Sporting Clube de Portugal conquista terceira Taça de Portugal consecutiva

PUB

Num ambiente de grande festa, o Sporting CP garantiu esta tarde a conquista da Taça de Portugal ao vencer o ABC/UMinho por 29-34. Uma partida em que os leões comandaram o marcador durante todo o jogo, averbando uma vitória confortável. É a terceira Taça de Portugal consecutiva ganha pelos leões.

O ABC/UMinho entrou com o seu sete habitual e com que abriu o jogo de véspera frente ao Xico Andebol – Humberto Gomes, Carlos Martins, Fábio Vidrago, Nuno Grilo, Pedro Seabra Marques, Nuno Rebelo e Ricardo Pesqueira.

Também o Sporting não procedeu a qualquer alteração e iniciou a partida com o mesmo sete usado frente ao SL Benfica – Ricardo Candeias, Pedro Solha, Pedro Portela, Frankis Carol, Rui Silva, Fábio Magalhães e Bruno Moreira que, mas ações defensivas, cedia o lugar a João Antunes.

Os primeiros minutos foram de grande intensidade com as duas equipas a passarem empatadas a dois golos aos cinco minutos. Nas balizas, Humberto Gomes e Ricardo Candeias mostravam que podiam contar com eles.

A primeira vantagem de dois golos favoreceu o Sporting, com Pedro Solha, em contra-ataque, a fazer o 3-5 à passagem do minuto nove. Mas o ABC rapidamente se aproximou, se bem que nos 12 minutos iniciais nunca esteve na frente do marcador, correndo sempre atrás do (curto) prejuízo. Diria a história da partida que nunca os bracarenses conseguiram, durante toda a partida, estar no comando. Nas bancadas, o púbico vibrava efusivamente com o decorrer do jogo. A perder por 5-7, Nuno Grilo desperdiça um sete metros, permitindo a defesa de Ricardo Candeias. Pouco depois a história repete-se mas com outros intervenientes – Pedro Solha e Humberto Gomes. Em dupla superioridade numérica, o Sporting faz um parcial de 0-2 e passa aos 17 minutos a vencer por 7-9. Carlos Resende parece alterar a defesa para «6×0», prescindindo de Pedro Seabra Marques e é logo nessa altura que Frankis Carol coloca pela primeira vez a sua equipa com três golos de vantagem (7-10), fechando um parcial de 0-3. A opção rapidamente abortou, passando ao esquema habitual. A perder por 8-11, e com 20 minutos de jogo o treinador do ABC/UMinho solicita o primeiro «time-out». Já com Ricardo Dias em campo, o Sporting consegue regressar à vantagem de três golos (10-13), mas com um parcial de 3-0 nos minutos finais do primeiro tempo a formação bracarense empata a partida num contra ataque de Fábio Vidrago. Já em cima do apito que marcou o final do primeiro tempo, Rui Silva, desfazer a igualdade (12-13) nos instantes finais, com um golo efusivamente festejado.

SPORTING ENTRA MELHOR E AMPLIA VANTAGEM

Para o segundo tempo os treinadores mantiveram os setes iniciais, com exceção para a entrada de David Tavares, no ABC, que se viria a mostrar muito eficiente logo nos primeiros minutos. Ainda antes do minuto 34, Rui Silva voltou a colocar a sua equipa com vantagem de três golos (14-17). Com sete minutos do segundo tempo, Carlos Resende passa a utilizar João Pinto e Carlos Siqueira mas pouco depois, em contra-ataque, Pedro Portela coloca pela primeira vez o Sporting com a confortável vantagem de quatro golos (15-19), margem conseguida após alguns erros da formação leonina. A perder por quatro (17-21) aos 41 minutos, Carlos Resende solicita nova paragem da contagem do tempo de jogo. Indiferente a tudo, Pedro Portela continuava com elevada eficácia e não perdoava qualquer contra-ataque em que tivesse oportunidade de marcar. Na baliza, Ricardo Candeias fazia o resto para segurar a vantagem que, a meio do segundo tempo, era já de seis golos (17-23). Mas um parcial de 3-0 fez regressar a emoção ao jogo, se bem que neste segundo tempo a vantagem do Sporting CP fosse sempre confortável. Carlos Resende troca de guarda-redes mas Bruno Dias não conseguiu parar os rápidos contra-ataques e Pedro Portela e de Pedro Solha. A 10 minutos do fim, a vantagem leonina (22-28) já indiciava a conquista da terceira Taça consecutiva. A sete minutos do fim, e a perder por sete (23-30), Carlos Resende solicitou um time-out, mas o jogo, até ao fim, não teve mais história.

Ao apito final da dupla de Aveiro Bruno Rodrigues/Carlos Capela, seguiu-se a natural festa de todo o staff do Sporting, comungada com os muitos adeptos que, incansavelmente, apoiaram a equipa desde o apito inicial.

Da leitura da estatística, ressalta a eficácia de Rui Silva (100%), com quatro golos em quatro remates; Pedro Portela (75%), 12 golos em 16 remates, e Frankis Marzo (67%), com oito golos em 12 remates.

Do lado do ABC/UMinho, destaque para David Tavares (89%), com oito golos em nove remates; Fábio Vidrago (80%), com quatro em cinco e Pedro Seabra Marques (71%), com cinco golos em sete remates.

PRESIDENTE ENTREGOU TAÇA AO SPORTING

No final do jogo, e em ambiente de festa, procedeu-se à habitual entrega de prémios. António Marreiros e Carlos Joaquim, com Conselho de Arbitragem, distinguiram as equipas de arbitragem; Augusto Silva, vice-presidente da FAP, fez a entrega das medalhas aos jogadores do ABC/UMinho, enquanto a Taça ao ABC foi entregue por Miguel Fernandes, diretor executivo da FAP e o vice-presidente Augusto Silva. Finalmente, as medalhas aos jogadores da equipa vencedora foram entregues por Hernâni Ribeiro, vereador da Câmara Municipal da Maia e por Ulisses Pereira, presidente da FAP que fez igualmente a entrega da Taça ao capitão do Sporting Clube de Portugal.

EM DIRETO

Pedro Solha (jogador do Sporting CP): «A minha exibição foi uma ajuda para a equipa mas o importante foi amaneira como defendemos, como encarámos o jogo, como melhorámos colectivamente comparativamente ao jogo que fizemos em Braga. Preparamo-nos a melhor maneira possível, e acabou por correr bem. Na segunda aprte continuamos a defender bem, conseguimos fazer contra-ataques, é o estilo de jogo que mais gostamos».

Frederico Santos (treinador do Sporting CP): «Esta Taça é importante para o clube porque todos os títulos que conseguimos conquistar são importantes para o Sporting. Estamos muito satisfeitos por ter ganho um jogo que sabíamos que ía ser muito difícil. Preparamo-nos bem, conseguimo antecipar bem as dificuldades que o ABC ía colocar-nos e conseguimos encontar as melhroes soluções para contornar essas dificuldades. Contamos com o apoio de um grupo de apoiantes fantástico, como já tinha acontecido de véspera, ajudando-nos a conquistar mais um título. Também para eles vão os nossos parabéns».

Carlos Resende (treinador do ABC/UMinho): «Uma das coisas que não conseguimos foi ter uma prestação defensiva que é normal em nós. Esse foi o problema tanto na primeira parte como na segunda. A principal diferença entre os dois tempos, foi que no segundo tempo permitimos que o adversário fizesse com êxito muitos contra-ataques. Hoje o sucesso do Sporting foi ter um ataque extremamente eficaz, nós não conseguimos parar a continuidade. Tentamos, mas não conseguimos, fomos muito inoperantes no aspeto defensivo»

Meias-Finais – 12.04.2014:

12:00 – Femininos – Jac-Alcanena : Madeira Sad, 20-30 (11-13)
14:30 – Femininos – ADA Colégio João de Barros : Alavarium/ Love Tiles, 24-25 (10-11)
16:45 – Masculinos – Sporting CP : SL Benfica, 23-22 (12-12)
19:00 – Masculinos – CD Xico Andebol : ABC Braga/UMinho, 27-31 (14-15)

Final Masculina e Feminina – 13.04.2014:

14:00 – Final Feminina – Madeira Sad : Alavarium Love Tiles, 29-26 (14-11)
16:30 – Final Masculina – ABC Braga/UMinho : Sporting CP, 29-34 (13-14)

Patrocinadores Institucionais