Torneio Inter-Municipal do Vale do Coa apresentado em Mêda

PUB

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Mêda acolheu ao final da tarde de ontem a cerimónia de assinatura do protocolo e apresentação do «Torneio Inter-Municipal Vale do Coa», competição que vai decorrer entre 27 e 29 de Dezembro próximo naquela região com a presença das seleções nacionais seniores masculinos de Portugal e Roménia.

A referida cerimónia contou com a presença dos Senhores Presidentes e Vereadores das três Câmaras Municipais envolvidas: Anselmo Sousa (presidente) e Paulo Esteves (vice-presidente), da autarquia da Mêda; Rui Ventura (presidente) e Maria Lucília Guedes (vereadora Desporto), da autarquia de Pinhel e Paulo Langrouva (presidente) e Nelson Bolota (vereador do Desporto), da autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo.

Por parte da Federação de Andebol de Portugal marcaram presença o selecionador nacional, Rolando Freitas, e o Coordenador dos Projetos de Desenvolvimento Regional, Joaquim Escada, bem como o presidente da Comissão Administrativa da Associação de Andebol da Guarda, Miguel Fonseca.

O PAPEL DAS AUTARQUIAS NO DESENVOLVIMENTO DO DESPORTO

Na impossibilidade da presença do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, por compromissos de agenda anteriormente assumidos, coube a Joaquim Escada, Coordenador dos Projetos de Desenvolvimento Regional, abrir a cerimónia, com uma intervenção onde, depois de saudar todos os presentes, destacou o papel das autarquias em todo o processo de desenvolvimento e divulgação das modalidades em geral e do Andebol em particular, considerando mesmo que “as autarquias são as únicas entidades que apoiam, de forma séria, o desporto em Portugal, assinando estas parcerias”. Joaquim Escada relembrou depois alguns dos acontecimentos que já se realizaram na região ao abrigo dos protocolos assinados com estas autarquias. “Depois do Scandibérico, cá estamos com a seleção A de Portugal, o que representa a ‘cereja no topo do bolo'”, relembrou Joaquim Escada. “Para as autarquias que recebem estes eventos, esta é uma magnífica oportunidade de divulgarem os seus excelentes produtos, que os têm tão bons”.
A finalizar, o Coordenador lembrou que “estas iniciativas só são possíveis dado o entendimento entre os municípios e a Federação de Andebol de Portugal, que tem todo o interesse em divulgar a modalidade de uma forma global, por todo o território nacional.”

MOMENTO IMPORTANTE DA PREPARAÇÃO

Seguiu-se Rolando Freitas, o selecionador nacional, que começou por recordar que“para nós, para a seleção nacional, é muito importante podermos continuar este trabalho que já iniciámos há algum tempo, de divulgação da modalidade nesta região. Esse trabalho ficaria incompleto se não trouxessemos aqui a seleção nacional principal de Portugal. É um processo natural na evolução da relação entre a FAP e estes municípios”. Rolando Freitas recordou que a seleção de todos nós está em plena campanha de preparação para o campeonato da Europa de 2016, “tivemos os primeiros jogos em Outubro e Novembro, e voltaremos a jogar em Abril com a Ucrânia, tendo agora oportunidade de fazer três jogos em Portugal, com uma seleção forte, como a Roménia, com tradições no andebol latino”. Trata-se de um estágio importante, segundo o selecionador nacional, “a que se seguirá outro, em Janeiro próximo, duas etapas imprescindíveis no nosso trabalho. Temos de agradecer a oportunidade que nos concederam para fazer este estágio, e estes três jogos com a Roménia, ficando da nossa parte a promessa de vos poder presentear com três bons jogos”.

Rolando Freitas lembrou depois que também as seleções nacionais de juniores ‘A’ e ‘B’ de Portugal estarão na região a estagiar, exatamente na mesma altura da realização do torneio, recordando que, no que à seleção de juniores A, tem uma missão muita específica e muito próxima que é “em Janeiro, disputar, em Espanha, o apuramento para o Mundial do Brasil. Este é o seu último estágio antes de viajarem para Oviedo, onde disputarão a qualificação com a Espanha e com a Ucrânia. Espero que Mêda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo sejam talismã.”

BOA ARTICULAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS VIZINHOS

Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, deu conta da “honra em estar aqui a apresentar mais um evento que representa mais uma aliança e esforço comum destes três municípios, em prol do desenvolvimento do território e da divulgação da modalidade Andebol”. Para o presidente da edilidade, este evento “representa um esforço significativo para os município, um investimento que está a ser feito junto das Escolas em colaboração com a Federação”. O facto de ser a seleção nacional A foi um fator relevado por Paulo Langrouva, já que “projeta não só a modalidade mas dignifica o território, trazendo mais visitantes e turistas à região. Ao mesmo tempo, serve de exemplo para os mais jovens”. Paulo Langrouva recordou que “é possível, quando há vontade, a conjugação de esforços de municípios vizinhos. Tem havido, e continuará a haver boa articulação e temos já outros projectos programados”.

ANDEBOL AJUDOU A TRABALHAR EM CONJUNTO

Usou depois da palavra o presidente da autarquia de Pinhel que começou por salientar que “estamos perante um parceria feliz, que promove a região no seu conjunto. Pretendemos que o nosso território seja procurado”, referiu Rui Ventura para, de seguida, “agradecer à FAP e especialmente ao selecionador nacional a possibilidade de trazer até à região a principal seleção nacional de andebol”. Rui Ventura salientou também o facto desta parceria mostrar que “é possível o entendimento entre autarquias vizinhas, independentemente das cores partidárias dos seus executivos. E o andebol foi importante para todos percebermos que, em conjunto, podemos fazer várias coisas”. O presidente da Câmara de Pinhel fez votos para que “esta parceria se mantenha , fazendo que o nosso território seja promovido”.

TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Antes da assinatura dos protocolos, tomou a palavra o anfitrião, Anselmo Sousa, presidente da Câmara Municipal de Mêda que reiterou “a grande satisfação sentida na assinatura de mais este protocolo. Estes eventos, e o Desporto em si, são extremamente importantes não só para a modalidade, como também para a divulgação dos nossos concelhos, que estão aqui tão isolados, e através destes eventos e do Desporto, conseguimos trazer aqui as pessoas, mostrando-lhes o que de melhor temos, como o património e gastronomia.” Anselmo Sousa realçou depois que “estas parcerias reforçam a nossa coesão territorial e, sem dúvida que, todos juntos, tornámo-nos mais fortes”. O Presidente da Câmara de Mêda terminou “fazendo votos que este torneio seja um sucesso como foi o Scandibérico”.

PROTOCOLOS ASSINADOS

A cerimónia terminou com a assinatura dos protocolos referentes à realização do Torneio Inter-Municipal do Vale do Coa e da presença das seleções nacionais juniores ‘A’ e ‘B’ em estágios que vão, em simultâneo, decorrer na região, fazendo do Vale do Coa a capital nacional do Andebol durante uma semana.

Adiante-se que o «Torneio Inter-Municipal Vale do Coa» tem prevista a realização de três jogos entre as seleções masculinas seniores de Portugal e Roménia, a realizar nos dias 27 de Dezembro, em Pinhel (21 h. – SportTv); 28 de Dezembro, em Mêda (17 h. – ANDEBOL|tv) e dia 29 de Dezembro, em Figueira de Castelo Rodrigo (21 h. – ANDEBOL|tv).

Patrocinadores Institucionais