Campeonato Fidelidade Andebol 1: ABC vence SL Benfica e segura terceiro lugar

PUB

O Liberty Seguros ABC/UMinho venceu esta tarde o S.L. Benfica por 29-24, em jogo da 19.ª jornada da fase regular do Andebol 1. Com este triunfo, os bracarenses consolidaram o terceiro lugar, enquanto o SL Benfica desceu para quarto, a dois pontos do ABC/UMinho.

Os primeiros minutos da partida até foram equilibrados. A perder por 4-5 aos sete minutos, é Fábio Vidrago que empata a cinco em contra ataque. Do lado contrário, os pontas do SL Benfica mostravam-se muito eficientes, e não demoraram a colocar de novo a sua equipa com dois golos de vantagem (5-7). Com um parcial de 3-0 o ABC coloca-se pela primeira vez na frente do marcador, graças a um golo de David Tavares (8-7). Os bracarenses passaram aos 15 minutos com dois golos de vantagem (10-8). Novamente com os pontas em evidência, o SL Benfica volta a passar para a frente do marcador, graças a três golos de Dario Andrade. A reação dos comandados de Carlos Resende não se fez esperar e foi David Tavares, na concretização de um livre de sete metros, que recolocou a sua equipa na frente (13-12). A perder por 14-12 (25 m.) Mariano Ortega troca de guarda-redes e faz entrar Vicente Álamo. Pouco depois, os bracarenses conseguiam a maior vantagem da partida (15-12) e entram mesmo no minuto final com quatro golos de vantagem, mas o SL. Benfica ainda reduziu até ao intervalo (17-14).

Os primeiros minutos dos segundo tempo voltaram a ser de equilíbrio e de poucos golos. Mas duas ações atacantes bem conseguidas pelos bracarenses, colocaram o marcador em 21-16 “obrigando” Mariano Ortega a solicitar um “time-out”. A explorar bem o jogo pelos seis metros, o SL Benfica não conseguiu o rendimento esperado já que, por três vezes, José Costa viu Humberto Gomes e o poste gorar os seus intentos. O último quarto de hora chegou com o ABC na frente (24-20) e Antônio Areia a desperdiçar um livre de sete metros que poderia ter aproximado as equipas. Quem não marca sofre e, pouco depois, o ABC chegou à vantagem de seis golos (26-20), quando faltavam ainda 11 minutos para jogar. Em dupla inferioridade numérica, a vencer por 26-21, com pouco mais de 10 minutos para jogar e três jogadores com duas exclusões (Grilo, Rebelo e Pesqueira) Carlos Resende adivinha problemas e solicita “time-out”. Os seus receios confirmaram-se pouco depois, com a desqualificação a Pesqueira (27-22 aos 22m31s.). À entrada dos cinco minutos finais Pedro Seabra faz um golo importante (28-22). Pouco depois Humberto saca um livre de sete metros quando faltavam quatro minutos para o fecho (28-22). Dai até ao fim, foi curta a história do jogo.

Da leitura da estatística, ressalta a eficácia de Humberto Gomes (39%) e os cem por cento de eficiência de Ricardo Pesqueira e João Pais (dois em dois) e os 88% de Dario Andrade, com sete em oito. Fábio Vidrago, João Pinho e Pedro Seabra Marques, com 80%, com quatro golos em cinco tentativas, também se evidenciaram. Tudo isto numa partida correta mas viril e onde – diz a estatística – se verificaram 15 exclusões temporárias.

Nos outros jogos da ronda, no Funchal, o Madeira SAD confirmou o favoritismo e venceu o Xico Andebol por 16-12, numa partida em que os insulares já seguiam na frente ao intervalo (16-12), na Maia o Águas Santas Milaneza que, depois de ao intervalo perder por 19-20, acabou por vencer o Passos Manuel por 37-32; e no Dragão Caixa o FC Porto não teve dificuldades em ultrapassar o Ginásio de Santo Tirso (37-22, com 18-12 ao intervalo).

Ainda na Maia, o Sporting CP, depois de uma primeira parte equilibrada (11-13), impôs-se ao Maia ISMAI e confirmou o seu favoritismo.

A jornada terminou esta moita com o jogo Sp. Horta-Delta Belenenses, partida importante na luta pelo oitavo lugar. Triunfo dos insulares que assim reforçam a sua candidatura a um lugar no grupo A da fase final.

Resultados dos jogos da 19.ª jornada do Andebol 1, realizados este sábado:

Madeira SAD-Xico Andebol, 29-24 (16-12)
ABC/UMinho-SL Benfica, 29-24 (17-14)
Águas Santas-Passos Manuel, 37-32 (19-20)
FC Porto-Gin. Santo Tirso, 37-22 (18-12)
Maia ISMAI-Sporting CP, 21-29 (11-13)
Sp. Horta-Delta Belenenses. 26-22 (13-13)

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais