Qualificação Mundial de Sub20: Portugal de partida para a Suíça

PUB

Depois do estágio de três dias em Almada, durante o qual as Juniores A femininas realizaram cinco treinos, no Ginásio Clube do Sul, a comitiva nacional já partiu para a Suíça.

É em Zug que as Juniores A femininas de Portugal vão disputar, nos próximos três dias – 18, 19 e 20 de Abril – o acesso à fase final do Campeonato do Mundo Sub20 Femininos Croácia 2014. Portugal começa por jogar com a Lituânia, seguindo-se a seleção da casa, Suíça e terminará a qualificação em jogo frente à França.

Antes da viagem, o seleccionador nacional João Florêncio fez um pequeno balanço do estágio e uma curta antevisão do que espera que seja esta qualificação: “no estágio, as nossas preocupações foram, sobretudo, fazer a recuperação física de algumas jogadoras, porque algumas chegaram com algum cansaço ao estágio, umas por terem estado envolvidas na Final Four da Taça, no passado fim-de-semana e outras por terem participado em torneios, pelos próprios clubes. Depois também nos focámos em conjugar essa recuperação física com o recordar de aspectos essenciais do trabalho que temos vindo a fazer para esta qualificação, para manter “fresco” esse trabalho”.

Sobre os três jogos da qualificação, João Florêncio começa por referir que Portugal vai encontrar dificuldades crescentes: “acho que temos tudo para ser apurados e temos sobretudo que ser mais fortes que a Lituânia e a Suíça, porque a França é o favorito do grupo.”

O primeiro adversário de Portugal é a Lituânia: “é, à partida, a equipa mais acessível. No entanto, é uma equipa fisicamente muito forte e com uma defesa agressiva e não podemos menosprezar o adversário. Mas vamos jogar com toda a alma e para ganhar”.

Segue-se a selecção da casa, no sábado e “com a Suíça vamos sentir mais dificuldades, jogam em casa e espero um jogo ao nosso nível. Vai ser um jogo complicado, mas vamos ter oportunidade de as ver jogar com a França, logo na sexta-feira”, conta o treinador.

A terceira e última jornada, no domingo, reserva o mais difícil dos três jogos: “A França é um adversário muito forte, fica sempre nos primeiros lugares e o jogo de domingo também vai depender um pouco do resultado dos outros dois jogos. Pode ser decisivo mas vamos lutar pelo melhor resultado sempre”, confirma.

Das quatro equipas, o 1º e o 2º classificados do Grupo 4 garantem presença na fase final do Mundial de Sub20, que terá lugar de 29 de Junho a 13 de Julho de 2014, na Croácia.

Assim, dos Grupos 1 a 4, apuram-se duas seleções; dos grupos 5 e 6, apura apenas o 1º lugar.

A EHF também já deu a conhecer as duplas de árbitros para esta competição. Os jogos do Grupo 4 vão ser dirigidos pelas duplas Vanja Antic/ Jelena Jakovljevic (Sérvia) e Pinar Ünlü Hatipoglu/ Mehtap Simsek (Turquia). O delegado é Urmo Sitsi, da Estónia.

Calendário de jogos – Grupo 4 – qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Femininos Croácia 2014

1ª jornada – sexta-feira, 18 de Abril
16:30 – Portugal : Lituânia
19:00 – França : Suíça

2ª jornada – sábado, 19 de Abril
15:30 – Lituânia : França
18:00 – Suíça : Portugal

3ª jornada – domingo, 20 de Abril
11:00 – Portugal : França
13:30 – Lituânia : Suíça

Nota: Menos uma hora em Portugal.

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato do Mundo de Sub20 Femininos 2014 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais