Torneio Scandibérico: Suécia vence Portugal e assume liderança

PUB

A seleção nacional de Juniores B de Portugal perdeu esta noite por 26-28 frente à Suécia, em jogo da segunda jornada do Torneio Internacional Scandibérico que arrancou esta quinta-feira em Mêda e prosseguiu hoje em Pinhel, para terminar sábado, em Figueira de Castelo Rodrigo.

Ao intervalo, Portugal perdia por 11-16.

Para a partida que colocava frente a frente os dois vencedores da ronda anterior, Portugal começou com David Sousa na baliza; Rui Ferreira e Miguel Alves nas pontas; Gonçalo Ribeiro, Alexandre Cavalcanti e José Barbosa, ao centro, e Diogo Quintas na posição de pivô. A formação lusa procedia a uma substituição «defesa x ataque» com a entrada de Miguel Martins para o lugar de Diogo Quintas.

Os primeiros minutos foram de grande equilíbrio, com situações sucessivas de empate. A primeira vantagem de dois tentos favoreceu a Suécia, à passagem do minuto 11 (4-6), mas Portugal respondeu rapidamente e empatou aos 14 minutos (6-6). Os suecos voltaram a cavar uma diferença de três golos, à passagem do minuto 21 (8-11), aproveitando da melhor forma alguns erros do ataque luso que permitiram o contra-ataque dos suecos. Paulo Fidalgo voltou a mexer na titularidade da baliza, fazendo entrar Cláudio Silva. O ascendente da Suécia manteve-se até ao intervalo, com Portugal a ir para o descanso a perder por 11-16, a maior diferença que se registou em todo o primeiro tempo.

Portugal entrou melhor no segundo tempo e, com um parcial de 3-1, aproximou-se da Suécia (14-17, primeiro, e 16-19, aos 36 minutos). Um livre de sete metros concretizado por Miguel Alves voltou a colar as equipas (18-19, aos 41 minutos), para satisfação do muito público que lotava as bancadas do Municipal de Pinhel. Miguel Martins, empatou pouco depois. O jogo regressou à toada de equilíbrio que tinha conhecido nos momentos iniciais do primeiro tempo e as duas equipas entraram no quarto-de-hora final empatadas a 20 golos. Novo parcial de 2-0 colocou Portugal de novo na frente, e com dois golos de vantagem (22-20), o que levou o técnico sueco a solicitar ‘time-out’ aos 47 minutos. A seis minutos e meio do final era mínima a vantagem lusa (25-24) e os suecos, aproveitando uma superioridade numérica e empataram à entrada dos cinco minutos finais (25-25), levando Paulo Fidalgo a solicitar um ‘time-out’. O tempo que restava jogar foi de emoções fortes. Empate da Suécia a 26 golos (56 m.), dois ataques desperdiçados (um para cada lado) e golo de Lukas Sandel, a 26 segundos do derradeiro apito, a fixar aquele que se julgava viria a ser o resultado final (26-27). Paulo Fidalgo ainda pediu ‘time-out’ para preparar o último ataque, com sete jogadores de campo, de que nada resultou. Pelo contrário, a Suécia ainda teve tempo de ampliar para o final 26-28.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

No final de um jogo em que Portugal esteve tão perto de conseguir o triunfo, Paulo Fidalgo fez a seguinte apreciação à partida.

“Estivemos quase a construir aqui uma história muito bonita que seria vencer esta Suécia, um adversário muito forte. Creio que se tivessemos feito os últimos 15 minutos da primeira parte com um pouco mais de concentração nas questões da recuperação defensiva, se tivessemos sido um pouco mais disciplinados e não transportar para a segunda parte uma diferença de cinco golos, as coisas poderiam ter sido diferentes”, sustentou o selecionador nacional, para prosseguir. “Mesmo assim, temos de dar mérito à nossa recuperação, que nos permitu estar à frente por dois golos. Entramos no último minuto com a posse de bola e possibilidade de passar para a frente. Acusamos nos últimos cinco minutos a força do ‘6 x 0’ da Suécia, que nos obrigou a entrar muitas vezes em situação de jogo passivo. Isso impediu-nos de marcar os tais dois golos que nos dariam a vitória”, finalizou o seleccionador nacional.

NORUEGA VENCE ESPANHA

No primeiro jogo desta segunda ronda, a Noruega – que ontem tinha perdido frente a Portugal – venceu a Espanha por 29-28. As duas equipas foram para o descanso empatadas a 11 golos, depois de uma primeira parte praticamente dominada pelos noruegueses passaram aos nove minutos a vencer por 7-4, permitindo depois que a Espanha fizesse um parcial de 7-1 e chegassem à vantagem de três golos (8-11) aos 21 minutos.

No segundo tempo, os noruegueses entraram com um parcial de 3-0, passando a vantagem para três golos (14-11) e obrigaram a Espanha a andar sempre atrás do prejuízo. O melhor que os espanhóis conseguiram foi colcar-se à Noruega aos 50 minutos (19-18), mas um novo parcial de 3-0 por parte da Noruega resolveu a partida.

LEMBRANÇAS DE PINHEL TODOS OS PARTICIPANTES

No final de cada uma das partidas, a organização do torneio procedeu à entrega de lembranças às seleções participantes. A cerimónia, dirigida por Joaquim Escada, coordenador do Projeto de Desenvolvimento do Andebol Viseu/Guarda e Miguel Fonseca, presidente da Associação de Andebol da Guarda, contou com a presença do vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva; do presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura e da Vereadora Lucília Coelho; o presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva e o vereador Nelson Bolota; e o presidente da Câmara da Mêda, Anselmo Sousa.

Adversários de prestígio

Recorde-se que dos três adversários de Portugal, Espanha e Suécia estão apurados para a fase final do próximo Europeu a disputar na Polónia no próximo mês, e a Noruega não estará presente neste ‘Europeu’ já que, na mesma altura, representa o Velho Continente nos Jogos Olímpicos da Juventude, a decorrer em Nanjing, na China.

O Torneio Scandibérico, destinado a seleções nacionais Juniores B, decorre entre 31 de Julho e 2 de Agosto em Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel, sob o seguinte programa:

Calendário de jogos – Scandibérico

1ª jornada – 31.07.14 – Mêda
19h00 – Suécia : Espanha, 29-28 (15-12)
21h00 – Portugal : Noruega, 29-27(14-12)

2ª jornada – 01.08.14 – Pinhel
19h00 – Noruega : Espanha, 23-21 (11-11)
21h00 – Portugal : Suécia, 26-28 (11-16)

3ª jornada – 02.08.14 – Figueira Castelo Rodrigo
17h00 – Noruega : Suécia
19h00 – Portugal : Espanha

CLASSIFICAÇÃO

1.º Suécia, 6 pts.
2.º Portugal, 4 pts.
3.º Noruega, 4 pts.
4.º Espanha, 2 pts.

Patrocinadores Institucionais