Qualificação Mundial 2015: derrota inglória frente à Turquia

PUB

No primeiro jogo do Grupo 2 da fase de apuramento europeia para o ‘play-off’ do Campeonato do Mundo de 2015, Portugal defrontou a Turquia, em Stockerau – local onde se vão realizar todos os jogos, até ao próximo sábado.

Patrícia Rodrigues inaugurou o marcador no primeiro minuto de jogo, na conversão de um livre de sete metros e, nos primeiros minutos, o jogo foi marcado pela alternância no marcador. Depois da Turquia ter estado em vantagem (3-2) ainda antes dos cinco minutos, Portugal deu a volta ao marcador (4-3), mas perto do minuto 10, a Turquia voltou a adiantar-se e, com um parcial de 4-0, ficou a ganhar por 8-5. A formação lusa recuperou até à diferença mínima (9-8), mas não conseguiu evitar nova desvantagem de três golos (12-9), quando já se tinham jogado vinte minutos. Portugal reagiu da melhor forma e empatou a 13 golos, a três minutos do fim da primeira parte e, até ao intervalo, ainda houve tempo para um golo para cada lado. 14-14 era o resultado ao intervalo.

As turcas voltaram a sair na frente do marcador, no início da segunda parte e chegaram a ter, novamente, três golos de vantagem (20-17). Numa excelente respostas – 5 golos sem resposta – o marcador assinalou nova reviravolta – 20-22 para Portugal, a meio da segunda parte. As comandadas de Sandra Fernandes foram mantendo a vantagem e, a sete minutos do fim, Renata Tavares foi desqualificada, por acumulação de exclusões; com pouco mais de cinco minutos para se jogar, Portugal conseguiu ter uma vantagem de três golos (23-26), mas as turcas pressionaram e conseguiram restabelecer o empate (27-27), a pouco mais de dois minutos para o apito final. Em inferioridade numérica, Portugal já não conseguiu voltar a marcar e sofreu o golo que ditou a derrota lusa a cinco segundos do fim do apito final.

“Não merecíamos perder”, começa por dizer Sandra Fernandes, antes mesmo de fazer uma breve análise do jogo: “foi um jogo muito equilibrado, do início ao fim. Na primeira parte, a Turquia conseguiu um desnível no ataque e nós permitimos isso porque cometemos algumas falhas técnicas. Depois, a partir dos vinte minutos, equilibrámos as coisas, percebemos a dinâmica da Turquia e anulámos os pontos fortes delas. Agora, fica tudo em aberto, amanhã temos novo jogo, é uma nova luta para ganhar”, garante a seleccionadora, que se mostrou satisfeita com o desempenho da equipa: “estou orgulhosa pelo que todas fizeram hoje e por todo o trabalho, todo o empenho e toda a dedicação, não mereciam perder”, diz.

Patrícia Rodrigues e Mónica Soares foram as melhores marcadoras, com seis golos cada. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Portugal joga amanhã, sexta-feira, com a Áustria, a partir das 17h00.

Os jogos podem ser acompanhados através do Liveticker na página da EHF.

Grupo 2 da fase de apuramento europeia para o ‘play-off’ do Campeonato do Mundo de 2015

1ª jornada – quinta-feira, 04.12.14
18h00 (17h00 em Portugal) – Turquia : Portugal, 28-27 (14-14)
20h15 – Áustria : Israel, 41-15 (21-7)

2ª jornada – sexta-feira, 05.12.14
18h00 (17h00 em Portugal) – Áustria : Portugal
20h15 – Israel : Turquia

3ª jornada – sábado, 06.12.14

14h20 (13h20 em Portugal) – Portugal : Israel
18h25 – Turquia – Áustria

Todas as informações sobre a qualificação para o play-off de apuramento ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Dinamarca 2015 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais