Torneio Internacional Scandibérico: Portugal surpreende Noruega

PUB

A seleção nacional de Juniores B de Portugal venceu esta tarde a Noruega por 29-27 em jogo da primeira jornada do Torneio Internacional Scandibérico que arrancou esta quinta-feira em Mêda e que vai ter continuidade amanhã, sexta-feira, em Pinhel, para terminar sábado, em Figueira de Castelo Rodrigo.

Portugal começou a partida com David Sousa na baliza; Rui Ferreira e Miguel Alves nas pontas; Gonçalo Ribeiro, Alexandre Cavalcanti e José Barbosa, ao centro, e Diogo Quintãs na posição de pivô. Portugal procedia a uma substituição «defesa x ataque» com a entrada de Miguel Martins para o lugar de Diogo Quintãs.

Arrancou muito bem a formação portuguesa, que passou aos seis minutos a vencer por 5-1, ‘obrigando’ o técnico norueguês a solicitar o primeiro ‘time-out’ que, no imediato, não pareceu resultar. Portugal passou aos 15 minutos a vencer por cinco (8-3) e a vantagem chegou mesmo aos seis golos (12-6) a pouco mais de sete minutos do final do primeiro tempo. A reação da Noruega com um parcial de 6-2, levou as duas equipas mais próximas para o descanso (14-12).

A Noruega entrou bem no segundo tempo e, com um parcial de 3-0, passou para a frente do marcador (14-15). Com pouco mais de 35 minutos de jogo Paulo Fidalgo ‘mexeu’ na baliza, fazendo entrar Cláudio Silva, numa altura em que o jogo estava perfeitamente equilibrado, com constantes alternâncias no marcador. Equilíbrio que durou até aos 41 minutos, altura em que, com a Noruega a vencer por dois (17-19), o treinador português solicitou um ‘time-out’. A Noruega ampliou a vantagem para quatro golos (19-23), Paulo Fidalgo ‘repetiu’ o time-out e a formação portuguesa foi-se aproximando, chegando aos 23-25, a sete minutos do fim, o que levou o técnico da Noruega a solicitar ‘time-out’. Não fosse o bom desempenho do guarda-redes nórdico e o resultado poderia ter sido outro. Mesmo assim, Portugal voltou a encostar (25-26, a cinco minutos do fim), empatando aos 56 minutos. Depois de portugueses e noruegueses desperdiçarem dois ataque, José Barbosa voltou a empatar a partida a minuto e meio do final (27-27). Já no minuto final, Alexandre Cavalcanti coloca Portugal na frente (28-27) e a 39 segundos do final o treinador norueguês solicita ‘time-out’ para preparar aquele que poderia ser o último ataque do jogo. O remate saiu ao lado do poste e José Barbosa ainda teve tempo de, em cima do derradeiro apito, fazer o 29-27.

No final do jogo, Paulo Fidalgo fez a habitual apreciação à partida começando por deixar algumas palavras de apreço ao público e organização.

“Antes de mais, quero agradecer a todo do público e dedicar parte desta vitória a toda a organização que está por trás deste Scandibérico, desde as autarquias à própria FAP que proporcinou a estes jovens um estágio muito bom e um torneio de grande nível”, referiu o selecionador nacional. “Espanha e Suécia estão entre as melhores equipas da Europa, a discutir medalhas, a Noruega também está no ‘top-ten’. Aliás, esta geração de 1996/97 é uma geração onde os noruegueses estão a apostar bastante, fazendo um trabalho muito constante com estes atletas. O ano passado, na edição anterior do Scandibérico, com esta mesma geração, perdemos por sete contra este adversário e hoje vencemos por dois.”, recordou o técnico nacional para depois falar mais objetivamente do encontro.

“Foi um jogo com dois momentos distintos. Os primeiros 25 minutos muito bons da nossa equipa, que chegou a ter cinco golos de vantagem e, a partir daí, decrescemos bastante. Os noruegueses conseguiram-se posicionar muito bem perante o nosso ‘5 x 1’, chegaram a estar com vantagem de cinco, mas nós reagimos muito bem, reorganizamos o setor ofensivo da equipa, fizemos uns ajustes defensivos quem provocaram alguns erros à equipa adversária, reentrámos no jogo e acabámos por vencer com justiça. Portugal foi a equipa que teve mais alma durante o jogo”.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

SUÉCIA VENCE ESPANHA

No primeiro jogo desta ronda inaugural, a Suécia venceu a Espanha por 29-28. Ao intervalo, a formação nórdica já seguia na frente do marcador (15-12).

A Suécia dominou o jogo durante os primeiros 20 minutos, permitindo depois a reação espanhola que, no entanto não foi suficiente para que os suecos, até ao intervalo, voltassem de novo para o comando do marcador (15-12).

No segundo tempo, os primeiros 20 minutos voltaram a ser da Suécia, tendo a Espanha voltado a ‘encostar’ por essa altura. Os cinco minutos finais foram ainda de maior equilíbrio no marcador, com a Suécia a ser mais feliz nos instantes finais.

LEMBRANÇAS PARA TODOS OS PARTICIPANTES

No final de cada uma das partidas, a organização do torneio procedeu à entrega de lembranças às seleções participantes. A cerimónia, dirigida por Joaquim Escada, coordenador do Projeto de Desenvolvimento do Andebol Viseu/Guarda e Miguel Fonseca, presidente da Associação de Andebol da Guarda, contou com a presença do presidente da Câmara de Mêda, Anselmo Sousa, os vereadores Paulo Esteves e Paulo Lamarão; o presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Landrouva e o seu Vereador do Desporto, Nélson Bolota; o presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura e o vice-presidente da autarquia de Pinhel, Luís Poço.

Adversários de prestígio

Recorde-se que dos três adversários de Portugal, Espanha e Suécia estão apurados para a fase final do próximo Europeu a disputar na Polónia no próximo mês, e a Noruega não estará presente neste Europeu já que, na mesma altura, representa o Velho Continente nos Jogos Olímpicos da Juventude, a decorrer em Nanjing, na China.

O Torneio Scandibérico, destinado a seleções nacionais Juniores B, decorre entre 31 de Julho e 2 de Agosto em Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel, sob o seguinte programa:

Calendário de jogos – Scandibérico

1ª jornada – 31.07.14 – Mêda
19h00 – Suécia : Espanha, 29-28 (15-12)
21h00 – Portugal : Noruega, 29-27(14-12)

2ª jornada – 01.08.14 – Pinhel
19h00 – Noruega : Espanha
21h00 – Portugal : Suécia

3ª jornada – 02.08.14 – Figueira Castelo Rodrigo
17h00 – Noruega : Suécia
19h00 – Portugal : Espanha

Patrocinadores Institucionais