Juniores A: Portugal vence Holanda (29-27) na abertura do apuramento

PUB

A seleção nacional de Juniores A masculinos de Portugal venceu esta tarde a Holanda por 29-27, no jogo de abertura do grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-20 – Áustria 2014.

Ao intervalo, a equipa de Paulo Fidalgo vencia por 13-10, após uma primeira parte em que esteve sempre na frente do marcador. No entanto, a formação lusa nunca conseguiu disparar no marcador e a primeira vantagem de três golos ocorreu apenas ao minuto 19 (9-6).

No segundo tempo os holandeses reagiram, ainda de aproximaram ao minuto 33 (14-13) mas Portugal respondeu muito bem com um parcial de 3-0. Aos 42 minutos a vantagem era já de seis golos (21-15) e até ao final Portugal limitou-se a gerir o resultado em função do tempo de jogo decorrido e do facto de, já amanhã, ter novo jogo, desta vez, frente à Grã-Bretanha.

«Foi importante entrarmos a ganhar neste primeiro jogo, frente a uma equipa que foi quinta classificada no Mundial de 2013», começou por referir o selecionador nacional.

«Estivemos sempre a ganhar contra uma equipa forte e organizada, que defensivamente apresentou um sistema defensivo «6×0» consistente durante toda a primeira parte.», recordou Paulo Fidalgo.

«Na segunda parte alteraram para «5×1», nós adaptamo-nos e conseguimos uma vantagem de seis golos, o que foi importante para gerir o jogo e alguns erros que derivaram essencialmente da fadiga».

O selecionador nacional mostrou-se satisfeito com o comportamento da equipa daí que tenha referido que «os nossos atletas estão de parabéns pois foram de uma entrega total.»

Miguel Batista, com oito golos, e Gonçalo Ribeiro, com seis, foram os melhores marcadores da formação nacional.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

No outro jogo da jornada, a Servia venceu facilmente a Gra-Bretanha por 49-13.

Este sábado, Portugal realiza o segundo jogo, frente à Grã-Bretanha, e Paulo Fidalgo não espera facilidades.

«Hoje a Servia bateu copiosamente a Inglaterra, porque esta jogou de braços caídos desse os primeiros 10 minutos. Não estamos à espera de grandes facilidades amanhã porque, no último jogo que realizamos com esta equipa, no European Open do ano passado, eles usaram uma defesa muito agressiva, quase sempre a roçar a violência», alertou o selecionador nacional.

«Vamos lutar para vencer o jogo, mas vamos também ter de gerir fisicamente os atletas de forma a reduzir o risco de lesões e fadiga que se possa acumular. Assumiremos o jogo com responsabilidade elevada, porque não queremos ser surpreendidos», assegurou Paulo Fidalgo.

Calendário do Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-20 – Áustria 2014:

– Dia 4 de Abril (sexta-feira):
16.00 h. – PORTUGAL-Holanda, 29-27 (13-10)
18.00 h. – Sérvia-Grã Bretanha, 49-13 (24-8)

– Dia 5 de Abril (sábado):
16.00 h. – Grã-Bretanha-PORTUGAL
18.00 h. – Holanda-Sérvia

– Dia 6 de Abril (domingo):
10.00 h. – Grã Bretanha-Holanda
12.00 h. – Sérvia-PORTUGAL

NOTA – Horas locais, menos uma em Portugal Continental.

Patrocinadores Institucionais