Olisipiadas – os Jogos estão de volta

PUB

Durante a presente época desportiva, em parceria com as novas 24 freguesias de Lisboa, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal e diversas Federações Desportivas, entre as quais a FAP, a CM Lisboa vai organizar as Olisipíadas.

Pretende-se que as crianças e os jovens de Lisboa, nascidos entre o dia 1 de Janeiro de 2001 e 31 de Dezembro de 2008, ao participar nas Olisipíadas, desenvolvam valores educativos e sociais fundamentais ao crescimento como cidadãos; hábitos de vida saudável, associado à prática desportiva, essencial para a saúde e o bem-estar e, ainda, estimular a identidade das populações às suas freguesias, no quadro da reforma administrativa da cidade.

O que são as Olisipíadas?

São 12 as modalidades presentes nas Olisipíadas: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica, Judo, Natação, Rugby, Skate, Ténis de Mesa e Voleibol.

A Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol de Lisboa serão as entidades que, em conjunto com a CM Lisboa e as suas juntas de freguesia serão responsáveis pela competição de Andebol.

As Olisipíadas acontecem em dois momentos, designados por:

Fase Local (Fevereiro a Abril 2015): organizada por cada Freguesia, em parceria com a CML e as Federações/Associações Desportivas, segundo os critérios a definir pela Freguesia em consonância com a Comissão Organizadora do evento, com vista a apurar os representantes da Freguesia por modalidade, escalão/género, na Fase Final;

Fase Final (Maio/ Junho 2015): organizada pela CML, em parceria com as Juntas de Freguesia e as Federações/Associações Desportivas para apuramento da classificação por Freguesia, em cada modalidade, escalão/ género.

O período de inscrição decorrerá entre os meses de outubro e janeiro, onde todos os interessados poderão escolher as modalidades, (máximo duas por participante), que querem participar.

Representação na Fase Local

Aberta a todos os participantes que “vivam” na freguesia, seja por residência, frequência da escola, prática desportiva num clube local ou ainda outro motivo, desde que justificado.

Representação na Fase Final

No mínimo um representante/ equipa de cada freguesia por modalidade, escalão e género, de acordo com o regulamento específico de cada modalidade.

Escalões Etários / Género – Andebol

– Sub10 – nascidos em 2005 / 2006 (masculinos, femininos e mistos) – Andebol de 5

– Sub12 – nascidos em 2003 / 2004 (masculinos, femininos e mistos) – Andebol de 5

– Sub14 – nascidos em 2001 / 2002 (masculinos, femininos) – Andebol de 7

Locais de prova

1ª Fase – Fase Local

Locais sugeridos pelas Juntas de Freguesia, e os equipamentos desportivos Municipais da Cidade de Lisboa, como sejam:
Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso
Complexo Desportivo Municipal do Alto do Lumiar
Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira
Skate Park‘s
Outros locais da cidade.

2ª Fase – Fase Final – em local a definir oportunamente pela organização.

Todas as informações sobre as Olisipíadas, bem como o formulário de inscrição, podem ser encontradas em www.cm-lisboa.pt/olisipiadas.

Patrocinadores Institucionais