Campeonato Fidelidade Andebol 1 – FC Porto, Sp. Horta e Passos Manuel com ambições distintas

PUB

Terminamos hoje a apresentação das 12 equipas concorrentes ao Campeonato Fidelidade Andebol 1, voltando-nos para três formações com ambições distintas – FC Porto, Sporting da Horta e NAA Passos Manuel.

FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Começando pelo FC Porto, que já hoje tem um importante confronto na Áustria relativo ao torneio de apuramento para a Champions League, Ljubomir Obradovic não esconde que a sua equipa não quer fazer menos que nos anos anteriores, onde conquistou por seis vezes consecutivas o título nacional.

«O Futebol Clube do Porto vai entrar neste campeonato com a intenção de defender o título nacional»</b, começa por referir o técnico do F.C. Porto. «O FC Porto tem uma boa equipa, tem jogadores muito lutadores, tem uma postura muito específica e, por isso, vamos repetir os êxitos conquistados nos últimos anos», diz convictamente o técnico portista.

Do plantel do ano passado, Ljubomir Obradovic viu partir os influentes Tiago Rocha, para a Polõnia, e Wilson Davyes, para França. Além destes, saíram Pedro Spínola (Sporting CP); Miguel Sarmento e Hugo Carvalhias (Maia ISMAI); Hugo Rosário, Belmiro Alves e João Moniz, todos para o Águas Santas.

Quanto a entradas, e num plantel que tem vindo a sofrer alguns retoques visando nomeadamente a participação nas provas europeias, o treinador do FC Porto pode contar este ano com Yoel Morales (ex-Madeira SAD); Edgar Landin (ex-Delta Belenenses); Nuno Roque (ex-Águas Santas); Nuno Gonçalves (ex-Sporting CP); o brasileiro Wesley Freitas; os ex-juniores Miguel Alves, David Sousa e Leandro Semedo, e mais recentemente o brasileiro Babo e o croata Araprovic.

SPORTING DA HORTA

Sexto classificado na época finda, o Sporting da Horta quer manter um estatuto de algum relevo no panorama do andebol nacional e o seu treinador não esconde que um dos objectivos é, claramente, terminar a primeira fase nos oitro primeiros classificados, posição que lhe garante o acesso ao ‘play-off’.

«O Sp. Horta espera garantir um lugar do play off, gassegurando assim e desde logo a permanência no principal escalão do andebol nacional», refere Filipe Duque. «Nos últimos anos, foi sempre esse o nosso objectivo, a manutenção no escalão principal. Este ano não muda até porque é muito importante para nós».
Mas não se ficam por aqui os objectivos da formação insular. «Depois, no play-off, nunca se pode saber o que se pode esperar. Temos uma ideia, já que uma das melhores equipas cruza com uma das menos boas na fase regular. Mas, como é uma prova a eliminar…Repito – o nosso grande objetivo é garantir lugar no ‘play-off’ que de imediato assegura a permanência na 1.ª divisão», sustenta Filipe Duque.

O plantel da formação açoriana sofreu várias alterações. Entraram Nélson Pina (ex-Delta Belenenses); Juan Ruesga, que veio de Espanha; Inácio Carmo (SL Benfica) e os cubanos Yosdany Rios e Raifer Turiño, subindo alguns os juniores.

Quanto a saídas, referência para as de Tiago Silva e Filipe Pinho (Delta Belenenses); Diogo Simão, João Melo, Daniel Medeiros )Arrifes) e Milus Adezanin.

NÚCLEO ANTIGOS ALUNOS DO PASSOS MANUEL

Décimo classificado na época anterior, o NAA Pasos Manuel pretende fazer esgte ano um campeonato mais sossegado. Isso mesmo foi-nos confidenciado pelo técnico João Comédias.

«O objectivo do Passos Manuelé reforçar a noss posição na prova principal do andebol português, procurando aproximar-nos o mais possível dos melhores», refere o treinador do NAA Passos Manuel que esclarece em seguida o que significa ‘aproximar-se dos melhores’.

«Entrar ou não no lote dos oito primeiros, para depois disputar o play-off’ está muito dependente do valor das equipas nossas adversárias, que se reforçaram todas, mas vamos se nós entrarmos isso é um claro indicador de que nos aproximamos dos melhores».

Para o campeonato que se avizinha, e que para o Passos Manuel só arranca no dia 10 de Setembro, com a receção ao europeu F.C. Porto, João Comédias viu entrar no plantel Miguel Espinha, João Ferreira e João Moreira, provenientes do SL Benfica, e Ricardo Barrão, ex-Benavente.

Saíramvários jogadores, nomeadamente Sérgio Fonseca, Pedro Dias e o polaco Rafal Kowalezky.

Em anexo publicam-se fotos e constituição dos plantéis das três formações, na versão que nos foi remetida pelos respetivos clubes.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais