Juniores A: Portugal repete empate com a Rússia

PUB

A seleção de Juniores A de Portugal voltou esta tarde a empatar com a Rússia, desta feita por 26-26, no segundo jogo de preparação que decorreu no Pavilhão das Manteigadas, em Setúbal, integrado no estágio que a formação nacional está a realizar em Almada visando a fase de apuramento para o Campeonato da Europa Áustria 2014. Ao intervalo as duas formações estavam empatadas a 12 golos.

«Foi um grande jogo de andebol. Só foi pena a lesão do Belmiro Alves, na mão direita, e que levará a que o jogador seja avaliado dentro em pouco. Esta foi a única parte negativa do jogo», começa por referir o selecionador nacional.

«Ao contrário de ontem, desta vez foi a Rússia que entrou muito forte no jogo e chegou a 4-11. Mas, o que é certo, e já depois da saída do Belmiro Alves, que aconteceu cerca dos 10 minutos, Portugal conseguiu a partir do 4-11 fazer um parcial de 8-0, passando para a frente por 12-11. Tudo isto só foi possível com um empenhamento defensivo exemplar dos jogadores e com uma ajuda muito significativa do João Moniz.», diz Paulo Fidalgo.

Na segunda parte Paulo Fidalgo não introduziu tantas alterações como no jogo da véspera. «Hoje, ambas as seleções apostaram naquilo que são as suas primeira escolhas. Havia um clima muito intenso na procura da vitória, pese o facto de ser um jogo particular. O encontro foi sempre muito equilibrado, Portugal esteve mais vezes na frente mas nenhuma das equipas conseguiu ter dois golos de vantagem, o que mostra bem o equilíbrio que marcou a partida», historia o selecionador nacional. «Portugal reagiu muito bem ao elevado número de exclusões que teve, o que nos permitiu lutar pela vitória até aos últimos minutos, onde conseguimos sempre ultrapassar o bom «5×1» dos russos», sustenta o selecionador de Portugal que não quis terminar sem «salientar o desempenho dos jogadores mais novos, com grande decisão no jogo, como o Gonçalo Ribeiro, Alexandre Cavalcanti, Miguel Martins e o Nuno Carvalhais».

Este conjunto de dois jogos constituíram dois excelentes momentos no trabalho de preparação que a seleção nacional está a realizar em Almada e que precedem a saída para a Sérvia.

«Apesar de não termos vencido nenhum jogo, também não perdemos, frente a um adversário como a Rússia que dispensa apresentações. Foram dois bons momentos de muita entrega, com o aparecimento de novos atletas, o que é importante para a nossa seleção».

A seleção nacional volta a treinar esta quarta-feira de manhã e à tarde, nas instalações do Ginásio do Sul.

A saída para a Sérvia está agendada para quinta-feira, dia 3 de Abril, com a comitiva lusa a deixar o Aeroporto Internacional de Lisboa pelas 6h20m. da manhã, rumo a Belgrado, via Munique.

SÉRVIA, HOLANDA E GRÃ-BRETANHA SÃO ADVERSÁRIOS NA QUALIFICAÇÃO

Recorde-se que Portugal vai disputar o grupo 8 de qualificação para a fase final do campeonato da Europa na casa de um dos adversários. O grupo está sediado em Vrnjacka Banja, na Sérvia, um dos adversários de Portugal num grupo que inclui ainda a Holanda e a Grã-Bretanha. Apenas o primeiro classificado do grupo é apurado para a fase final do campeonato da Europa de Sub-20, a disputar na Áustria, entre 24 de Julho e 3 de Agosto de 2014, não se adivinhando tarefa fácil para os pupilos de Paulo Fidalgo.

Calendário do Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-20 – Áustria 2014:

– Dia 4 de Abril (sexta-feira):
16.00 h. – PORTUGAL-Holanda
18.00 h. – Sérvia-Grã Bretanha

– Dia 5 de Abril (sábado):
16.00 h. – Grã-Bretanha-PORTUGAL
18.00 h. – Holanda-Sérvia

– Dia 6 de Abril (domingo):
10.00 h. – Grã Bretanha-Holanda
12.00 h. – Sérvia-PORTUGAL

NOTA – Horas locais, menos uma em Portugal Continental.

Patrocinadores Institucionais