Campeonato Fidelidade Andebol 1: Liberty Seguros ABC/UMinho vence no Restelo

PUB

O Delta Belenenses teve uma boa entrada no jogo em casa, frente ao Liberty Seguros ABC/UMinho (4-1), mas logo aos sete minutos a equipa bracarense empatou (4-4). Depois de uns minutos de jogo equilibrado, o Delta Belenenses voltou a adiantar-se e Carlos Resende, a perder 10-9 aos 17 minutos, pediu um “time-out”, ao qual se seguiram um jogo rápido, com contra-ataques de lado a lado e com os guarda-redes das duas equipas em bom plano. O Delta Belenenses marcou e levou a vantagem para três golos (12-9); numa boa reacção, a equipa de Braga deu a volta ao resultado e colocou o Liberty Seguros ABC/UMinho em vantagem pela primeira vez, 12-13, que durou até ao fim da primeira parte e o Delta Belenenses saiu para intervalo a perder por 13-15. Superioridade numérica do Liberty Seguros ABC/UMinho logo no primeiro minuto da segunda parte e a equipa bracarense voltou a marcar, assinalando uma diferença de quatro golos (13-17) aos 4 minutos, altura em que o Delta Belenenses desperdiçou um sete-metros. O Liberty Seguros ABC/UMinho assumiu o controlo do jogo até ao final e o Delta Belenenses já não teve capacidade nem velocidade para reduzir a diferença e pôr em risco a vitória da equipa de Carlos Resende que, até ao final, foi dilatando naturalmente a vantagem, até ao resultado final, 22-31, num jogo em que Humberto Gomes fez uma excelente partida e o Liberty Seguros ABC/UMinho tirou bom proveito do jogo rápido e do contra-ataque.

No Municipal de Santo Tirso, o Xico Andebol abriu o marcador e seguiu na frente até meio da primeira parte, altura em que o Stº Tirso deu a volta ao resultado (6-5 aos 13 minutos). Um minuto depois, time-out para o Xico Andebol e o jogo seguiu muito equilibrado, com sucessivos empates. Aos 24 minutos, o Stº Tirso adiantou-se e segurou a vantagem até ao intervalo, saindo para o descanso a ganhar por 14-11. A equipa da casa voltou a entrar melhor e bastaram dois golos e dois minutos de jogo para o Xico Andebol pedir um “time-out”; no entanto, o Stº Tirso seguiu na frente e chegou a ter uma vantagem de seis golos sobre o Xico Andebol. A equipa vimaranense nunca deixou de lutar pela vitória e conseguiu recuperar, reduzindo para a diferença mínima, 26-25, já nos cinco minutos finais. A três minutos do apito final, novo “time-out”, para a equipa da casa que, até ao fim do jogo, marcou dois golos e já não sofreu nenhum, garantindo assim a vitória por 28-25.

O Ismai perdeu na deslocação a Lisboa, no jogo frente ao Passos Manuel. A equipa da casa entrou a ganhar no jogo, que acabou por ser, como se esperava muito equilibrado. Sempre com diferenças muito curtas, a equipa da casa esteve na frente do marcador até aos cinco minutos finais da primeira parte, altura em que o Ismai empatou as contas (10-10); no entanto, foi o Passos Manuel que, mais eficaz, saiu para o descanso a ganhar por 15-13. O Ismai entrou bem no segundo tempo, voltou a empatar (16-16), mas a formação liderada por João Comédias voltou a sair na frente e já não voltou a perder o controlo do marcador até ao apito final, tendo ganho por 28-24.

No último jogo do dia, o Águas Santas-Milaneza venceu na sempre difícil deslocação aos Açores. O jogo começou muito equilibrado e só depois dos vinte minutos de jogo é que a equipa da casa conseguiu sair na frente no marcador, o que fez com que o Sp. Horta fosse para o intervalo a ganhar por 11-9. A vantagem da equipa da casa só resistiu dez minutos e, ao minuto 40, o Águas Santas-Milaneza repôs a igualdade (15-15) com um golo de José Barbosa. No minuto seguinte, os comandados de Paulo Faria passaram para a frente do marcador para não mais saírem até ao fim do jogo. O jogo seguiu muito disputado e o Sp. Horta ainda conseguiu aproximar-se e reduzir para a diferença mínima (20-21), mas a quatro minutos do fim o Águas Santas-Milaneza ganhava por 21-24. Filipe Duque ainda pediu um “time-out”, na última tentativa de dar a volta ao resultado, mas nos três minutos finais o Sp. Horta ainda sofreu dois golos e já não voltaria a somar mais nenhum. 21-26 foi o resultado final, na Horta.

Recorde-se que o jogo entre SL Benfica e Madeira Sad foi adiado para o próximo dia 26 de Novembro (18h30), encontro que vai encerrar a 10ª jornada.

Resultados dos jogos da 10.ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1 deste sábado:

– Ginásio de Santo Tirso : Xico Andebol, 28-25 (14-11)
– Delta Belenenses : Liberty Seguros ABC/UMinho, 22-31 (13-15)
– Passos Manuel : Maia ISMAI, 28-24 (15-13)
– Sp. Horta : Águas Santas Milaneza, 21-26 (11-9)

NOTA – Já se realizou o jogo Sporting CP-FC Porto (23-24) e a partida SL Benfica-Madeira SAD foi adiada para o dia 26 de Novembro (18.30 h.).

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais