Campeonato Fidelidade Andebol 1: Sporting vence no Funchal

PUB

No Pavilhão Flávio Sá Leite, o Passos Manuel só conseguiu dar réplica ao andamento do Liberty Seguros ABC/UMinho até ao 5-5; a partir desse momento, a formação comandada por Carlos Resende chamou a si o controlo do jogo e o Passos Manuel foi, pouco a pouco, perdendo terreno no marcador. Ao intervalo, o Liberty Seguros ABC/UMinho já ganhava por 18-11. Apesar de tentar várias soluções no plantel, nenhuma delas foi eficiente para a recuperação do Passos Manuel que via a diferença no marcador aumentar com o decorrer do tempo. Numa altura em que o Liberty Seguros ABC/UMinho ganhava por 30-21, Resende mudou toda a equipa e, do sete inicial, só João Pinto permaneceu em campo e o Liberty Seguros ABC/UMinho confirmou a vitória por confortável 37-29. Belone Moreira (Passos Manuel) foi o melhor marcador, com 13 golos.

No Funchal, o Sporting CP venceu o Madeira Sad, mas não foi uma vitória fácil. Depois da derrota inesperada em casa, na última jornada, o Sporting CP entrou em campo a dar provas imediatas de que só a vitória interessava e ganhava por 0-4 aos três minutos de jogo. A equipa da casa reagiu, mas os leões foram segurando a vantagem, que, no entanto, o Madeira Sad procurava a todo o custo anular. Ainda assim, o Sporting chegou a ter uma vantagem de cinco golos (9-14), mas, até ao intervalo, o Madeira Sad ainda reduziu para três (12-15). No início do segundo tempo, foram os pupilos de Paulo Fidalgo quem fez uma entrada marcante e cinco minutos bastaram para empatarem o jogo (16-16). Os minutos que se seguiram foram dominados pelo Madeira Sad, que aguentou o resultado até o Sporting conseguir igualar, novamente (19-19), para, depois, com um parcial de 4 golos, passar definitivamente para a frente do marcador. A equipa de Frederico Santos venceu por 25-32 e segura, assim, o segundo lugar da classificação. O sportinguista Pedro Portela foi o melhor marcador, com 7 golos.

Na Maia, o Águas Santas Milaneza recebeu e venceu o Delta Belenenses. A querer recuperar do momento menos bom que tem atravessado, a equipa da casa entrou muito bem no jogo, a ganhar 5-1, levando a equipa do Restelo ao primeiro “time-out” aos cinco minutos de jogo. O Delta Belenenses não conseguiu acompanhar o ritmo inicial que a equipa de Paulo Faria imprimiu ao jogo, a par com a vantagem no marcador, que, ao intervalo, assinalava uma diferença de dez golos, 18-8, a favor da equipa da casa. A equipa maiata regressou para o segundo tempo sem quebras de rendimento. Sem grandes soluções ou espaço de manobra, o Delta Belenenses deparava-se com algumas dificuldades, para as quais não conseguiu encontrar as melhores soluções até ao final do jogo, sofrendo uma derrota por 31-24, num jogo em que Pedro Cruz (Águas Santas Milaneza), com grande eficácia, marcou 11 golos.

Num jogo com duas partes distintas, o SL Benfica acabou por vencer na deslocação à Maia. Pode dizer-se que na primeira parte esteve melhor o ADA Maia-Ismai e na segunda, o Benfica foi claramente superior. A equipa da casa – muito motivada pela surpreendente vitória na jornada anterior – entrou melhor no jogo, a ganhar 2-0 aos cinco minutos. O Benfica reagiu e manteve o jogo equilibrado até meio da primeira parte, mas o Maia-Ismai voltou a passar para a frente do marcador nos dez minutos finais da primeira parte, saindo para o intervalo a ganhar por 14-12. No entanto, a grande entrada do Benfica no segundo tempo que, com um parcial de 6-1 deu a volta ao resultado e colocou a equipa da Luz em vantagem pela primeira vez – e até ao apito final – refreou o ímpeto da equipa maiata. A prestação da equipa lisboeta melhorou significativamente em relação ao primeiro tempo e o Maia-Ismai já não conseguiu contrariar a defesa benfiquista nem acertar com a baliza do Benfica. Por outro lado, os comandados de Ortega também mostraram maior segurança e eficácia na segunda metade do jogo, o que lhes valeu a vitória, por 24-33. António Elias (Maia-Ismai),foi o melhor marcador, com 8 golos.

A ronda terminou esta noite, com a receção do Sporting da Horta ao primodivisionário Ginásio de Santo Tirso. A formação da casa sentiu muitas dificuldades para confirmar o favoritismo, triunfando pela margem tangencial (32-31), depois de ter ido para o intervalo a perder por 14-16.

Jogos e árbitros para a nona jornada do Campeonato Fidelidade Andebol :

– Sexta-feira, dia 14 de Novembro:
FC Porto-Xico Andebol, 37-20 (19-6)

– Sábado, dia 15 de Novembro:
– Liberty Seguros ABC/UMinho : Passos Manuel, 37-29 (18-11)
– Madeira SAD : Sporting CP, 25-32 (12-15)
– Águas Santas : Delta Belenenses, 31-24 (18-8)
– Maia ISMAI : SL Benfica, 24-33 (14-12)
– Sp. Horta-Ginásio Santo Tirso, 32-31 (12-14)

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais