EHF Cup: F.C. Porto vence Ademar Leon depois de excelente segunda parte

PUB

O F.C Porto venceu esta tarde o Ademar Leon por 29-25, em jogo da primeira mão da terceira eliminatória da EHF Cup. A formação lusa foi para o intervalo a perder por 15-16, mas um segundo tempo de grande nível permitiu a reviravolta e uma vitória que deixa tudo em aberto quanto à passagem à próxima eliminatória da competição.

O F. C . Porto iniciou a partida com Hugo Laurentino, Ricardo Moreira, João Ferraz, Gilberto Duarte, Daymar Salina, Mich Schubert e Nuno Roque que, nas ações defensivas dava lugar a Alexis Borges.

Jogo equilibrado nos primeiros minutos, com o o FC Porto a assumir pela primeira vez a liderança do marcador à passagem do minuto cinco (3-2). A formação espanhola privilegiava o jogo pelos seis metros onde o pivô brasileiro, Leonardo, colocava a cabeça em água aos defensores portistas. Mesmo assim, o jogo mantinha-se equilibrado, com empates sucessivos até ao 7-7. A primeira vantagem de dois golos beneficiou o F.C. Porto (10-8), ainda antes do minuto 20. Mas o Ademar Leon, com muito boa reação, não permitiu que os portistas fugissem no marcador e rapidamente chegou ao empate a 12. Hugo Laurentino evitou males maiores e o Ademar Leon foi para o descanso a vencer por margem tangencial (15-16).

UM NOVO PORTO NA SEGUNDA PARTE

A segunda parte, já com o jovem Miguel Martins no sete portista, começou com clara superioridade das defesas sobre os ataques e o primeiro golo só apareceu aos 34 minutos, quando Mick Schubert concretizou um livre de sete metros que ditou novo empate (16-16). Do lado dos espanhóis, a primeira vez que no segundo tempo bateram Hugo Laurentino já tinham decorrido 10 minutos. Antes, já o técnico do Ademar Leon tinha solicitado um time-out, à passagem do minuto 39 (18-16).

Uma precipitação de João Ferraz anulou um ataque portista e na resposta, o Ademar marcou e conquistou uma exclusão que deixou o F.C. Porto a jogar em inferioridade. A equipa não se ressentiu, manteve um excelente desempenho na defesa, e à entrada do quarto de hora final Mick Schubert, na conversão de um livre de sete metros, colocou a equipa com três golos de vantagem (22-19).

Com Hugo Laurentino em excelente nível, foi o FC Porto a primeira equipa a conquistar uma vantagem de quatro golos (25-21), aos 50 m. Alguma infelicidade nos momentos finais da partida e o facto da equipa nem sempre ter tido as melhores opções no ataque impediram que o FC Porto conseguisse uma vitória mais robusta. Mesmo assim, excelente segundo tempo, de que redundou uma vitória justa por números que dão algum conforto para a deslocação a Leon, para o jogo da segunda mão.

Gilberto Duarte, com 10 golos, foi o homem do jogo, muito bem secundado por Hugo Laurentino que fez uma excelente segunda parte.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo.

Marcha do Marcador: 3-2 (5 m.); 5-4 (10 m.); 7-7 (15 m.); 11-10 (20 m.); 13-13 (25 m.); 15-16 (30 m.); 16-16 (35 m.); 19-17 (40 m.); 22-19 (45 m.); 25-21 (50 m.); 26-23 (55 m.) e 29-24 (60 m.).

EM DIRETO

No final do jogo, o técnico do F.C. Porto reconheceu que a equipa esteve bem melhor no segundo tempo e que os cinco golos de vantagem são sempre importantes para enfrentar o jogo da segunda mão. “Cada golo é importante mas saio com um sabor amargo. Na primeira parte não jogamos nada, na segunda parte não pudemos fazer substituições, utilizámos quase sempre os mesmos jogadores. João Ferraz não esteve ao seu melhor nível, o que não é de estranhar porque esteve vários meses sem treinar”, referiu Ljubomir Obradovic, para depois deixar palavras aos seus jogadores. “Obrigado aos jogadores, lutaram muito, vamos a Espanha jogar para ganhar”, garantiu o técnico portista.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais