Receção na Câmara de Pinhel e treino marcam primeiro dia de estágio

PUB

A seleção nacional sénior masculina de Portugal concentrou-se esta tarde em Pinhel onde, até ao início do próximo dia 30, cumpre um estágio que contempla a participação no «Torneio Inter Municipal do Vale do Côa», três jogos com a congénere da Roménia.

O primeiro dia de estágio ficou marcado pela receção na Câmara Municipal de Pinhel, cerimónia que decorreu antes do treino que pouco depois teve lugar no pavilhão municipal onde este sábado (21 h. – Sportv 1) Portugal defronta a Roménia. A comitiva nacional foi recebida no salão nobre do município de Pinhel, pelo presidente Rui Ventura e pelos vereadores Maria Lucília Coelho, Irene Fonseca e Luís Poço.

No uso da palavra, o presidente da Câmara saudou toda a comitiva a quem recordou que “para o município de Pinhel o andebol é importante, por isso temos vindo a manter esta parceria com a FAP há cerca de oito anos”. O presidente da edilidade, que nutre um carinho especial pela modalidade, deixou palavras de apreço para com o selecionador nacional que “trabalhou e muito contribuiu para que a principal seleção nacional de Portugal aqui estivesse”. Joaquim Escada, Coordenador dos Projetos de Desenvolvimento Regional, e Miguel Fonseca, presidente da Comissão Administrativa da Associação de Andebol da Guarda, ouviram também palavras elogiosas por parte de Rui Ventura. O espírito de equipa manifestado pelos três municípios – Pinhel, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo – foi também apontado como exemplo a seguir não só no desporto como noutras atividades. ~

Joaquim Escada, em nome do presidente da FAP, começou por referir que “é muito fácil trabalhar nesta região e com estas autarquias” porque “a linguagem é prática, de pessoas que querem fazer e mostrar coisas”, terminando por agradecer às três autarquias envolvidas. No andebol, percebemos isso há muito tempo”.

Rolando Freitas agradeceu a receção promovida pela autarquia e foi mais longe ao referir que “trouxemos a seleção ‘A’ até à região e viemos cá encontrar uma outra seleção – a seleção constituída por estes três municípios que se têm interligado e comportado como uma verdadeira equipa, uma verdadeira seleção, unidos em torno de um objetivo comum, que é promover a sua região”. A cerimónia terminou com o capitão Tiago Rocha a fazer a entrega de uma lembrança ao presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

AUMENTAR EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Antes do treino que os 17 jogadores (ver nota abaixo) realizaram no Multiusos de Pinhel, Rolando Freitas deu conta dos objetivos principais desta concentração. “Com este estágio pretendemos aumentar a experiência internacional dos nossos jogadores, com mais três jogos internacionais, frente a uma seleção forte, como é a Roménia, que também tem estado ‘apertada’ nesta margem estreita que é tentar chegar às grandes competições internacionais”, referiu o selecionador nacional. “ Vamos também aproveitar a oportunidade para rever alguns jogadores que não têm sido chamados recentemente mas que temos vindo a acompanhar o seu percurso e temos agora oportunidade de os ver mais de perto, juntamente com os outros atletas, e é mais uma etapa de preparação com vista aos jogos oficias que vão decorrer em finais de Abril”.

PEDRO SPÍNOLA DISPENSADO

Entretanto, Pedro Spínola foi dispensado do estágio depois de ao início da tarde ter efetuado exame radiológico que confirmou a sua indisponibilidade para participar no estágio e nos três jogos frente à Roménia, não tendo a equipa técnica chamado qualquer outro jogador. Recorde-se que anteriormente, e também por impedimento físico, o selecionador procedeu a uma alteração na convocatória, chamando Telmo Ferreira (Águas Santas Milaneza) para o lugar de Ricardo Caneiras (Sporting CP).

Recorde-se que os três jogos com a seleção ‘A’ da Roménia vão decorrer em Pinhel (27 Dezembro – 21h. – Sportv); Mêda (28 de Dezembro – 17 h. – ANDEBOL|tv) e Figueira de Castelo Rodrigo (29 de Dezembro – 21 h. – ANDEBOL|tv).
Terminado o estágio, na manhã do dia 30 de Dezembro, a seleção nacional volta a concentrar-se no dia 3 de Janeiro de 2015, para um estágio que inclui a participação no Torneio Internacional do Qatar. Nesse sentido, será divulgada nova convocatória no dia 30 de Dezembro.

Patrocinadores Institucionais