Campeonato Fidelidade Andebol 1: Liberty Seguros ABC/UMinho vence Águas Santas Milaneza

PUB

A 12ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1 – a primeira da segunda volta desta campeonato, disputou-se integralmente neste sábado, 6 de Dezembro.

No “prato mais forte” da jornada, o Liberty Seguros ABC/UMinho venceu esta noite o Águas Santas por 27-23 (11-14 ao intervalo), um resultado que não espelha o equilíbrio que marcou toda a partida e durante a qual os maiatos comandaram quase sempre o marcador. Uma vitória feliz da equipa que esteve melhor nos momentos finais do jogo.

A partida começou sob o signo do equilíbrio nos primeiros minutos, com empates sucessivos até ao 5-5 (11 minutos). A primeira vantagem de dois golos (5-7) favoreceu o Águas Santas, numa altura em que os bracarenses jogavam em inferioridade numérica por exclusão de Pedro Marques. Vantagem que os maiatos foram segurando, muito pelo bom desempenho aos seis metros e a atenção de Telmo Ferreira. Aos 20 minutos, e a perder 7-9, Carlos Resende solicita o primeiro ‘time-out’. Acumulando muitas falhas o ataque, o ABC permitiu que o Águas Santas, em sucessivos contra-ataques, ampliasse a vantagem (7-10, aos 22 m). Já com Nuno Rebelo e Carlos Martins à direita, e Diogo Branquinho na ponta esquerda, o ABC voltou a encostar-se (9-10) mas por pouco tempo. O intervalo chegou com o Águas Santas confortavelmente na frente do marcador (11-14).

Tal como no primeiro tempo, a segunda parte começou com equilíbrio. E continuou com momentos menos interessantes e o Liberty Seguros ABC/UMinho a colar-se de novo, à passagem do minuto 43 (17-18), também numa altura em que jogava em superioridade numérica. Fábio Vidrago empatou o jogo precisamente a meio do segundo tempo (18-18) e à passagem minuto 47, com o seu terceiro golo consecutivo, passou pela primeira vez o Liberty Seguros ABC/UMinho para a frente do marcador (20-19) ampliando a vantagem de seguida. A reação do Águas Santas não se fez esperar mas foi novamente Fábio Vidrago a colocar a sua equipa com dois golos de vantagem (23-21) a seis minutos do final. Grande emoção para o lavar dos cestos, sem que nenhuma equipa conseguisse descolar. Nuno Grilo, com dois golos consecutivos, deu à equipa da casa uma vantagem de três golos, a menos de dois minutos do fim, tranquilizando uma equipa que esteve quase todo o tempo com a perspetiva de não amealhar os três pontos da vitória.

No Funchal, como se esperava, o jogo entre Madeira Sad e Delta Belenenses foi muito equilibrado. Ao intervalo, vantagem de um golo para a equipa do Restelo (12-13). Com cinco minutos jogados no segundo tempo, o Madeira Sad inverteu o resultado (15-14) e foi segurando a vantagem no marcador até aos 54 minutos, altura em que o Delta Belenenses voltou a igualar a partida (19-19), mas foi a formação da casa que voltou a adiantar-se e já não permitiu mais nenhum golo ao adversário. O Madeira Sad venceu por 22-19.

No Dragão Caixa, os primeiros minutos entre o FC Porto e o Passos Manuel foram de algum equilíbrio (5-5 aos sete minutos), mas como se esperava o FC Porto tomou a liderança do marcador e foi, pouco a pouco, aumentando a vantagem. Ao intervalo, a equipa de Obradovic – que aproveitou a oportunidade para a estreia, dos jogadores juniores Leandro Semedo e David Sousa (na baliza) na equipa A – já ganhava por 20-14. A segunda parte trouxe a confirmação do favoritismo do FC Porto neste encontro, que venceu o Passos Manuel por 37-27.

Em Guimarães, o Xico Andebol entrou melhor em campo (3-1), mas poucos minutos bastaram para o SL Benfica dar a volta ao resultado. No entanto, o Xico Andebol soube discutir o resultado durante a primeira parte, que acabou por ser mais equilibrada do que inicialmente se poderia esperar. Ao intervalo, o SL Benfica ganhava pela vantagem mínima, 16-15. A equipa da Luz entrou melhor para a segunda parte, seguiu na frente do marcador e a diferença de golos entre as duas equipas foi aumentando, com o decorrer do jogo. No entanto, o Xico Andebol nunca desistiu de procurar a vitória e já na recta final, igualou a 29 golos, colocando a pressão do lado benfiquista que respondeu como se esperava e voltou a adiantar-se no marcador, assegurando a vitória por 34-29.

Em Santo Tirso, o jogo só foi equilibrado nos minutos iniciais (2-2), mas a meio da primeira parte o Sporting CP já levava cinco golos de vantagem (5-10). O Ginásio St. Tirso não conseguiu acompanhar o ritmo de jogo rápido que o Sporting impunha e, ao intervalo, os leões ganhavam já por 18-7. A segunda parte foi a continuação da primeira, com o domínio absoluto do Sporting CP, que o GC Santo Tirso não conseguiu contrariar. A meio da segunda parte, o Sporting CP levava já vinte golos de vantagem (11-31) e, sem dificuldade, a equipa leonina venceu o Stº Tirso por expressivos 41-15.

Como se previa, o jogo entre Maia-Ismai e Sp. Horta foi bastante equilibrado. A meio da primeira parte, o Sp. Horta ganhou vantagem sobre o Maia-Ismai e foi mantendo uma curta vantagem de dois golos sobre a equipa da casa que, no final da primeira parte, era de 17-15. O início do segundo tempo correu melhor ao Horta, que aumentou a vantagem para quatro golos (20-16). O Maia-Ismai estava com dificuldades em “apanhar” o Sporting da Horta que não desperdiçava a oportunidade de se distanciar no marcador e, a quinze minutos do apito final, o Maia-Ismai perdia por 28-21. O Sp. Horta segurou a vantagem até ao fim e venceu por 36-30.

Resultados da 12.ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, a disputar integralmente este sábado:

– Madeira SAD : Delta Belenenses, 22-19 (12-13)
– Liberty Seguros ABC/UMinho : Águas Santas Milaneza, 27-23 (11-14)
– FCPorto : Passos Manuel, 37-27 (20-14)
– Xico Andebol – SL Benfica, 29-34 (15-16)
– Ginásio St. Tirso : Sporting CP, 15-41 (7-18)
– Maia ISMAI : Sp. Horta, 30-36 (15-17)

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais