Euro 2016: Portugal-Rússia apresentado esta manhã em V.N. Gaia

PUB

A Autarquia de Vila Nova de Gaia e a Federação de Andebol de Portugal promoveram esta manhã, no edifício da presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a conferência de imprensa de apresentação do jogo Portugal-Rússia, relativo à fase de apuramento – grupo 5 – do Campeonato da Europa de 2016, partida que vai decorrer no próximo dia 2 de Novembro (16 h. – Sport Tv) no pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia.

A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia, Eduardo Rodrigues; do vereador José Guilherme Aguiar, do presidente da FAP, Ulisses Pereira, e do selecionador nacional, Rolando Freitas.

Coube ao presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, abrir a cerimónia, tecendo palavras de agradecimento à autarquia de Vila Nova de Gaia, a quem quis “manifestar o apreço e gratidão da Federação de Andebol de Portugal pela forma como o município se disponibilizou para acolher um dos encontros, eu diria até, o mais importante, da caminhada que queremos ter até ao Europeu. Temos excelentes infraestruturas no município de Vila Nova de Gaia e queremos ser parceiros na utilização das mesmas e a escolha de Gaia tem muito a ver com isso”. Mas não só, esclareceu o presidente da FAP. “Tem também essencialmente a ver como a forma como o município respondeu àquilo que eram as nossas preocupações”“.

Ulisses Pereira agradeceu a todas as pessoas do Município que stão envolvidas nesta organização e que “têm contribuido para ultrapassar todas as questões relacionadas com a realização deste jogo. Também esperamos que a realização do jogo seja um forte incremento na divulgação da modalidade neste concelho”

EDUARDO RODRIGUES QUER UMA VITÓRIA

Seguiu-se o presidente da autarquia, Eduardo Vitor Rodrigues que, depois de agradecer a presença de todos, referiu que “este é um momento importante não só para Vila Nova de Gaia mas para a modalidade Andebol e para o Desporto Em Portugal”. Segundo Eduardo Rodrigues, “a Câmara abraçou este desafio consciente de haver um conjunto de infraestruturas muito interessantes no município que podiam faciliatar a estadia quer da seleção de Portugal quer da Rússia”. O presidente da edilidade recordou que “a seleção de Portugal vai ficar alojada na unidade de acolhimento do Parque da Lavandeira, uma estrutura municipal recentemente inaugurada e que tem todas as condições para receber quem nos visita ao mais alto nível”.

Eduardo Rodrigues recordou que “o Andebol é uma modalidade que em Vila Nova de Gaia tem fortes tradições que queremos reforçar. No passado tivemos presença muito importante no Andebol com clubes que marcaram um tempo e uma época mas que, entretanto, se cingiram ao domínio da Formação. Queremos aproveitar este desafio para mobilizar as Escolas, as Instituições, para o renascimento em força do Andebol em Vila Nova de Gaia, modalidade que já está a ser utilizada como ‘modalidade predileta’ no âmbito da Educação Física e Desportiva nas escolas do concelho, nomeadamente no primeiro ciclo, e que agora queremos reforçar”“.

Em troca, o presidente da Câmara de Gaia só pede uma coisa. “Que ganhem o jogo. Acho que é uma exigência justa e que levem uma boa imagem desta nossa organização”.

Após as intervenções dos presidentes da FAP e da Autarquia de V.N. Gaia, Rolando Freitas deu a conhecer a lista – que pode ser consultada em anexo – dos 18 eleitos para a dupla campanha frente à Hungria (dia 29 de Outubro) e Rússia (dia 2 de Novembro) e falou do jogo frente à Rússia, a partida que serviu de mote à cerimónia.

ROLANDO FREITAS GARANTE PORTUGAL A LUTAR PELO APURAMENTO

Rolando Freitas começou por falar das expectativas da equipa nacional neste grupo de apuramento para o Europeu de 2016.

“Queremos ter a coragem de lutar pelo apuramento num grupo que sabemos ser extremamente difícil. De uma forma geral, toda a gente tem feito notar que este é um grupo extremamente difícil. Mas, mesmo que pudéssemos escolher os nossos adversários, o nível internacional é tão elevado que qualquer adversário seria sempre difícil”, sustentou Rolando Freitas.

“A expectativa é garantir um lugar entre as equipas que vão ser apuradas e é para isso que vamos lutar”.

Rolando Freitas caraterizou depois a formação da Rússia, o adversário que mereceu a realização desta conferência de imprensa.

“A Rússia é uma formação que está junta há quatro ou cinco anos, desde que Koulechov chegou à selecção. Tem apostado muito neste conjunto de jogadores, com uma ou outra mudança muito pontual”, começou por referir o seleccionador nacional. “É uma equipa recheada de bons valores, que jogam nas principais equipas da Champions League e que mistura o tradicional jogo russo com pinceladas de modernidade, recorrendo àquilo que é o conceito de jogo actual. O seu treinador é uma pessoa muito sagaz em termos da construção do jogo ofensivo. Não esperamos novidades em termos do sistema defensivo, que deve alternar entre o ‘6×0’ e o ‘5×1’ e achamos que vai ser um jogo extremamente difícil, no fundo, como o serão todos”.

Mas Rolando Freitas está convicto que “Portugal poderá jogar uma cartada importante nos jogos em casa, com o público a poder desempenhar uma ação importante. Estou seguro, o ambiente que vamos poder contar em Portugal será significativo e importante para ajudar a seleção a ultrapassar os diversos obstáculos.”

ESTÁGIO EM V.N. GAIA, A PARTIR DE 23 DE OUTUBRO

Recorde-se que, tendo em vista a preparação para estes dois confrontos, a seleção lusa entra em estágio ao final da tarde de 23 de Outubro, no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, realizando várias sessões de trabalho até 28 de Outubro, dia da partida para a Hungria, onde Portugal inicia a fase de qualificação, defrontando a turma magiar no dia 29.

O regresso a Portugal faz-se na manhã do dia 30 de Outubro, com a comitiva lusa a manter-se em estágio em Vila Nova de Gaia, cidade que acolhe, em 2 de Novembro, o importante confronto entre Portugal e Rússia (16 h. – Sport TV2).

CALENDÁRIO DAS DUAS PRIMEIRAS JORNADA DO GRUPO 5

– 1.ª jornada:

29.10.2014 – 20.30 h. – Hungria :PORTUGAL – Sport TV5
28.04.2015 – – Rússia : Ucrânia

– 2.ª jornada:

02.11.2014 – 16.00 h. – PORTUGAL : Rússia – Sport TV2
02.11.2014 – 18.00 h. – Ucrânia : Hungria

Patrocinadores Institucionais