Taça Campeões Europeus Andebol Praia– N.Belchior/Ac.Leiria:queremos a melhor classificação possível

PUB

Como cada equipa de Andebol de Praia, também a N.Belchior/ Académico de Leiria tem a sua própria história. A protagonista, Bárbara Nunes, que já percorre areais de Norte a Sul do país há mais de 16 anos, já passou por várias equipas. Depois de ter sido campeã nacional pela equipa “As Mamãs”, há três anos, Bárbara Nunes achou que era altura de deixar de jogar e, para o ano da despedida, reuniu um grupo de amigas e boas jogadoras da modalidade e, há dois anos, apareceram as 100 Ondas – N.Belchior/ Académico de Leiria. No ano que – supostamente – seria de despedida, a equipa foi campeã nacional e… resolveu continuar. Depois de renovarem o título de campeãs nacionais, em 2014, a equipa N.Belchior/ Académico de Leiria, treinada por Paulo Félix, está de malas feitas para a Gran Canária, para participar na 1ª Taça dos Campeões Europeus de Andebol de Praia.

O entusiasmo é grande entre o grupo de 10 jogadoras que vão estar na Gran Canária: “todas nós ficamos entusiasmadas e ansiosas por participar numa prova desta dimensão. A muito custo reunimos as condições para vivermos uma experiência inesquecível.”

Carolina Costa, actualmente guarda-redes do Colégio João de Barros, já soma um grande número de prémios individuais, desde que veste a camisola do N.Belchior/ Académico de Leiria; do Colégio João de Barros, fazem parte, também, Joana Biel – “experiente e exemplar na luta dentro de campo”, Maria Pereira – “a especialista de serviço”, Leticia Cobo – ” a estrangeira da equipa, que também se juntou este ano a nós” – Ana Teles, “a nossa “miss” piruetas, arma certeira no sistema ofensivo da equipa” e Helena Côrro, “inigualável nos blocos defensivos”.

Colegas de equipa no Jac-Alcanena, Vera Gorjão, “com bastante experiência no andebol de praia” e Rita Henriques, “forte nas jogadas aéreas e nos blocos defensivos”.

Beatriz Santos, jogadora do 1º Maio, é o mais recente reforço da equipa: ”É a única canhota da equipa e é espetacular nas piruetas”, garantem.

Finalmente, a capitã Bárbara Nunes, ex-atleta do Colégio João de Barros, ”a grande responsável pela existência da equipa, experiente e conhecedora de todos os “truques” da praia”.

No entanto, a equipa viaja incompleta: “por motivos profissionais, não podemos contar com a Neuza Valente (JAC-Alcanena), a Gizelle Carvalho (Colégio João Barros) e a Helena Soares (Colégio Gaia).”

A equipa técnica das N.Belchior/ Académico de Leiria é essencial para o bom funcionamento e sucesso da equipa: “O João Portela, é um grande pilar na estrutura da equipa e muito mais que um dirigente, é um excelente gestor dos bons e maus momentos; o Álvaro André é, para além de nosso dirigente, o nosso principal patrocinador, que tornou possível a revalidação do título nacional e o nosso treinador, Paulo Félix é um ex-atleta internacional e é um dos treinadores com mais experiência e títulos no andebol de praia.”

Quando souberam que podiam estar presentes naquela que consideram “sem dúvida alguma, a maior e mais prestigiada competição de clubes de andebol de praia”, começaram os preparativos para a competição: “a preparação física passa pelo trabalho que tem sido feito nos clubes indoor (ADA CJ Barros, JAC Alcanena e SIR 1º Maio). Nesta última semana vamos realizar 2 treinos em areia para tentarmos colmatar o défice de treino coletivo e específico de praia. Logisticamente, dividimos tarefas entre todos e estamos a tentar arranjar o maior número de apoios possível para fazer face à enorme despesa que uma participação destas exige”, contam.

Também as N.Belchior/ Académico de Leiria já inscreveram o nome no grupo de equipas que faz parte da 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus de Andebol de Praia e, por isso, estão “orgulhosas e conscientes da responsabilidade que é representar Portugal numa prova europeia”.
Naturalmente, traçam metas: “o nosso objetivo passa por ter uma representação digna do andebol de praia português e obter a melhor classificação possível.”

As polacas do BHT Piotrkowianin J. P. T. são as primeiras adversárias da equipa portuguesa, no primeiro dia de prova da Taça dos Campeões Europeus (13h30 locais) e seguem-se as hungaras do OVB (16h30 locais).

No dia seguinte, as N.Belchior/ Académico de Leiria têm de ultrapassar as croatasdo BHC Detono Zagreb (10h30 locais) e, finalmente as alemãs do Brüder Ismaning (13h30).

Toda a informação está disponível em www.grancanariabhb.com/. Os jogos podem ser acompanhados em direto através da LIVE TV.

Patrocinadores Institucionais