Campeonato Fidelidade Andebol 1: FC Porto vence SL Benfica e termina primeira volta invicto

PUB

O FC Porto venceu esta noite o S.L. Benfica por 28-24, em jogo da 11.ª e última jornada da primeira volta do Campeonato Fidelidade Andebol 1. A formação da Luz comandou o marcador até ao minuto 40, mas nos 10 minutos seguinte, com um parcial de 9-3, o F.C. Porto deu a volta ao marcador e ao jogo.

O SL Benfica entrou muito bem no encontro e chegou ao 0-3 ainda antes do terceiro minuto, aproveitando bem as debilidades da zona central da defesa portista. Obradovic solicitou o primeiro ‘time-out’ aos seis minutos (1-4). Edgar Landim entrou para o lugar de Nuno Roque para depois entrarem Hugo Santos e Joao Ferraz. Por essa altura já o SL Benfica já tinha desperdiçado dois livres de sete metros. A primeira vantagem de quatro golos favoreceu o SL Benfica, com um golo de Borragan à passagem do minuto 12 (2-6). Com processos simples, o Benfica ampliou a vantagem (4-10, aos 19 m) mas um parcial de 3-0 obrigou Ortega a solicitar um ‘time-out’ (7-10). O Benfica alterou o sistema defensivo para ‘5×1’, Nuno Roque regressou ao sete portista mas os lisboetas entraram nos cinco minutos finais a vencer por 8-12, com o FC Porto a reduzir até ao intervalo (11-13).

DEZ MINUTOS PARA MATAR O JOGO

A segunda parte arrancou com o FC Porto – com Alfredo Quintana na baliza – a desperdiçar por duas vezes a possibilidade de empatar o encontro (depois de ter chegado ao 12-13). Com uma bela actuação defensiva o SL Benfica voltou ampliar a vantagem para quatro golos (12-16), à passagem dos 36 minutos. Pouco depois, Obradovic foi ao banco buscar o jovem Miguel Martins e o FC Porto regressou ao “6×0” defensivo. Imparável, Gilberto Duarte fez o seu quinto golo, colou as equipas (16-17) e Mariano Ortega solicitou um ‘time-out’. Depois, coube ao capitão Ricardo Moreira empatar. A partida entrou numa fase de grande equilíbrio, com empates sucessivos e voltou a ser Ricardo Moreira a evidenciar-se, colocando pela primeira vez o FC Porto na frente do marcador aos 45 minutos (20-19). Mariano Ortega trocou de guarda-redes, fazendo entrar Hugo Figueira. Do outro lado, Hugo Laurentino parou o livre de sete metros tentado por Dario Andrade e de seguida Miguel Martins colocou a sua equipa pela primeira vez com três golos de vantagem (22-19). A perder por 25-21, Mariano Ortega pede o seu último ‘time-out’ aos 51 minutos. O FC Porto entrou nos cinco minutos finais com outros tantos golos de vantagem (27-22) e a vitória no horizonte. Gilberto Duarte (8 golos) e Miguel Martins (4 golos) encarregaram-se de segurar a décima primeira vitória da sua equipa que termina invicta a primeira volta do campeonato.

Marcha do marcador: 2-4 (10 m); 6-10 (20 m); 11-13 (30 m); 15-17 (40 m); 24-20 (50 m) e 28-24 (60m).

SPORTING CONFIRMA FAVORITISMO

No outro jogo realizado esta noite, o Sporting CP foi a Guimarães vencer o Xico Andebol por 22-31, numa partida em que os leões, ao intervalo, já ganhavam por confortável 9-14. A jogar ‘em casa’, Rui Silva foi o melhor marcador da partida, com sete golos.

Terminada a primeira volta, lidera o FC Porto, com 33 pontos, seguido do Sporting e ABC/UMinho, ambos com 28. O SL Benfica é quarto, com 27.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais