Campeonato Fidelidade Andebol 1: FC Porto com vitória difícil em Águas Santas

PUB

Num dos jogos de maior interesse da 15ª jornada, o jogo no Restelo começou com as duas equipas a chegar empatadas a quatro golos aos sete minutos, mas, depois, o Sporting CP desfez o equilíbrio inicial e adiantou-se no marcador. O Delta Belenenses deparava-se com dificuldades na finalização, causadas sobretudo pela boa exibição do guarda-redes dos leões, Ricardo Correia. Com espaço, o Sporting CP apostou, como vem sendo habitual, no jogo rápido e foi aumentando a diferença no marcador – ao contrário da equipa do Restelo, que esteve largos minutos sem conseguir marcar. Ao intervalo, o Sporting já ganhava por 9-19. O segundo tempo não trouxe alterações, com o Sporting CP a controlar o jogo e o Delta Belenenses na procura incansável da recuperação, que não se concretizou. Vitória clara do Sporting CP no Restelo, por 25-34.

Com bastante público no pavilhão, o Águas Santas-Milaneza recebeu o FC Porto, num jogo que começou equilibrado (4-4), mas a formação portista passou para a frente do marcador e conseguiu três golos de vantagem (4-7) aos doze minutos. Os pupilos de Paulo Faria, com um parcial de 3-0, voltaram a empatar (7-7), mas o FC Porto voltou a passar para a frente. A vantagem portista foi-se consolidando lentamente, com o Águas Santas-Milaneza a ter dificuldades na finalização e o Porto a aproveitar da melhor forma os ataques perdidos do adversário e as consequentes recuperações de bola para sair em contra-ataque. Ao intervalo, vantagem para o FC Porto, por 12-16. A equipa de Paulo Faria regressou bem ao jogo, a reduzir para 15-17 e, com onze minutos de jogo, reduziu mesmo para a diferença mínima, 18-19. Na resposta, o FC Porto voltou a marcar e a estabelecer a diferença em três golos; numa acesa discussão pelo resultado, aos 44 minutos, o Águas Santas chegou mesmo a empatar a partida (21-21) e, depois de uns minutos mais equilibrados, o Porto voltou a assumir o controlo do marcador, que já não perdeu até ao apito final: 26-28.

Embora o Xico Andebol tenha entrado melhor no jogo em casa, frente ao Sp. Horta (3-0), o conjunto açoreano reagiu da melhor forma e, a meio da primeira parte, estava na frente do marcador. Em Guimarães (e por troca da ordem dos jogos), o Sp. Horta não facilitava a tarefa ao Xico Andebol, que saiu para o descanso a perder por 11-16. Na segunda parte, o Sp. Horta continuava a chamar a si o controlo do jogo e o Xico Andebol não conseguia colocar muitas dificuldades ao adversário nem encontrar forma de chegar, com sucesso, à baliza adversária. A diferença no marcador acentuou-se e resultou numa vitória confortável para o Sp. Horta, por 34-21.

Na Maia, jogo com uma primeira parte bastante equilibrada entre Maia-Ismai e Ginásio St. Tirso, embora com ligeira vantagem para a equipa da casa que, ao intervalo, levava três golos de vantagem, 15-12. Apesar da necessitar de pontuar nesta jornada, o Ginásio St. Tirso não encontrava as melhores soluções para contrariar o adversário; o Maia-Ismai conseguiu manter-se na frente do marcador durante toda a segunda parte, confirmando o favoritismo e vencendo por 29-25.

O Liberty Seguros ABC/UMinho confirmou o favoritismo na recepção ao Madeira Sad. Com dez minutos jogados, a equipa bracarense já liderava o marcador (8-5) e a formação insular procurava acertar as falhas e recuperar a diferença. A equipa de Carlos Resende fazia uma melhor gestão de jogo e uma maior eficácia permitiu à equipa da casa chegar ao intervalo a ganhar por 20-15. O Madeira Sad reentrou bem no jogo, a aproximar-se do Liberty Seguros ABC/UMinho no marcador, numa diferença de dois golos se manteve durante alguns minutos e que foi desfeita pela equipa da casa, que virou o resultado a seu favor e, a meio da segunda parte, ganhava por 27-22. Numa boa resposta, o Madeira Sad voltou a dois golos de distância, quando faltavam 8 minutos para se jogar no Flávio Sá Leite. No entanto, o Liberty Seguros ABC/UMinho não permitiu a recuperação madeirense e voltou a marcar, fixando nova vantagem de quatro golos, que segurou até ao apito final: 35-31.

A jornada termina sexta-feira, com o SL Benfica numa curta deslocação ao reduto do Passos Manuel. Embora não esperem facilidades, é de esperar que o SL Benfica consiga confirmar o favoritismo que lhe é atribuído.

Resultados da 15.ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1:

– Quarta-feira, dia 17 de Dezembro:
– Delta Belenenses : Sporting CP, 25-34 (9-19)
– Águas Santas-Milaneza : FC Porto, 26-28 (12-16)
– Maia ISMAI : Ginásio St. Tirso, 29-25 (15-12)
– Sp. Horta : Xico Andebol, 34-21 (16-11)
– Liberty Seguros ABC/UMinho : Madeira SAD, 35-31 (20-15)

– Sexta-feira, dia 19 de Dezembro:
21.00 h. – Pav. Quinta Marrocos – Passos Manuel-SL Benfica – Eurico Nicolau/Ivan Caçador (Leiria)

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais