Livro “O Ensino do Andebol na Escola”, da autoria de Maria Luísa Estriga e Irineu Moreira

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O livro “Ensino do Andebol na Escola” surge porque “pensamos que as práticas de ensino do andebol não têm acompanhado a renovação pedagógica e didáctica do ensino dos jogos desportivos. Tal desfasamento pode ter origem em factores diversos, mas entendemos que o principal motivo decorre da falta de conhecimento específico dos aspectos tácticos e das formas de ensinar o jogo”, referem os autores do livro, na introdução do mesmo.

Maria Luísa Estriga, Doutora em Ciências do Desporto e Professora Auxiliar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Treinadora de Andebol (EHF Coaching License), integra desde 2012 o quadro de peritos da Federação Internacional de Andebol (IHF) – Handball at School Project e é membro do University Handball Project da Federação Europeia de Andebol (EHF) desde 2009. Integra, ainda, o grupo de personalidades nacionais que projectou o ANDEBOL FOUR KIDS.

Irineu Moreira já foi treinador em vários Campeonatos Nacionais de Clubes, já esteve à frente de Selecções Regionais e da Selecção Nacional Universitária. Mestre em Ciências do Desporto – Desporto para Crianças e Jovens, pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, foi docente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto entre 1990 e 2009. Actualmente é Presidente da Associação de Treinadores de Andebol de Portugal (ATAP) e membro do Conselho Consultivo da FAP.

Maria Luísa Estriga e Irineu Moreira quiseram, com este livro, partilhar com a comunidade a sua própria experiência de treino, ensino, formação de formadores e investigação: “Com esta publicação pretendemos auxiliar os treinadores das camadas jovens e os professores de educação física a melhorar os seus processos de intervenção, incutindo nos praticantes o gosto pela prática desportiva em geral e pelo andebol em particular.”

Para escrever o livro, os autores esquematizaram objectivos, tarefas, conteúdos e dificuldades típicas na aprendizagem do jogo – e como as superar, “mas o trabalho essencial está nos «ombros» do formador que, no terreno, terá que saber «ler» as dificuldades ou erros e criar situações para que o jovem jogador seja conduzido a descobrir e implementar a solução ou as soluções.” Na obra, o modelo de ensino e aprendizagem centra-se, assim, na compreensão da táctica do jogo e nas formas de nele actuar, rompendo com uma abordagem mais tradicional focada no ensino dos “gestos técnicos” ou meios tácticos de grupo de forma analítica e descontextualizada.

Apesar do ritmo de vendas do livro ser muito encorajador, os autores são unânimes: “Este livro têm ainda muito pouco tempo de existência, pelo que é prematuro falar do seu impacto na comunidade desportiva e escolar.”

O “Ensino do Andebol na Escola” está a ser preparado para ser editado nos Países de Língua Oficial portuguesa e uma em língua inglesa.

Em termos de projectos futuros, Maria Luísa Estriga e Irineu Moreira já estão a desenvolver ideias para um outro livro.

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