Juniores A de Portugal vencem Israel antes de partirem para Espanha

PUB

A seleção nacional de Juniores A de Portugal venceu esta tarde Israel por 36-30, em jogo particular inserido no estágio que a formação de Luís Monteiro está a realizar antes de partir para Espanha, onde vai disputar a fase de apuramento para o Mundial do escalão, que vai decorrer no Brasil. Ao intervalo, os lusos perdiam por 17-18.

Portugal entrou muito bem na partida, chegando facilmente a uma vantagem de três golos (4-1) o que levou o treinador de Israel a solicitar o primeiro ‘time-out’ pouco depois. Reação rápida dos israelitas que, logo após verem o seu guarda redes parar um livre de sete metros, reduziram para tangencial 7-6. O empate viria pouco depois, assim como o ‘time-ou’t do técnico nacional, Luis Monteiro. À entrada do segundo quarto de hora da partida, e aproveitando bem as falhas do ataque português, já Israel estava na frente do marcador (7-9). Aos 16 minutos, e a perder por 7-10, Portugal faz várias mexidas no sete, o empate a 13 acontece pouco depois e as duas equipas entram nos derradeiros cinco minutos da primeira parte separadas por um golo (15-16). O tempo que faltava jogar apenas rendeu quatro golos, dois para cada equipa, pelo que Israel foi para o descanso a ganhar por 17-18.

MELHORIA NO SEGUNDO TEMPO

Para o segundo tempo Luís Monteiro procedeu a algumas trocas, a começar pela baliza onde João Moniz deu lugar ao vimaranense Pedro Carvalho. Na lateral esquerda apareceu Alexandre Cavalcantti.Não foi preciso esperar mais do que quatro minutos para Portugal regressar ao comando do marcador (21-20), graças a uma boa entrada de Miguel Martins. Branquinho e Davide Carvalho desperdiçaram excelentes oportunidades para ampliar a vantagem, ao contrário de Miguel Martins que, na conversão de um livre de sete metros, colocou Portugal a vencer por 24-22. Estava dado o mote para o acerto do ataque luso que rapidamente colocou a diferença em cinco golos (27-22, aos 43 minutos) resultado que levou à intervenção do técnico israelita. A partir daqui o domínio de Portugal foi claro e o resultado foi-se acumulando, com os comandados de Luis Monteiro a passarem aos 49 minutos a vencer por 31-24. A oito minutos do final, novo time-out, desta feita pedido pelo técnico israelita, numa altura em que a sua equipa perdia por 33-25. Portugal terminava o jogo claramente por cima, com uma defesa forte e alta que causou sempre muitas dificuldades ao adversário. A jogar contra o relógio, a equipa de Israel precipitou alguns ataques, adiantou a defesa, mas Portugal soube sempre ultrapassar esses obstáculos e terminou com uma vitória clara (36-30).

LUIS MONTEIRO
“Jogo não teve uma história simples”

No final da partida o selecionador nacional mostrava-se satisfeito com mais esta sessão de trabalho, relevando também o facto da FAP ter possibilitado a realização deste encontro de caráter particular.

“Antes de mais queria salientar que é muito importante para nós poder ter um jogo de preparação e um treino de conjunto de preparação com uma seleção. Temos consciência de que a federação faz um esforço grande nesse sentido, o que reconheço”, começou por referir Luís Monteiro, para depois abordar o jogo. “Fiquei satisfeito. Naturalmente que nunca ficámos satisfeitos a cem por cento mas entrámos bem no jogo, a ganhar 4-1 e 7-4 já com dois livres de sete metros falhados. A sensação que me deu é que os jogadores ficaram demasiado confortáveis. Talvez tenham achado que o jogo tinha uma história simples de contar e não teve… Israel defendeu muitas vezes “3 x 3″, é uma equipa complexa, quer a defender quer a atacar, já que não tem muita envergadura mas tenta combater essa falta de envergadura com outro tipo de recursos. Tivemos dificuldades em adaptar-nos e o ataque organizado na primeira parte não correu muito bem”, reconheceu Luís Monteiro. “Mesmo assim marcamos 17 golos mas nunca encaixámos a defesa. Experimentamos diversos sistemas, demos tempo de jogo a todos os jogadores com a alternância de sistemas defensivos. E depois de uma conversa com estes jovens que já têm alguma maturidade porque já jogam em equipas seniores eles perceberam que não podiam ir no estilo de jogo de Israel, um estilo confuso mas em que os israelitas se sentem confortáveis, encaizámos nisso, começamos a defender ainda, o ataque passou a ser mais pausado, chegamos a estar a ganhar por oito e terminámos com uma vitória por seis golos de diferença”

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

Três candidatos a uma vaga na qualificação

Portugal, Ucrânia e a organizadora da qualificação, Espanha, são as três selecções que compõem o Grupo 7, cujos jogos se vão disputar em Oviedo. Dos três, apenas o primeiro classificado do grupo garante presença na fase final do Campeonato do Mundo de Sub21 Masculinos, que será de 19 de Julho a 2 de Agosto de 2015, no Brasil.

De acordo com o calendário, Portugal começa a qualificação de fora, a assistir ao primeiro jogo, entre Espanha e Ucrânia, na sexta-feira, dia 9 de Janeiro; os Sub21 entram em acção no sábado, dia 10, em jogo com a Ucrânia e defrontam a Espanha no dia seguinte, domingo. Todos os jogos são às 15h00 portuguesas (16h locais), no Palacio Municipal de los Deportes em Oviedo.

Calendário de jogos

Jogo Particular
06.01.15, 18h00, Pav. Xico Andebol – Portugal : Israel, 36-30 (17-18)

Qualificação Campeonato do Mundo de Sub21 Masculinos – Grupo 7

09.01.15, 16h00 – Ucrânia : Espanha
10.01.15, 16h00 – Portugal : Ucrânia
11.01.15, 16h00 – Espanha : Portugal

Patrocinadores Institucionais