Campeonato Fidelidade Andebol 1 – Sporting CP, SL Benfica e Maia ISMAI em apresentação

PUB

O trio que hoje apresentamos é composto por dois dos mais emblemáticos clubes portugueses, S.L. Benfica e Sporting CP, e por uma nóvel formação nortenha, a ADA Maia ISMAI. Os dois primeiros têm em comum o facto de serem candidatos ao título nacional, enquanto o Maia ISMAI confessa que apenas quer manter o estatuto de primodivisionário

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Segundo classificado na época finda, o Sporting Clube de Portugal entra no Campeonato Fidelidade Andebol 1 com a firme disposição de lutar pelo título nacional.

«O que podemos esperar do Sporting? Uma equipa ambiciosa que querer ganhar o campeonato. Será, seguramente, um Sporting forte, que vai criar muitas dificuldades aos adversários», refere sem receios o treinador, Frederico Santos.

«Estamos a fazer um bom trabalho para nos prepararmos da melhor maneira para atingirmos o objetivo final que é sermos campeões nacionais », assegura o técnico do Sporting CP.

Para a campanha que se avizinha, Frederico Santos não vai poder contar com Ricardo Dias, João Antunes e Nuno Gonçalves mas, em contrapartida, viu o seu plantel ser reforçado com Bosko Blelonovic (ex-Águas Santas), Pedro Spínola (ex- FC Porto), Diogo Godinho (ex-Vitória Setúbal) e Nuno Pinto (ex-Delta Belenenses).

SPORT LISBOA E BENFICA

O S.L. Benfica, quarto classificado no Andebol 1 na temporada finda, mudou de timoneiro e a equipa técnica é agora liderada por Manolo Ortega. O técnico espanhol começa a conhecer os cantos à casa, fez uma pré-temporada muito intensa e fla dos objetivos da equipa para a próxima época.

«Estamos a trabalhar muito e bem, com um novo treinador e novos métodos. Os jogadores estão com grande expectativa e querem fazer um bom campeonato», começa por referir o treinador do SL Benfica. «Há factores que não dependem apenas de nós próprios mas também dos nossos adversários. Tentaremos melhorar jogo a jogo e nesse sentido vamos apontar para a segunda fase, para o ‘play-off,’ onde tudo se vai decidir», relembra Manolo Ortega.

O técnico do SL Benfica tem consciência de que «o SL Benfica joga sempre para ganhar e que é um prazer, e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, dirigir esta equipa num campeonato muito bonito, em que temos de atender muito bem a adversários como o FC Porto; Sporting; ABC de Braga, Madeira… Esperamos conseguir o título mas sabemos que vai ser muito complicado», finaliza o novo técnico do SL Benfica.

O plantel da formação benfiquista sofreu várias alterações, com as saídas de Inácio Carmo (Sp. Horta), Álvaro Rodrigues, para o campeonato romeno; Hugo Lima (Madeira), João Ferreirinho e Chernov. Saídas essas colmatadas com as entradas de dois jogadores espanhóis, Albert Pujol e Javier Borragan; do jovem Flávio Fortes (ex-Delta Belenenses), para além de alguns ex-juniores.

ADA MAIA ISMAI

Tal como o SL Benfica, também o Maia ISMAI aparece este ano sob a direção de um novo treinador. Ricardo Costa, deixou o FC Porto – onde o ano passado dirigiu a equipa júnior e foi adjunto de Ljubomir Obradovic na formação sénior – para abraçar este projeto ambicioso de ser treinador principal de uma equipa sénior masculina a competir no patamar mais alto do andebol português.

Na antevisão do que pode vir a ser a época do seu novo clube, Ricardo Costa mostra ter os pés bem assentes na terra.

«O objetivo da equipa é a manutenção da primeira divisão. É uma equipa jovem, maioritariamente júnior, mas acreditamos no nosso valor e acreditamos que podemos fazer um campeonato tranquilo.», começa por referir Ricardo Costa. «Esse é o objetivo principal, a manutenção. Gostávamos de entrar nos oito primeiros mas há equipas com outro tipo de soluções. Se conseguirmos entrar no grupo dos oito primeiros seria formidável mas, de momento, não é esse o nosso objectivo», conclui o treinador do Maia ISMAI.

Em relação ao plantel que disputou o Andebol 1 na época finda, entraram Miguel Sarmento, (FC Porto); Pedro Maia (Avanca); Tiago Heber (Santana) Nuno Carvalhais (júnior do FC Porto); Francisco Leitão e Rui Oliveira (ambos ex-júnior FCP); Tiago Silva (FC Infesta) e Mário Silva (CALE) e o guarda-redes cubano Gonzalez.

De saída estão Daan Garcia (Madeira); José Pedro Coelho e Elias António.

Em anexo publicam-se fotos e constituição dos plantéis das três formações, na versão que nos foi remetida pelos respetivos clubes.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais