Taça Campeões Europeus Andebol Praia – V. Gaw/Café Rossio garantem: “ninguém quer mais do que nós”

PUB

Campeões nacionais de Andebol de Praia de Masters Masculinos, a equipa V. Gaw/ Café Rossio conquistou o direito a estar na 1ª Taça dos Campeões Europeus de Andebol de Praia, prova que vai realizar-se em Gran Canária, de 31 de Outubro a 2 de Novembro. Constituída por atletas maioritariamente de Aveiro, a equipa já se iniciou na prática da modalidade de andebol de praia há 13 anos, durante os quais alcançaram inúmeros títulos, tanto a nível colectivo – vencedores de torneios por todo o país, campeonatos regionais e, ainda, dois títulos de Campeões Nacionais (2008 e 2014) – como individual.

Ao terem conhecimento da possibilidade de participar, receberam a notícia com “um misto de alegria e de incerteza. Desde logo considerámos um sonho e uma oportunidade ímpar estar numa Liga dos Campeões Europeus, mas sempre tivemos consciência que ia ser bastante difícil a participação devido ao facto de acarretar custos de deslocação, estadia e participação elevadíssimos.” Quando a equipa conseguiu transformar o sonho em realidade, “foi uma alegria inexplicável, que sinceramente ainda nem nós próprios temos bem noção. Acho que só depois de lá estar é que vamos conseguir falar em consciência sobre isso.”

Sobre a 1ª Taça dos Campeões Europeus, a equipa não valoriza demasiado o facto de já ficarem na história da prova, ao fazerem parte do primeiro conjunto de dez equipas que vai estar presente: “O que interessa ressalvar é a nossa presença nesta competição. Se fazemos parte da primeira edição ou não, sinceramente não é o mais importante.”

Veem, isso sim, esta presença como um prémio merecido: “Como campeões nacionais, consideramos que é um prémio merecido estar entre os melhores da Europa e é, também, uma motivação extra para conquistar o título nacional nas próximas épocas. É uma prova que fazia falta, e que ao contrário da outra prova europeia existente (EBT), não depende de critérios de classificação estranhos e que por vezes fogem ao controlo das equipas. Por apenas participarem os campeões de cada país, consideramos que é uma competição que fazia falta, sendo sem dúvida a prova rainha a nível europeu.”

João Pinho, Nuno Costa e Tiago Silva são o trio fundador e que se mantém desde sempre a jogar pelo V.Gaw/ Café Rossio. Os restantes membros da equipa – António Cabaça, Nuno Pericão, Luís Silva, Daniel Gomes, Daniel Costa, Pedro Pinto, e João Pinto – foram entrando com o decorrer dos anos. À frente deste grupo está o treinador Francisco Costa, que também é parte integrante da equipa desde a 1ª época, estando presente em todos os inúmeros torneios em que a equipa participou, até hoje.

A maioria dos atletas que fazem parte do V.Gaw/ Café Rossio jogam andebol de pavilhão nos campeonatos nacionais, pelo que a preparação física não é um problema. João Pinho alinha pelo S. Bernardo, António Cabaça veste a camisola do Benavente, Luís Silva representa o Avanca, Daniel Gomes joga no IAC e três deles jogam em clubes do Andebol 1: Daniel Costa (GC Stº Tirso), Pedro Pinto (Delta Belenenses) e João Pinto (Liberty Seguros-ABC/UMinho). “Fisicamente, todos estamos preparados em qualquer altura do ano. Os 25% que já não jogam mantêm-se em forma com actividades físicas quer no ginásio, no pavilhão, ou até mesmo na praia”, asseguram.

A maior dificuldade da equipa prende-se com questões logísticas: “É de assinalar a nossa dificuldade em nos reunir para treinar na areia devido aos compromissos clubísticos e à distância que nos separa durante o ano. Mesmo assim e ao contrário de grande parte dos nossos adversários em Portugal e no resto da Europa, sem treinar naquele que é o nosso recinto de jogo no verão, os resultados que conseguimos ano após ano são sem dúvida de enaltecer. Logisticamente, grande parte do trabalho é repartido por 2 ou 3 atletas, que já estão habituados a essas questões. Por vezes o trabalho é imenso, mas o prazer e o amor ao clube fazem ultrapassar as dificuldades As ajudas extra-equipa são fundamentais para o sucesso da equipa: “Contamos, também, com a ajuda de pessoas não atletas mas que são bastante próximas ao clube, e que nos apoiam sempre que necessário.”

No que diz respeito às expectativas para a competição que se aproxima a passos largos, estão conscientes de que não vai ser fácil, mas garantem que vão dar o melhor: “Tendo a perfeita noção de que vamos encontrar atletas profissionais da modalidade, que a praticam durante todo o ano e que possuem características antropométricas bastantes superiores às nossas, sabemos que o nosso trabalho irá ser bastante difícil. No entanto, o V.Gaw/Café Rossio é uma equipa vencedora, que está habituada a ganhar e é com esse intuito que nos vamos apresentar na Gran Canaria. Além da noção das dificuldades, temos noção da nossa qualidade, e sabemos que podemos ganhar a qualquer equipa. Iremos dar o nosso melhor, e uma coisa garantimos sempre: ninguém quer mais do que nós.”

A equipa portuguesa faz um dos jogos inaugurais da competição, frente aos russos do Ekaterinodar Krasnodar (12h locais) e, no mesmo dia, defrontam ainda os croatas BHC Detono Zagreb (15h locais). No dia 1 de Novembro, medem forças com a equipa grega A.C. Kiklopes Alexandroupoli (9h locais) e jogam, ainda, com os italianos Pallamano Grosseto (15h locais).

A equipa deixa o apelo a todos os adeptos da modalidade: “sigam-nos e acompanhem o nosso relato da Taça dos Campeões no Facebook oficial do V.Gaw/ Café Rossio.

Toda a informação está disponível em www.grancanariabhb.com/. Os jogos podem ser acompanhados em direto através da LIVE TV.

Patrocinadores Institucionais