F. C. Porto renova título nacional de andebol após vitória sobre o SL Benfica

PUB

O F. C. Porto Vitalis assegurou esta tarde a renovação do título nacional de andebol ao vencer o S. L. Benfica por 24-19. Num Dragão Caixa completamente cheio a formação portista comandou quase sempre o marcador, chegando ao intervalo a vencer por 11-8.

O SL. Benfica entrou a fazer duas substituições defesa X ataque, com as entradas de
José Costa e Cláudio Pedroso para os lugares de Chernov e Álvaro Rodrigues, que só defendiam . Do lado do FC Porto, Pedro Spinola atacava no lugar de Alexis Borges.

Os primeiros minutos foram disputados sob o signo do equilíbrio, com destaque para o desempenho de Hugo Laurentino, responsável pela liderança do marcador do FC Porto aos oito minutos (3-2). Pouco depois, Obradovic procedeu à primeira alteração com a entrada de João Ferraz para o lugar de Spinola. A primeira vantagem de dois golos favoreceu o FC Porto, graças a um remate bem colocado de João Ferraz, à passagem do minuto 15 (6-4). A reação do SL Benfica não se fez esperar, com empate a seis golos, mas dois parciais de 2-0 voltaram a colocar o FC Porto com vantagem de dois tentos (9-7, aos 21 m.). À entrada do minuto final, Tiago Rocha, na conversão de um livre de sete metros, colocou a sua equipa a vencer por 11-8, a maior diferença de toda a primeira parte, e Alfredo Quintana segurou a vantagem ao defender um livre de sete metros tentado por Carlos Carneiro.

O segundo tempo arrancou com o FC Porto a ampliar a vantagem e Laurentino a reforçar a excelente estatística com que terminou a primeira parte (56% de eficácia). Aos 33 minutos já era confortável a vantagem da formação da casa (13-8) com parte do público a antecipar a festa. Sempre muito apoiados pelo público, os jogadores do FC Porto foram mantendo uma vantagem confortável, obrigando o adversário a jogar contra o tempo. Um contra-ataque concretizado por Wilson Davyes marcou a maior diferença do encontro (17-11, à passagem do minuto 44). Com 11 minutos para jogar o SL Benfica aproximou-se (18-14), Carlos Carneiro ainda diminuiu a distância, “obrigando” Ljubomir Obradovic a solicitar um ‘time-out’ aos 50 m. Em contra-ataque, Mick Schubert descansou os adeptos ao fazer o décimo nono golo da sua equipa, conseguindo também a exclusão temporária de Carlos Carneiro. Pouco depois, Tiago Rocha, num livre de sete metros, recolocou o FC Porto vencer por seis (21-15), após um parcial de 3-0 e com pouco mais de seis minutos para jogar. A partir dai, foi a festa no Dragão Caixa, com Obradovic a tirar Hugo Laurentino para receber, de pé, a ovação correspondente à sua exibição (50% de eficácia).

Da leitura da estatística, destaque para os sete golos de Gilberto Duarte (64% eficácia), cinco de João Ferraz (63% eficácia), o mesmo número dos conseguidos por Elledy Semedo, mas com uma menor eficácia (42%).

A festa começou um pouco antes do apito final da dupla internacional madeirense e continuou tarde fora, sendo visível a comoção com que Tiago Rocha tirou a sua camisola de jogo para a entregar ao treinador Obradovic que não esqueceu os adeptos ns hora da vitória.

“Toda a gente no andebol tem de ficar contente com mais um título. Jogámos muito bem e com estes adeptos estou certo que foi uma vitória justa. Há cinco anos, quando fui apresentado, prometi que ia ganhar títulos, que íamos entrar na Liga dos Campeões. Isso está a acontecer e agora só temos de continuar. O FC Porto tem uma coisa específica, um grupo de jogadores e dirigentes que nasceu para ganhar. E eu só acompanho. É possível continuar. Vamos parar porquê? A cada ano que passa é mais difícil. Há cinco anos, quando fui apresentado, prometi que ia ganhar títulos e entrar na Liga dos Campeões. Isso está a acontecer e agora só temos de continuar. O FC Porto tem uma coisa específica: um grupo de jogadores e dirigentes que nasceu para ganhar. Eu só acompanho. Há cinco anos as equipas corriam menos do que o Porto, agora já correm mais” realçou após a vitória sobre o Benfica, na última jornada da fase final do campeonato.

“Esta época, Portugal teve o FC Porto na Liga dos Campeões, onde tivemos azar com lesões graves, o Sporting que foi até aos quartos de final da EHF e apresentou um bom andebol na Europa, e um Águas Santas que foi à meia-final da Challenge. Por isso, temos de ficar contentes com o global do andebol português. É pena que a Seleção continue sem jogar Europeus e Mundiais, mas esperemos que no próximo apuramento tenha sorte. Para mim será um sonho ver Portugal nos Europeus e Mundiais”.

Nos outros jogos da ronda, o ABC/UMinho foi à Maia vencer o Águas Santas por 26-30, enquanto o Sporting CP ultrapassava o Sporting da Horta por confortável 33-22.

As estatísticas dos três jogos já estão disponíveis no portal da FAP

Patrocinadores Institucionais