Portugal é a 9ª melhor seleção jovem da Europa e integrará a 1ª Divisão do Campeonato Europeu 2016

PUB

A nova forma de disputa dos Campeonatos da Europa nos escalões jovens foi aprovado no 12º Congresso da EHF, realizado em Dublin em Setembro de 2014. A primeira competição a ser realizada de acordo com o novo modelo será o Campeonato da Europa Juniores Masculinos Sub 18, em Agosto de 2016.

Com o novo modelo, deixarão de existir as atuais fases de qualificação e as seleções nacionais serão integradas em 2 divisões, com base nos resultados obtidos nos últimos oito anos.

Portugal vai disputar a 1ª Divisão do Campeonato da Europa Juniores Masculinos Sub 18, uma vez que, de acordo com o ranking da EHF (que pode ser consultado aqui, em anexo), Portugal ocupa o 9º lugar.

“Portugal é a 9ª melhor seleção jovem da Europa”

O coordenador das seleções nacionais, Rolando Freitas, orgulha-se da classificação de Portugal: “É com grande orgulho e respeito pelo trabalho realizado que vemos Portugal ser inserido na 1ª divisão do novo modelo competitivo de categorias jovens, organizado pela EHF”, afirma.

Rolando Freitas explica a que se deve o 9º lugar do ranking da EHF: “Este ranking, que traduz as recentes qualificações para os Europeus Masculinos Sub20 (2008, 2010 e 2012) e Europeu Masculinos Sub18 (2010), teve em consideração os resultados alcançados pelas gerações de 1988/89, 1990/91, 1992/93 e 1994/95 coloca Portugal entre as 16 melhores seleções jovens europeias. Muitos desses jogadores integram já a Seleção Nacional Absoluta, num processo permanente de evolução e afirmação da sua qualidade que está em curso”, acrescenta o selecionador nacional.

São 16 as seleções que vão disputar a 1ª Divisão do Campeonato da Europa Juniores Masculinos Sub18, de acordo com o ranking: Dinamarca, Alemanha, Suécia, Espanha, Eslovénia, França, Croácia, Sérvia, PORTUGAL, Rússia, Noruega, Rep. Checa, Islândia, Suíça, Polónia e Eslováquia.

O Campeonato da Europa Juniores Masculinos Sub18 realizar-se-à de 11 a 21 de Agosto de 2016. Rolando Freitas esclarece, ainda, que “o novo sistema vai permitir trabalhar com a garantia que a próxima geração de 1998/99 participará, no Verão de 2016, no Campeonato da Europa Sub18 Masculinos, conferindo maior segurança e profundidade à elaboração do plano de trabalho para essa seleção e para as gerações vindouras”, assegura o próprio.

Mudança progressiva do antigo para o novo modelo

Três anos, 2016 a 2019, é o período de transição do antigo para o novo modelo estabelecido pela EHF.

Para os masculinos, como já referimos, o novo modelo entra em vigor já em 2016, sendo o Campeonato da Europa Juniores Masculinos Sub 18 a primeira competição a ser disputada nos novos moldes.

Para as seleções jovens femininas, o novo modelo entrará em vigor em 2017, sendo o Campeonato da Europa Sub17 Femininos a primeira prova a disputar-se no novo modelo.

Em anexo, pode também ser consultado o documento com a estrutura das próximas competições das seleções jovens europeias.

Patrocinadores Institucionais