Cartão Branco Coca-Cola premeia Fair-Play

PUB

A FAP, em associação com a Coca-Cola, acredita num Andebol de valores, emoções e paixão, por isso criámos o Cartão Branco Coca-Cola, o único que reconhece, destaca e recompensa as atitudes de fair play dentro e fora de campo.

Contamos com a ajuda de todos os intervenientes para a que se distingam nestas ações e contribuam para um Andebol limpo, educativo e formativo.

Todos ambicionamos que o Andebol seja cada vez mais um desporto de valores, no qual a formação dos seus jogadores supere a mera competição.

Quando e quem pode mostrar o Cartão Branco Coca-Cola?

A mostragem do Cartão Branco Coca-Cola só pode ser realizada pelos árbitros, seguindo o seu próprio critério, sempre que antes, durante e após cada jogo, observe uma ação ou comportamento merecedor da mesma

Se, no jogo em questão, não se verificou qualquer ação ou comportamento de destaque, não é obrigatório mostrar o Cartão Branco Coca-Cola.

Em cada partida, não há limite de mostragem de Cartões Brancos Coca-Cola. Pode ser mostrado tantas vezes quantas os árbitros considerem necessárias, podendo cada equipa, jogador ou oficial de equipa ser recompensado várias vezes.

Como se mostra o Cartão Branco Coca-Cola?

Na presença destas ações ou comportamentos de fair play, os árbitros devem mostrar o Cartão Branco Coca-Cola, apenas e quando o jogo estiver parado. A mostragem do Cartão Branco Coca-Cola não deverá interferir no decurso normal do jogo.

A mostragem do Cartão Branco Coca-Cola, não deve, nem pode, alterar a duração de um jogo, pelo que deverá ser sempre realizada e explicada da forma mais simples e rápida possível.

Como são registadas as mostragens do Cartão Branco Coca-Cola?

Os árbitros deverão registar todos os Cartões Brancos Coca-Cola na zona de ocorrências existente no Boletim de Jogo, indicando o número de cartões atribuídos por clube.

Tal como nas desqualificações com relatório, o registo deverá ser ainda efetuado no relatório em anexo, contendo o nome da Equipa/ Jogador/ Oficial de Equipa, e o motivo pelo qual o Cartão Branco Coca-Cola foi mostrado.

Que tipo de ações ou comportamentos são merecedores da mostragem do Cartão Branco Coca-Cola? (alguns exemplos)

– Um jogador força a interrupção do jogo por motivo de lesão ou indisponibilidade física de um adversário;

– Um jogador sofre segundo os árbitros, um livre de 7 metros e os árbitros vão apitar para a sua marcação, mas o “protagonista” do lance reconhece que não foi falta;

– Todas as atitudes que os árbitros considerarem merecedoras da sua aplicação;

No Final da Prova, será atribuído um Troféu Cartão Branco Coca-Cola (Fair Play), à equipa que ao longo da prova acumular mais Cartões Brancos, independentemente de quem os recebeu.

A contabilização dos Cartões Brancos Coca-Cola, na 1.ª Fase das Provas é da responsabilidade da Associação com Delegação de Competências, servindo esta fase como demonstração, face ao diferente número de jogos existentes por zona.

A partir da 2.ª Fase a contabilização dos cartões, passará a ser da responsabilidade da FAP. Esta será a contagem que atribuirá o Troféu Cartão Branco Coca-Cola (Fair Play).

Se no final se verificar uma situação de igualdade entre duas ou mais equipas, o desempate será feito da seguinte forma:

a) O Troféu será atribuído à equipa possuidora da média de idades mais baixa, quando o número de jogos for igual;

b) Após o cálculo do coeficiente entre o numero de jogos e de cartões, no caso de se verificar uma igualdade entre equipas com diferentes número de jogos, sendo o Troféu atribuído á equipa com o coeficiente mais elevado.

Patrocinadores Institucionais