Final 4 Taça Portugal Seniores Femininos: Alavarium Love Tiles junta-se ao Madeira Sad na final

PUB

Alavarium Love Tiles e Madeira Sad vão voltar a disputar uma final – desta feita a final da Taça de Portugal 2013/2014 – depois de, no início da época, terem disputado a final da Supertaça Feminina, jogo que a equipa madeirense venceu, após prolongamento (25-28).

Na segunda meia-final do dia, o número de espectadores, nas bancadas foi aumentando com o decorrer do encontro e, no final do jogo, o pavilhão de Águas Santas já se encontrava praticamente cheio. O Colégio João de Barros entrou melhor no jogo, a vencer 4-1; por sua vez, o Alavarium Love Tiles estava a adaptar-se ao jogo adversário e deparava-se com com dificuldades a nível ofensivo. O Colégio João de Barros seguiu na frente, nos minutos seguintes, mas a equipa de Ulisses Pereira começou, pouco a pouco, a recuperar, reduzindo para 5-4; o Col. João de Barros voltou a “fugir” no marcador e vencia por 7-4 aos quinze minutos. Quando sofreu o 8º golo, Ulisses Pereira pediu o primeiro desconto de tempo, que surtiu o efeito desejado e, nos minutos que se seguiram, o Alavarium Love Tiles não só recuperou da desvantagem, como conseguiu dar a volta ao resultado e sair a ganhar por 10-11, ao intervalo.

Na segunda parte, o jogo foi emocionante até ao apito final, como já se esperava. As duas equipas mostraram o seu melhor e proporcionaram a todos os espectadores um jogo onde o equilíbrio foi a nota dominante. O jogo manteve-se muito equilibrado ao longo de toda a segunda parte, período durante o qual a maior diferença no marcador foi de dois golos. Os cinco minutos finais fizeram prever um prolongamento; a perder por 23-24, o Colégio João de Barros desperdiçou um livre de sete metros e, na resposta, o Alavarium Love Tiles marcou o golo 25. O Colégio João de Barros ainda reduziu, para 24-25, a trinta segundos do fim e, num impulso, Paulo Félix solicitou o último “time-out” para a sua equipa inviabilizando o último contra-ataque, que poderia (ou não) ter levado o jogo a prolongamento. O jogo terminou com a vitória do Alavarium Love Tiles por 24-25.

Inês Pereira foi a melhor marcadora do Col. João de Barros, com seis golos; Mónica Soares marcou 8 golos do Alavarium Love Tiles.

Em conferência de imprensa, Ulisses Pereira disse que “foi um jogo muito equilibrado, como é normal entre estas duas equipas, que proporcionam sempre espetáculos muito emotivos. Foi assim no ano passado na final do campeonato, decidido no último segundo e hoje também foi decidido perto do fim. Elas entraram muito melhor do que nós, entrámos muito desconcentradas, tivemos jogadoras abaixo do que é normal. Mas depois, aos poucos, fomos recuperando a nossa identidade e a partir do momento em que equilibrámos o jogo senti que podíamos vencer.”

Sobre a final de amanhã, afirmou que “as finais são ganhas com o coração e com a alma e as pernas acabam por correr, mesmo que lhes custe. Partimos os dois em igualdade de circunstâncias”, acredita o treinador finalista.

Por sua vez, Paulo Félix referiu que “Foi um jogo muito competitivo, que podia ter calhado para um lado ou para o outro. E acabou por calhar para o Alavarium”.

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

A entrada é livre, no Pavilhão de Águas Santas.

Meias-Finais – 12.04.2014:

12:00 – Femininos – Jac-Alcanena : Madeira Sad, 20-30 (11-13)
14:30 – Femininos – ADA Colégio João de Barros : Alavarium/ Love Tiles, 24-25 (10-11)
16:45 – Masculinos – Sporting CP : SL Benfica (A Bola TV/ Andebol TV)
19:00 – Masculinos – CD Xico Andebol : ABC Braga/UMinho (Andebol TV)

Final Masculina e Feminina – 13.04.2014:

14:00 – Final Feminina – Madeira Sad : Alavarium Love Tiles (A Bola TV/ Andebol TV)
16h30 – Final Masculina (A Bola TV/ Andebol TV)

Patrocinadores Institucionais