Andebol 1: A voz dos intervenientes na penúltima jornada

PUB

A partida que pode decidir o título nacional faz as honras da jornada nove do Grupo A, com o ABC/Universidade do Minho a enfrentar o líder Futebol Clube do Porto Vitalis.

Carlos Resende, treinador da equipa do ABC, refere que os níveis de motivação da sua equipa estão altos, especialmente ao defrontar uma equipa como o Futebol Clube do Porto. “Os nossos jogadores estão sempre motivados independentemente do adversário. É claro que quando se joga com uma equipa como o Futebol Clube do Porto os níveis de motivação atingem facilmente os máximos. Sendo que isto é um jogo de contrariedade, por um lado nós já conseguimos a duas jornadas do fim alcançar o nosso objetivo, no entanto, sentimos que podemos fazer um bocadinho mais. Neste momento, que ainda está em jogo a possibilidade de atingirmos o terceiro lugar, matematicamente o segundo, mas em termos práticos pouco provável, é por esse objetivo que temos que lutar.”

Tiago Rocha, pivô da equipa azul e branca, reconhece os erros da sua formação nas partidas anteriores mas não tira o olho da vitória que poderá culminar na conquista do hexacampeonato. “O ABC tem o seu orgulho e não deixará de nos criar algumas dificuldades. Vai ser um bom jogo e iremos fazer tudo para trazer já o título para o Porto. Já vimos o jogo da fase final e os erros que cometemos. Temos de tentar evitar de todas as formas que se repitam e isso não vai acontecer, certamente. Conhecemos muitos dos jogadores do ABC, alguns até já jogaram no FC Porto, e esse também será um dos factores pelos quais certamente irão fazer tudo para vencer. Conhecemo-los perfeitamente e está tudo estudado. Vamos com toda a força e queremos muito ganhar. Tudo faremos para fazer história, atrás da qual andamos o ano todo”

O clássico lisboeta entre Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, é o segundo jogo da nona jornada, numa partida bastante aguardada, nesta fase final.

Carlos Carneiro, central da equipa encarnada, acredita que o fim-de-semana irá ser muito feliz para o Benfica. “Para nos é quase como jogar em casa do Sporting, mas é igual.”, refere o capitão do SL Benfica, aludindo ao facto da sua equipa receber o Sporting num recinto que habitualmente os leões utilizam quando jogam na condição de visitados. “Vamos jogar para ganhar e esperamos ter muitos adeptos do Benfica a apoiar-nos. Acho que o local do jogo não vai ter influência. Acredito que seja um fim-de-semana feliz para nós mas estamos a pensar primeiro no nosso jogo. Espero que estejam bastantes adeptos a apoiar-nos e se não estiver cheio, que estejam bons adeptos nas bancadas para nos apoiar.”

Por seu lado, Frederico Santos, líder da turma leonina, sabe que será um jogo bastante complicado mas quer manter a sua equipa na luta pelo título. “Sabemos que vai ser um jogo extremamente difícil, e é para essas dificuldades que nos estamos a preparar. Queremos alcançar o nosso objetivo que é vencer o jogo. Naturalmente que em relação ao Campeonato não dependemos só de nós, dependemos de resultados de terceiros. Mas vamos procurar fazer o nosso trabalho bem feito para que se alguém perder pontos, principalmente a equipa que está à nossa frente, nós podermos alcançar o objetivo principal desta época que é sermos Campeões Nacionais.”

O fecho da oitava jornada do Grupo A é feito com a deslocação do Águas Santas Milaneza aos Açores, para enfrentar o Sporting Clube da Horta, numa partida que se antevê disputada.

Filipe Duque, treinador da equipa insular, admite que a sua equipa irá lutar pela vitória. “É um jogo que podemos ganhar e que esperamos ganhar. Fizémos um mau jogo contra o Águas Santas esta época e fizémos outros melhores, com alguma possibilidade de podermos discutir o resultado. Em casa temos sempre bons períodos, embora não estejamos no melhor desta época, infelizmente, mas tudo faremos para ganhar ao Águas Santas este sábado.”

Jorge Carvalho, adjunto do Águas Santas Milaneza, refere a ambição de vitória dos maiatos. “Jogar na Horta nem sempre é fácil, devido às deslocações, mas tenho quase a certeza que vamos sair vitoriosos! Temos o Humberto e o Joel lesionados mas queremos ir lá vencer.”

Patrocinadores Institucionais