Andebol 1: FC Porto e Sporting CP decidem título nacional na última jornada

PUB

F.C.Porto Vilalis e ABC/UMinho empataram esta tarde a 25 golos em jogo da penúltima jornada da fase final do Andebol 1, adiando assim para a última ronda a discussão pelo título nacional de que o SL Benfica ficou afastado após a derrota caseira frente aos leões.

Em Braga, o jogo abriu praticamente com Humberto Gomes a defender dois livre de sete metros tentados por Ricardo Moreira e Pedro Spínola. Respondeu pouco depois Hugo Laurentino que parou a penalidade máxima tentada por João Paulo Pinto. Estava dado o mote para duas excelentes exibições de dois guarda-redes que colocaram muitas dificuldades aos atacantes. Talvez por isso, Ljubomir Obradovic trocou Ricardo Moreira por Miguel Sarmento, aos sete minutos de jogo (2-2). Os primeiros dez minutos foram extremamente equilibrados (3-3), para satisfação do muito público que ocorreu ao Flávio Sá Leite. A primeira vantagem de dois golos (3-5) favoreceu o F.C. Porto, quando Tiago Rocha concretizou um livre de sete metros. Mas a emoção rapidamente regressou, com os bracarenses a empatarem a seis aos 18 minutos e passarem mesmo para a frente ao cair do minuto 21 (8-7). A partir daí sucederam-se as igualdades a oito, nove e 10, e quando o F.C. Porto passou para a frente (10-11, aos 26.30 m.) Carlos Resente solicitou um time out. A minuto e meio do final do primeiro tempo Nuno Grilo tentou um chapéu a Quintana, que o guarda-redes do FC Porto adivinhou antecipadamente e em cima do segundo final Gilberto Duarte fez o golo que levou a sua equipa em vantagem para o descanso (11-12).

O FC Porto entrou forte no segundo tempo, tentando manter sempre o comando do marcador. Mas num contra-ataque rápido Pedro Seabra Marques colocou tudo a zeros ao empatar a 15 (36 m.). O FCPorto reagiu muito bem e rapidamente voltou a impor o seu jogo, regressando à vantagem de dois golos (15-17). Com os guarda redes em grande nível, David Tavares não conseguiu desfeitear Quintana num livre de sete metros, aos 44 minutos, que poderia recolocar a sua equipa na frente. Tarefa de que se incumbiram Tomas Albuquerque e Diogo Branquinho (20-18), numa altura em que os bracarenses procuraram algum ascendente. As duas equipas entraram empatadas nos quatro minutos finais (24-24), prendendo ao jogo o público que, nessa ocasião, já praticamente enchia o Sá Leite. Spinola colocou de novo o FC Porto na rota imediata do título (24-25). Nuno Grilo mostrou que ainda nada estava decidido (25-25), Humberto voltou a mostrar-se e, a 44 segundos do fim, Carlos Resende solicitou o seu último time-out. A 15 segundos do final Hugo Laurentino defende um remate de Nuno Rebelo e imediatamente Ljubomir Obradovic pede um time-out. Com dois segundos para jogar FC Porto dispõe de um livre de nove metros de que nada resulta, com a partida a terminar com um empate a 25 golos.

Nos outros jogos da ronda, o SL Benfica perdeu (23-29) em casa com o Sporting CP, dizendo assim adeus à possibilidade de lutar pela conquista do título nacional enquanto o Águas Santas Milaneza foi aos Açores vencer o Sporting da Horta por 24-30.

No grupo B, o Passos Manuel venceu o AC Fafe por 33-21; a AA Avanca perdeu emc asa com o Delta Belenenses por 25-32 e, no Funchal, o Madeira SAD derrotou o Maia ISMAI por 32-20.

Face a este conjunto de resultados, FC Porto e Sporting são as unicas formacoes que podem chegar ao titulo nacional, sendo que a equipa portista chega à ultima jornada em vantagem sobre o seu adversário direto. ABC e SL Benfica são candidatos aos terceiro e quarto lugares, com os bracarenses em vantagem.

Patrocinadores Institucionais