Maia – Cidade Europeia de Desporto 2014 – recebeu sorteios das provas nacionais

PUB

O Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia abriu mais uma vez as suas portas esta tarde para receber o Andebol, modalidade muito grata na região. A realização dos sorteios das duas principais competições organizadas pela Federação de Andebol de Portugal para os escalões seniores, masculino e feminino, e a apresentação de novos parceiros levaram até à Maia figuras gradas da modalidade.

Na mesa que presidiu à cerimónia marcaram presença o presidente da Assembleia Municipal da Maia, Luciano Silva Gomes; o Vereador do Pelouro do Desporto e Juventude, Hernani Ribeiro; os vice-presidentes da FAP, Juliana Sousa; Augusto Silva e Ricardo Andorinho e o diretor executivo Miguel Fernandes.

Em representação dos novos parceiros marcaram presença Pedro Cadavez, da Fidelidade Seguros, e Nuno Pereira, da marca desportiva Hummel.

Na vasta plateia, para além dos diversos Órgãos de Comunicação Social, uma significativa representação dos clubes que, passados poucos minutos, conheceriam a sua sorte no sorteio.

No setor masculino, estiveram representados FC Porto, Sporting CP, SL Benfica, Liberty ABC/UMinho, Passos Manuel, CF Belenenses, Maia ISMAI, Ginásio Santo Tirso, Xico Andebol e Águas Santas Milaneza.

Do setor feminino marcaram presença o Colégio João de Barros, Passos Manuel, CALE, Colégio de Gaia, Juve Mar, CS Madeira, Alavarium, ARC Alpendorada e Maiastars.

A cerimónia arrancou com o vice-presidente da FAP, Augusto Silva, a agradecer a presença do vereador do Desporto e do presidente da Assembleia Municipal da Maia, fazendo votos que “esta nossa presença constante aqui na Maia responda aos vossos anseios porque, de certo modo, isso iria atenuar aquilo que é a nossa dívida de gratidão para convosco, pelo apoio que a Cidade da Maia dá em permanência à nossa modalidade”. Augusto Silva teve também palavras para a presença de “tão elevado número de clubes que marcaram presença nesta cerimónia, bem como aos senhores jornalistas que sempre têm tratado a modalidade com carinho”.

O vice-presidente da FAP abordou depois o modo de realização das duas provas que iam a sorteio, lembrando as alterações que se verificam em relação à época passada.

O Vereador do Desporto e Juventude, Hernani Ribeiro, agradeceu à FAP “toda a abertura que teve connosco, e a ajuda no planeamento de todo este ano em que somos Cidade Europeia de Desporto de 2014. E nós queríamos que o Andebol tivesse um lugar de destaque no nosso programa, pelo que trouxemos para a Maia algumas competições de referência desta modalidade. Hernani Ribeiro lembrou a implantação que a modalidade tem no concelho e passou em revista alguns dos eventos que já se realizaram – e outros que vão ainda ter lugar – na Maia. “Estamos a ter um grande ano de andebol na Maia e agradeço à FAP toda a colaboração para o grande sucesso que está a ser a Maia – Cidade Europeia de Desporto”.

FIDELIDADE REFORÇA PARCERIA

Miguel Fernandes, diretor executivo da FAP, começou por se congratular com a elevada presença de clubes que se fizeram representar na cerimónia, agradecendo depois à edilidade da Maia e “ao nosso patrocinador, a Fidelidade, que renovou na semana passada com a FAP o seu contrato em três vertentes, que garante o seguro desportivo obrigatório e que abrange cerca de 45.000 agentes desportivos; um contrato de patrocínio das seleções nacionais, com a Fidelidade a acompanhar as equipas nacionais por mais dois anos e, pela primeira vez, estabelecemos ‘namings’ para as nossas principais competições”. Miguel Fernandes divugou então que “a partir desta época, teremos em cada competição masculina e feminina ‘namings’ associados à marca Fidelidade. Para o campeonato da 1.ª divisão masculina, será o campeonato Fidelidade e para as competições femininas Multicare”

Seguiu- se o sorteio da prova feminina – Campeonato Multicare – 1ª. Divisão Feminina, conduzido por Luís Pacheco e que foi auxiliado por Isabel Pereira, representante do campeão nacional em título, Alavarium, e Hugo Costa, do Colégio Joao de Barros.

A primeira jornada, agendada para o dia 13 de Setembro, fica marcada pelo derbi da Madeira, numa ronda onde o campeão Alavarium visita o CA Leça e o Colégio de Gaia recebe o Maistars.

As marcações de campos e jogos devem ser feitas até 31 de Julho no Portal.

HUMMEL É NOVO PARCEIRO

A cerimónia prosseguiu com o vice-presidente, Ricardo Andorinho, a fazer a apresentação da nova parceria com a marca desportiva Hummel, “marca que nasceu e se desenvolveu com a Andebol, e está a apostar muito forte em Portugal. Trata-se de uma aposta da FAP que quer estar mais perto das necessidades dos clubes. O contrato que liga as partes tem a duração de três anos, podendo ser renovado por mais três se não for denunciado por qualquer das partes”

O vice-presidente da FAP pediu depois a Nuno Pereira, representante da Hummel em Portugal para usar da palavra, prestando diversas informações técnicas e comerciais.

Seguiu-se o sorteio do campeonato Fidelidade Andebol 1, conduzido por Luis Pacheco que teve a seu lado Jose Magalhães, em representação do campeão nacional, FC Porto Vitalis, e Helena Duarte, em representação do vice campeão, Sporting CP.

Da primeira jornada, agendada para o dia 6 de Setembro, destaque para a estreia do Ginásio Clube de Santo Tirso no escalão maior da modalidade com a visita ao recinto do Sporting CP; de um sempre apetecido Águas Santas Milaneza- Liberty ABC/UMinho e da deslocação do campeão nacional, FC Porto Vitalis ao recinto do Passos Manuel.

O primeiro derbi acontece logo à segunda jornada (Sporting CP-SL Benfica) e o FC Porto Vitalis-SL Benfica joga-se na última jornada da primeira volta (29 de Novembro).

A marcação de jogos e indicação dos campos deve ser feita no Portal até 31 de Julho.

Os calendários das duas competições sorteadas esta tarde já se encontram disponíveis no Portal da FAP

EM DIRETO

No final do sorteio ouvimos os representantes dos actuais campeões nacionais, que venceram as respetivas competições na época finda.

Isabel Pereira (presidente do Alavarium): “Podem esperar um Alavarium da mesma forma forte, como nos anos mais recentes, apesar da mudança de treinador, confiamos no técnico que vamos ter esta época e vamos continuar a trabalhar para o andebol feminino. Já vi por alto o sorteio mas, é como se diz – sorteio é sorteio. Vamos ter um Alavarium a lutar pelo título nacional”

José Magalhães (diretor do FC Porto Vitalis): “Podem esperar do FC Porto tudo aquilo que nos tem norteado nos últimos anos – tentar vencer mais uma vez a prova. O FC Porto tem toda a ambição e o facto de ter ganho nos últimos anos não lhe vai fazer perder essa ambição de ganhar. É isso que vamos tentar fazer. Ainda não vi o calendário mas, sorteio é sorteio. Temos de jogar todos contra todos, nada mais!”

Patrocinadores Institucionais