gilberto Duarte, em cima do segundo final.

Do lado do SL Benfica, destaque para a eficiência de José Costa, com cinco golos em cinco remates, Eleddy Semedo que, enquanto jogou, fez quatro golos em cinco remates, e Carlos Carneiro, com os mesmos números.

Do lado do FC Porto Vitalis, Pedro Spínola apontou sete golos, em 12 tentativas; Mick Schubert fez quatro em cinco e Gilberto Duarte seis em 10.

Recorde-se que a quinta jornada já começou a meio da semana, com a antecipação do Sporting da Horta-Sporting CP (26-31) e só termina no dia 30 de Abril com o jogo ABC/UMinho-Águas Santas Milaneza.

Grupo B com dois jogos

A contar para o grupo B realizaram-se este sábado os jogos AA Avanca – AC Fafe (26-22) e o Passos Manuel- Maia ISMAI (25-29).

Patrocinadores Institucionais