Campeonato Fidelidade Andebol 1: FC Porto vence Sporting e assegura primeiro lugar na fase regular

PUB

O F.C. Porto venceu esta noite o Sporting CP por tangencial 20-19 e assegurou desta forma o primeiro lugar na fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Num jogo extremamente equilibrado, a formação de Ljubomir Obradovic foi para o descanso a vencer por 11-10, depois de uma primeira parte em que o comando do marcador pertenceu maioritariamente aos leões que chegaram a tar três golos de vantagem (3-6, aos 14 minutos). O FC Porto viria a empatar aos 23 minutos (9-9), depois de dois livres de sete metros defendidos por Alfredo Quintana, passando depois para a frente (10-9) numa penalidade máxima concretizada pelo capitão Ricardo Moreira. Pelo meio ficou a lesão de João Ferraz, que esteve fora do campo durante grande parte do primeiro tempo, e uma fugaz entrada de Nuno Roque para a posição de central.

O segundo tempo foi ainda mais equilibrado. Rui Silva apareceu como organizador de jogo do Sporting que foi muitas vezes obrigado a jogar no limite do jogo passivo, o que espelha aquilo que foi o domínio das defesas sobre os ataques. Aos 39 minutos Pedro Portela voltou a colocar a sua equipa na frente, ampliando pouco depois essa vantagem para dois golos (13-15) de novo na concretização de um livre de sete metros.

A jogar em casa, o FC Porto reagiu muito bem e, com um parcial de 3-0, passou o marcador de 13-16 para 16-16, aos 49 minutos. Frederico Santos solicitou um ‘time-out’
mas a partir daí nunca mais a sua equipa esteve em vantagem. O FC Porto entrou nos cinco minutos finais com vantagem de um golo (18-17), Fábio Magalhães ainda empatou a partida a 18 e foi João Ferraz que, no único golo que conseguiu na partida, voltou a colocar o FC Porto na frente (19-18). Diogo Domingos ainda empata o jogo, obrigando Ljubomir Obradovic a solicitar um time-out, a 15 segundos do final, o tempo suficiente para Alexis Borges, em cima do apito final, fazer o derradeiro golo do encontro que deu a vitória (20-19) e o primeiro lugar na fase regular.

Da leitura da estatística da partida, destaque para a eficácia dos dois guarda-redes: Alfredo Quintana (51%) e Ricardo Candeias (41%). Notas altas também para Ricardo Moreira, com 83% (cinco em seis) e Pedro Portela, com 78% (sete em nove).

SP. HORTA PASSA EM SANTO TIRSO

Em jogo que marcou o encerramento da 20.ª jornada, o Sporting da Horta foi a Santo Tirso vencer o Ginásio local por 20-28 (11-15 ao intervalo), cimentando assim o sétimo lugar da classificação e garantindo a presença no grupo A na fase final.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais