Sporting CP e SL Benfica – vitória no derbi vale final da Taça de Portugal

PUB

Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica protagonizam este sábado a mais apetecida das quatro meias-finais das Taças de Portugal masculina e feminina que o pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas recebe este sábado.

Com início marcado para as 16.45 h. e com transmissão em direto por A Bola TV e Andebol|TV, o jogo será dirigido pela dupla internacional de Leiria, Daniel Martins e Roberto Martins.

Estão reunidos todos os condimentos necessários para que o derbi nacional seja mais um excelente momento de propaganda para a modalidade.

Para chegarem à «final-four» da Maia, as duas formações tiveram um percurso ligeiramente diferente, já que o SL Benfica teve de ultrapassar tês equipas do escalão maior. Nos dezasseis-avos-de final, o Sporting CP venceu fora de portas a Juve Lis (18-39), enquanto ao SL Benfica estava destinada missão mais complicada mas que os pupilos de Jorge Rito ultrapassaram com êxito ao vencerem fora de portas o Delta Belenenses (19-26). Depois, nos oitavos-de-final, o Sporting CP venceu fora de portas a Académica de São Mamede (22-3(8) e o SL Benfica foi a Fafe vencer o Andebol Clube de Fafe (23-33). Finalmente, nos quartos-de-final, o SL Benfica veio à Maia vencer o Águas Santas (20-25) e o Sporting CP derrotou em casa o FC Porto Vitalis por 25-23.

Nos jogos em que já se defrontaram esta temporada, a contar para o Andebol 1, o saldo é francamente favorável aos leões que venceram os dois jogos na fase regular (29-28 em casa e 25-30, na Luz) e, já na fase final, empataram em casa (30-30).

Mas em derbis com esta intensidade a história pode não ser determinante e o que se prevê é um jogo equilibrado e emotivo, entre duas equipas que neste momento ainda lutam pela conquista do título nacional.

Recorde-se que o Sporting CP venceu as duas últimas edições do troféu, em 2011/12 e 2012/2013, e que o SL Benfica venceu em 2010/2011. Curiosamente, as seis últimas Taças de Portugal masculinas foram ganhas pelos quatro clubes que vão estar este fim-de-semana na Maia: Sporting CP (2); ABC/UMinho (2); SL Benfica (1) e Xico Andebol (1)

Patrocinadores Institucionais