O Andebol está de volta ao JAC de Santiago do Cacém

PUB

Depois de um interregno, o Juventude Atlético Clube (JAC) volta a escrever mais um capítulo da sua já longa história no Andebol.

O Andebol está de volta a Santiago do Cacém

De mãos dadas com a autarquia e o Agrupamento Escolar, o Juventude Atlético Clube (JAC) quer voltar a colocar Santiago do Cacém na rota do andebol. Numa iniciativa conjunta do JAC, do Agrupamento Escolar de Santiago do Cacém, do Município de Santiago do Cacém e da Federação de Andebol de Portugal, o clube dedicou um dia ao Andebol 4 Kids, naquele que, para muitos, foi o primeiro contacto com o andebol.

Marizete, funcionária do JAC, recorda os tempos em que o andebol reinava, no clube: “Trabalho há 17 anos aqui para o Juventude Atlético Clube. O andebol foi uma actividade onde tínhamos muitos, muitos miúdos, quando eu vim para cá, em 1997. Tínhamos desde minis até aos seniores e agora nem Andebol temos cá. Este recomeço é bom para a população e para o JAC”, afirma, com a certeza do que o futuro reserva.

Memórias partilhadas pelo vereador do desporto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Norberto Barradas: “Havia, entre as escolas, competição mesmo a nível distrital. Ainda me lembro da participação com as escolas de Setúbal, Almada, em campeonatos e torneios que se faziam. Havia até alguma rivalidade entre essas escolas”, recorda, com um ligeiro sorriso.

O JAC quer oferecer mais uma modalidade aos muitos jovens de Santiago do Cacém e para cativar mais praticantes para o Andebol, a parceria com as escolas é fundamental, como nos contou Clara Boavista: “O JAC pediu-nos ajuda para cativar o maior número possível de atletas para darem início ao Andebol. Até agora está a correr bem e vamos ver qual é o resultado depois da iniciativa que aqui tivemos”. A professora da Escola Secundária Manuel da Fonseca reforça a importância da escola na ligação ao clube: “Tem de haver uma ligação próxima do clube com os encarregados de educação, isso é fundamental. Às vezes os encarregados de educação não têm muito conhecimento de como funciona a parte desportiva e os diretores de turma do 1º ciclo também vão ser esse elo de ligação.“

O Andebol em Santiago do Cacém não é novidade para alguns. Ofegante, entre jogos, o Lucas Silva, de 8 anos, conta que “já conhecia o andebol, às vezes jogo com o meu pai. E também vinha aqui ver os jogos. Eu gostava mesmo era de ser guarda-redes mas a minha mãe não me deixa”, lamenta-se. Mas já tem argumentos para convencer a mãe a deixá-lo ir praticar Andebol: “Vou-lhe dizer que gosto muito deste desporto e que já sei como é que isto funciona e nunca vou desistir de fazer isto”, compromete-se. Também a Beatriz Silva, de 9 anos, “já conhecia o andebol das aulas de ginástica. É muito divertido, gosto de passar a bola aos outros e não gosto muito de estar na baliza. Secalhar venho para cá jogar!”, conta, animada.

Para outros, contudo, é uma modalidade a descobrir. A Claudia Pereira, de 9 anos, “não conhecia o Andebol e joguei pela primeira vez. Achei divertido, podes marcar golos, podes ir à baliza, podes andar a correr atrás duma bola…”, diz ela.

O JAC tem, no Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, um grande apoio no incentivo à prática desportiva, particularmente na pessoa do seu Director, Manuel Botelho Mourão. Grande defensor da prática da atividade física desportiva, é peremptório nas afirmações que faz: “Eu penso que as escolas públicas têm várias falhas, começando logo pelo pré-escolar. Falta actividade física desportiva, porque são idades em que os meninos mais querem correr, saltar, jogar, interagir. O que tenho sentido devido às funções que exerço é que há essa predisposição das crianças para correr e jogar e as escolas têm-nos 25 horas por semana sentados a uma secretária.” Por isso, não hesita em colaborar com o JAC: “tudo o que apareça no meio que possa colaborar com as escolas para que, nestas idades do pré-escolar e 1º ciclo, são benvindas e apoiadas por mim. Só haverá um crescimento completo da pessoa humana se for possível que todas as capacidades e competências venham ao de cima”, defende Manuel Botelho Mourão.

O sucesso do JAC passa, inevitavelmente, pelo apoio dos pais. José Luis Santos, pai de uma menina que já jogou no JAC, está satisfeito com esta novidade: “Vejo com bons olhos este recomeço, foi um clube onde eu cresci também. Também vou apoiar o regresso do andebol e a prática do desporto. Nós, como temos uma grande história no andebol aqui no JAC, com 20 anos já, é importante passarmos algum conhecimento e fazermos algumas equipas. Quem sabe, até, levarmos alguns jogadores às selecções! “, ambiciona.

Autarquia na primeira linha do incentivo à práctica desportiva

O Andebol é uma modalidade pela qual o próprio Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, nutre especial simpatia: “Conheço bem o andebol, eu próprio pratiquei, como federado, duas épocas em Alvalade, de onde sou natural. Tenho um carinho especial por este desporto porque o pratiquei”, conta o autarca. E destaca a importância da iniciativa do JAC: “O que é importante sublinhar é a iniciativa do JAC em trazer de novo esta modalidade aos miúdos de Santiago. Para muitos deles, tiveram há pouco tempo o primeiro contacto com o andebol. Espero que muitos deles fiquem “com o bichinho” e que possa surgir a organização de equipas para competir porque o desporto é, de facto, das coisas mais importantes que a vida nos dá, em particular nos jovens.”

Defende, também, a importância do desporto no geral: “A práctica desportiva, para além de ser boa para o próprio ser humano é também muito importante para a transmissão de valores, camaradagem, trabalho de equipa”, reconhece.

E assegura o apoio da Câmara Municipal a este projeto: “A autarquia, dentro das nossas possibilidades, está na primeira linha do incentivo à práctica desportiva. O JAC é um clube muito eclético, isso é muito importante e a autarquia está “de corpo e alma” no apoio a esta iniciativa.“

No mesmo registo, o vereador do desporto reconhece que “o clube atravessa uma fase difícil devido aos encargos que tem com este pavilhão, que tem condições excelentes para a prática do desporto e estão empenhados em desenvolver mais esta actividade desportiva”. E acrescenta que “nós, câmara municipal, estamos também empenhados em ajudá-los neste sentido. Tudo faremos para que isso aconteça”, garante Norberto Barradas.

Patrocinadores Institucionais