Portugal fora do Europeu de Sub-20 – Áustria 2014

PUB

A seleção nacional de Juniores A masculinos de Portugal perdeu esta manhã com a Sérvia por 26-18, em jogo da terceira e última jornada do grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-20 – Áustria 2014.

Ao intervalo, a equipa portuguesa perdia já por 13-8, depois de uma primeira parte em que a seleção da Sérvia, a jogar em casa e com o forte apoio de mais de mil esepctadores, tomou conta do marcador a partir dos 19 minutos (7-5).

No segundo tempo, para o qual os sérvios entraram com uma vantagem confortável de cinco golos, tudo se tornou mais fácil para a forte seleção da casa que entrou nos 10 minutos finais com nove golos de vantagem (22-13). Depois, foi só gerir essa vantagem até final.

Belmiro Alves, com seis golos, foi o melhor marcador da equipa nacional.

Com esta derrota, Portugal fica afastado da fase final do Europeu de Sub-20, a disputar na Áustria, já que apenas o vencedor do grupo garantia a presença na Áustria.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

No outro jogo da jornada, a Holanda venceu facilmente a Grã-Bretanha por expressivo 43-11.

PAULO FIDALGO
«Vamos continuar a trabalhar para que esta seleção se aproxime de objectivos mais ambiciosos»

No final do jogo, o selecionador nacional começou por abordar a partida frente à Sérvia que ditou o afastamento de Portugal do Euro 2014.

«O nosso apuramento teve um final infeliz, por força de uma equipa que era claramente superior à nossa e por isso não concretizamos o nosso principal objetivo, que era a qualificação para o Euro 2014 na Áustria.» começou por reconhecer Paulo Fidalgo.

O selecionador nacional refer que «depois do empate que a Sérvia averbou frente à Holanda, corrigiu uma série de posicionamentos defensivos do seu«6:0» e aumentou os seus índices de agressividade e concentração o que levou a nossa seleção a ter muitas dificuldades em impor o seu jogo ofensivo.»

Fidalgo esclarece que «estruturamos a nossa defesa em «5:1» o que de início ainda complicou a dinâmica da Sérvia. No entanto, alguns erros na finalização traíram os nossos objetivos. Durante a segunda parte alteramos o sistema defensivo para 6:0 e 3:3 mas as aproximações foram pontuais e a Sérvia ia conseguindo gerir a vantagem, beneficiando de alguma ansiedade nos momentos ofensivos de Portugal.»

Em jeito de balanço àquilo que foi a participação de Portugal neste grupo 8 de apuramento, Paulo Fidalgo refere que «que fomos dignos vencidos, lutamos durante este apuramento pelo concretizar do nosso sonho e vamos continuar a trabalhar para que esta geração se aproxime de objetivos mais ambiciosos».

O seleccionador nacional não terminou sem «deixar uma palavra de apreço aos nossos atletas, pela entrega e dedicação, fazendo tudo o que estava ao seu alcance para um resultado diferente desde o primeiro ao último minuto.»

Calendário do Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-20 – Áustria 2014:

– Dia 4 de Abril (sexta-feira):
16.00 h. – PORTUGAL-Holanda, 29-27 (13-10)
18.00 h. – Sérvia-Grã Bretanha, 49-13 (24-8)

– Dia 5 de Abril (sábado):
16.00 h. – Grã-Bretanha-PORTUGAL, 10-34 (3-17)
18.00 h. – Holanda-Sérvia, 31-31 (17-15)

– Dia 6 de Abril (domingo):
10.00 h. – Grã Bretanha-Holanda, 11-43 (5-18)
12.00 h. – Sérvia-PORTUGAL, 26-18 (13-8)

CLASSIFICAÇÃO

1.º Sérvia, 5 pontos
2.º PORTUGAL, 4
3.º Holanda, 3
4.º Grã-Bretanha, 0

NOTA – Horas locais, menos uma em Portugal Continental.

Patrocinadores Institucionais