Portugal de malas aviadas para a Hungria onde quarta-feira arranca o apuramento para o Euro 2016

A seleção nacional sénior masculina de Portugal realizou esta segunda-feira mais dois treinos, os últimos antes da partida para a Hungria onde, na próxima quarta-feira, Portugal disputa a primeira partida do grupo 5 do apuramento para o Campeonato da Europa de 2016.

Um jogo em que Portugal defronta aquela que, em teoria, é a seleção mais poderosa do grupo 5, uma equipa recheada de jogadores com a qualidade de Császár Gábor, dos franceses do PSG Handball; Mikler Roland e Gulyás Péter, do MKB MVM Veszprém, Balogh Zsolt e Zubai Szabolcs, ambos do Pick Szeged, e Nagy Kornél, dos franceses do Dunkerque HB, entre muitos outros.

“É uma Hungria forte, com muita qualidade, que alia um conjunto de jogadores de grande experiência com outros jogadores mais novos que vêm de gerações jovens de grande qualidade. Vamos estar perante jogadores que marcam presença assídua nas grandes competições internacionais, de seleção e também de clubes, nomeadamente na Champions League e EHF Cup”, refere Rolando Freitas, que confessa “esperar uma Hungria forte, em que o fator físico é uma nota dominante e onde devemos ter atenção ao seu jogo defensivo e ao poder de primeira linha”.

O facto de Portugal abrir esta fase de qualificação fora de portas, precisamente frente à formação teoricamente mais apetrechada, não tira o sono ao selecionador nacional que também não vê nesse facto um factor que influencie, positiva ou negativamente, o nível de pressão sobre os jogadores.

“Portugal vai lutar por vencer todos os jogos e não podemos atraiçoar o espírito do jogo. De qualquer forma, sabemos que este é teoricamente o jogo mais difícil por ser contra o adversário com melhor ‘ranking’ e fora de portas. Tenho de encarar a realidade, saber que este primeiro jogo é fora e dentro desta contingência de fazermos parte do pote 3 do ‘ranking’ temos pela frente um cenário de jogos que já estaria previsto, estreando em casa do adversário mais forte. Não penso que isso retire ou coloque pressão nos jogadores. Vamos para fazer o nosso melhor, se passar por uma vitória será bom. Servirá também para nos ‘pormos em andamento’ e espero que possamos entrar bem”., concluiu Rolando Freitas.

PARTIDA BEM CEDO E TREINO AO FIM DA TARDE

A comitiva portuguesa deixa o aeroporto Francisco Sá Carneiro pelas seis horas da manhã, rumo a Budapeste, via Frankfurt. Depois, segue-se uma viagem de cerca de 190 quilómetros, que o grupo percorrerá de autocarro, até Miskolc, cidade que acolhe o jogo na próxima quarta-feira, pelas 20.30 horas locais (menos uma em Portugal Continental), em jogo que vai ser transmitido em direto pela Sport TV5.

Para esta terça-feira está prevista a realização de um treino, ao final da tarde, situação a confirmar localmente.

CALENDÁRIO DAS DUAS PRIMEIRAS JORNADA DO GRUPO 5

– 1.ª jornada:

29.10.2014 – 20.30 h. – Hungria :PORTUGAL – Sport TV5 (19h30 em Portugal Continental)
28.04.2015 – Rússia : Ucrânia

– 2.ª jornada:

02.11.2014 – 16.00 h. – PORTUGAL : Rússia – Sport TV2
02.11.2014 – 18.00 h. – Ucrânia : Hungria

Patrocinadores Institucionais