12º Congresso EHF aprova 24 seleções na fase final dos Campeonatos da Europa Seniores Masculinos

PUB

Dublin, na Irlanda, foi o local escolhido para acolher o 12º Congresso da EHF, a decorrer nos dias 19 e 20 de Setembro. Portugal está representado pelo Presidente da FAP, Ulisses Pereira e por Leonor Mallozzi (Rel. Internacionais). Naquele que é um dos eventos mais importantes da EHF, o 12º Congresso fica marcado por algumas decisões de grande importância para o andebol europeu.

CAMPEONATO DA EUROPA SENIORES MASCULINOS PASSA A SER DISPUTADO POR 24 SELEÇÕES

Numa das decisões mais importantes tomadas no primeiro dia do 12º Congresso da EHF, a fase final do Campeonato da Europa, seniores masculinos, passará a ser disputada por 24 seleções nacionais, a partir de 2020, ano em que este evento será organizado conjuntamente pela Áustria, Noruega e Suécia.

Esta decisão foi tomada por unanimidade dos 46 países presentes, e resulta de uma iniciativa lançada pelas Federações da Finlândia e Portugal, cujo Presidente, Ulisses Pereira, manifestou o seu regozijo pelo consenso conseguido em torno desta matéria, cujo resultado considera bastante importante para o futuro do Andebol Português.

NOVA FORMA DE DISPUTA DOS CAMPEONATOS DA EUROPA NOS ESCALÕES JOVENS

Por outro lado, e também estruturante em termos futuros, foi aprovada por maioria uma nova forma de disputa dos Campeonatos da Europa nos escalões mais jovens, já a partir de 2016 (masculinos) e 2017 (femininos), e que abrangerá os atletas nascidos em 1998/99 e 2000/01, respetivamente.

Em termos gerais, com o novo modelo, deixarão de existir as atuais fases de qualificação, e as seleções nacionais serão integradas em 2 divisões, com base nos resultados obtidos nos últimos oito anos.

OUTRAS DECISÕES MAIS RELEVANTES

No Congresso a decorrer em Dublin, foram ainda tomadas algumas decisões de maior importância para o futuro do andebol europeu, nomeadamente:

– Foram apreciadas e aprovadas as contas de 2012 e 2013, e revisto o orçamento para 2014, bem como adotado o orçamento para 2015/16.

– Conforme moção aprovada, e referente a funções dirigentes, doravante o Presidente, Vice Presidente e Tesoureiro não poderão exercer idênticas funções nas Federações Nacionais.

– Foram ainda reguladas matérias sobre as apostas desportivas em competições organizadas pela EHF.

O sorteio de três qualificações europeias – qualificação europeia para Europeus de Sub17 e Sub19 Femininos 2015 e qualificação europeia para o Mundial Sub21 Masculinos 2015 – também fez parte da agenda do 12º Congresso EHF, bem como a decisão dos países organizadores das fases finais de Campeonatos da Europa – a Croácia vai organizar a fase final do Campeonato da Europa de Sub18 Masculinos 2018 e a França recebe a fase final do Campeonato da Europa de Sub18 Femininos 2018.

Em 2020, o Europeu Seniores Femininos será realizado em conjunto pela Noruega e Dinarmarca e, no mesmo ano, o Europeu de Seniores Masculinos, na estreia do novo modelo de 24 seleções nacionais será organizado conjuntamente pela Áustria, Noruega e Suécia.

Todas as informações sobre 0 12º Congresso EHF podem ser encontradas em http://www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais