Andebol 1: FC Porto e Sporting na luta pela liderança

PUB

A receção do FC Porto Vitalis ao Sporting Clube de Portugal concentra as atenções da sétima jornada da fase final do Andebol 1, que vê realizados integralmente este sábado os seis jogos (grupos A e B) que constituem o calendário da ronda.

De facto, se um clássico entre estas duas equipas é sempre momento alto de qualquer modalidade, no caso do jogo em apreço, disputado quando faltam quatro jornadas para terminar o campeonato e as equipas estão separadas por dois pontos, aí a questão é ainda mais relevante. Recorde-se que na primeira volta desta fase final o FC Porto foi a Lisboa vencer por 28-33 mas sabe-se quão imprevisíveis são os desfechos de jogos com estas caraterísticas. O facto de jogar em casa pode constituir uma pequena vantagem para a formação do FC Porto que quererá ampliar a vantagem para o seu mais direto perseguidos.

Na Luz encontram-se duas equipas que bem recentemente quebraram a invencibilidade do ABC/UMinho. SL Benfica e Águas Santas Milaneza prometem um bom espetáculo e, também aqui, o fator casa pode ter uma pequena influência. Mas os homens de Paulo Faria ainda esta semana mostraram que sabem bem adaptar-se a qualquer tipo de ambientes, ao vencerem em Braga.

Finalmente, na Horta, por troca da ordem dos jogos, o ABC/UMinho defronta o Sporting da Horta. Nesta fase final, os açorianos ainda não venceram qualquer jogo mas não deve ser esse apontamento que sossegará Carlos Resende, já que são conhecidas as dificuldades que o seu atual clube enfrenta sempre que tem de jogar nos Açores.

GRUPO B: Avanca em hora de decisão

No grupo B, destaque para a partida que se joga em Avanca, com a Artística em absoluta necessidade de vencer para manter em aberto o sonho da manutenção. À entrada desta sétima jornada a formação de Carlos Martingo tem menos sete pontos que o seu adversário, podendo em caso de derrota – que seguramente quer evitar – ver essa diferença ampliada para nove, faltando depois quatro jogos para o final do campeonato.

No Funchal, o Madeira SAD, líder do grupo B, defronta outra equipa que está na zona de despromoção, o AC Fafe, e é favorito ao triunfo.

Igualmente favorito é o Delta Belenenses na receção ao Maia ISMAI, embora neste caso possa ser de esperar algum equilíbrio.

Jogos e árbitros da sétima jornada da fase final do Andebol 1, a realizar este sábado:

– GRUPO A:
18.00 h. – Pav. Luz – SL Benfica-Águas Santas Milaneza – Bruno Rodrigues/Carlos Capela (Aveiro) – Benfica TV e Andebol|TV
18.30 h. – Dragão Caixa – FC Porto Vitalis-Sporting CP – Duarte Santos/Ricardo Fonseca (Madeira) – Porto Canal
21.00 h. – Pav. Horta – ABC/UMinho-Sp. Horta – Rui Almeida/António Oliveira (Aveiro)

– GRUPO B:
15.00 h. – Pav. Funchal – Madeira SAD-AC Fafe- Vânia Sá/Marta Sá (Aveiro)
18.00 h. – Pav. Acácio Rosa – Delta Belenenses-Maia ISMAI – César Carvalho/Daniel Freitas (Braga)
18.00 h. – Pav. Adelino Costa – AA Avanca- Passos Manuel – Alberto Alves/Jorge Fernandes (Braga) – Andebol|TV

Patrocinadores Institucionais