FC Porto, Sporting CP e SL Benfica com compromissos europeus

PUB

Futebol Clube de Porto, já este sábado, e Sporting Clube de Portugal, no domingo, são chamados a prestar provas na Europa, em jogos relativos à primeira mão da terceira ronda da EHF Cup. Quis o capricho do sorteio destinar duas formações espanholas como adversários dos dois primeiros classificados do campeonato português, ditanto ao mesmo tempo que os primeiros jogos decorram em Portugal.

Já este sábado, a partir das 18 horas e com transmissão em direto pelo Porto Canal, o F.C. Porto defronta no Dragão Caixa o Ademar Leon. Não é um confronto inédito esta época já que as duas equipas se encontraram na pré-temporada, inclusivé no Torneio Internacional de Viseu, em finais de Agosto, altura em que o FC Porto venceu o Ademar Leon por 29-27, revertendo um resultado que ao intervalo lhe era desfavorável (12-14). É certo que desde Agosto até agora os planteis não se mantiveram estáticos mas, mesmo assim, o FC Porto apresenta-se como favorito frente ao actual quarto classificado da Liga ASOBAL que dispõe no seu plantem de cinco jogadores estrangeiros: dois brasileiros, um macedónio, um norueguês e um sérvio. A turma de Ljubomir Obradovic atravessa um excelente momento de forma, para além disso vem de um triunfo muito moralizador na deslocação a Lisboa, onde venceu o Sporting, e tudo fará para conseguir uma vitória por margem que lhe dê um razoável conforto para a deslocação a Leon, onde vai encontrar um pavilhão cheio, com cerca de seis mil espectadores.

SPORTING CP RECEBE GRANOLLERS

Domingo, a partir das 16 horas, no pavilhão municipal de Mafra, o Sporting Clube de Portugal defronta o BM Granollers. Frente a frente vão estar os segundos classificados dos respectivos campeonatos sendo certo que a competição espanhola é tida como mais forte que a prova portuguesa. O Granollers tem um plantel constituído essencialmente por (bons) jogadores espanhóis, tendo no seu seio apenas dois estrangeiros (brasileiros). Ocupa o segundo lugar e dos 11 jogos disputados venceu nove, empatou um e perdeu outro. Um adversário muito difícil para um Sporting que tem vindo a rubricar um excelente campeonato e que se apresenta em Mafra com a intenção de vencer a partida, se possível por uma margem de golos que permita uma deslocação relativamente confortável a Espanha para o jogo da segunda mão.

CHALLENGE CUP: S.L. BENFICA DEFRONTA NORUEGUESES

Quanto ao S.L. Benfica, inicia a sua participação nas provas europeias desta temporada realizando em Lisboa os dois jogos relativos à terceira ronda da Challenge Cup. O adversário vem da Noruega e dá pelo nome de FyllingenBergen. Trata-se de uma equipa com prestações relativamente assíduas nas competições europeias de clubes no que se refere às últimas temporadas, com um plantel com dois jogadores suecos e um dinamarquês. Em termos de ranking da Challenge Cup 2014/2015, o adversário do SL Benfica é a mais conceituada das duas formações noruegueses presentes na prova, ocupando o 12.º lugar do ranking, contra o 28.º da outra formação nórdica, o Stord Elite. Por curiosidade, refira-se que o SL Benfica é o 22.º de um ranking muito subjetivo que tem no Liuberty ABC/UMinho o detentor do primeiro lugar.

Com os dois jogos em casa, é previsível que o SL Benfica faça valer a força do seu conjunto e passe aos oitavos-de-final da Challenge Cup. As partidas estão agendadas para sábado, dia 22, às 18 horas, e domingo, dia 23, às 19 horas.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais