Competições europeias: ABC com um bom regresso à Europa vence Dukla de Praga

PUB

O Liberty Seguros ABC/UMinho foi a primeira das três equipas masculinas portuguesas que este sábado têm compromissos europeus agendados. Os bracarenses começaram bem, dando o mote para as outras duas formações portuguesas, e venceram o Dukla de Praga por expressivo 42-27, resultado que lhes permite uma viagem descandada até à República Checa.

Pavilhão Flávio Sá Leite com uma excelente moldura humana no regresso da Europa a Braga, com relevo para o vice-presidente da FAP, Augusto Silva; o coordenador das equipas técnicas nacionais, Rolando Freitas; Nyno Santos, selecionador nacional dos Juniores C; Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, e José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, entre outros ilustres.

O ABC não entrou bem na partida, já que falhou os dois primeiros ataques e desperdiçou um livre de sete metros. Aos seis minutos, na conversão de um livre de sete metros, o Dukla passou pela primeira vez para a frente do marcador (2-3). Do lado contrário, o guarda redesTomas Petrzala mostrava qualidade para tranquilizar a sua equipa. Aos 11 minutos, e a perder por 4-6, Carlos Resende procede às primeiras alterações, promovendo a entrada de João Pinto e Carlos Martins para os lugares de Pedro Seabra e David Tavares, com Hugo Rocha a passar a desempenhar a função de central. Depois de nove minutos em desvantagem, a equipa de Braga empatou a sete golos à entrada do segundo quarto de hora de jogo. Aos 19 minutos, João Pinto voltaria a colocar a sua equipa na frente do marcador (10-9). Com o decorrer do tempo e o melhor conhecimento prático do adversário, a primeira vantagem de dois golos aconteceu pouco depois (12-10, aos 20 m.), na sequência de um golos de Ricardo Pesqueira. Nuno Grilo não esperou muito e ampliou (13-10) à entrada dos cinco minutos finais. Depois de um parcial de 9-1, o ABC chegou a 16-10 mas os checos ainda reduziram até ao intervalo (18-12).

Entraram bem os bracarenses no segundo tempo (20-12, aos 32 m.). Pouco depois (35 m., 23-14) o treinador checo troca de guarda redes, o que não impediu o ABC de conseguir várias vantagens de 10 golos, maçom Nuno Rebelo e Gabriel Teca em campo. A formação portuguesa passou os 45 minutos confortavelmente na frente do marcador (30-19), e o desfecho do jogo parecia encontrado, faltando apenas avaliar amplitude da vitória. Até ao fim, ainda ficou um ‘time-out’ solicitado pelo técnico checo quando, aos 48 minutos, a sua equipa perdia por 34-20 e alguns apontamentos individuais que não impediram a vitória folgada por 42-27, resultado que faz antever uma eliminatória conseguida.

O boletim de jogo encontra-se em anexo

F.C. PORTO PERDE NO DRAGÃO CAIXA

Terminado o compromisso do ABC, entrou em cena o FC Porto que, no Dragão Caixa, perdeu com o Fuchse de Berlin por 20-26, em jogo da primeira jornada da gase de grupos da EHF Cup. Um resultado extremamente pesado para os campeões de Portugal e que não expressa o equilíbrio que marcou grande parte da partida, nomeadamente o primeiro tempo. Com uma boa moldura humana a assistir, e o diretor Eduardo Coelho a representar a Federação de Andebol de Portugal (nota – o seleccionador nacional Rolando Freitas também esteve nas bancadas do Dragão Caixa), o FC Porto equilibrou a partida desde os minutos iniciais e conseguiu uma vantagem de três golos aos 10 m.). Desse golo resultou o pedido de ‘time-out’ por parte do treinador da formação alemã. Com o guarda-redes em excelente plano, o Fuchse foi equilibrando as operações, aproveitando bem algumas falhas do ataque do FC Porto o que permitiu à equipa alemão empatar a partida aos 21 minutos (9-9). Diz a história e a estatística da partida que, a partir daí, nunca mais o FC Porto esteve em vantagem no marcador. As equipas foram para o descanso separadas por dois golos (12-14) e o início do segundo tempo não favoreceu as aspirações dos campeões de Portugal que viram a desvantagem ampliada para quatro golos (14-18, aos 40 m.).
Com os seus pontas a entrarem muito bem como segundos pivôs, a que se juntava um bloco defensivo muito coeso, os alemães foram tomando conta do jogo e mostrando porque são contados uma das melhores equipas da Europa. O FC Porto, que desperdiçou vários livres de sete metros, foi reagindo, chegou a uma desvantagem de três golos (17-20) mas o Fusche voltou a carregar, após um parcial de 2-5, terminando com uma vitória por números exagerados (20-26), castigo demasiado para o F.C. Porto.

O boletim de jogo encontra-se em anexo

S.L. BENFICA VENCE HB DUDELANGE

A terceira participação de equipas portuguesas nas competições europeias de clubes neste sábado coube ao S.L. Benfica. E, a jogar em casa, os benfiquistas não deixaram os créditos por mãos alheias e conseguiram uma vitória que deixa à equipa lusa as portas abertas para a próxima eliminatória. Recorde-se que o S.L. Benfica acordou com o adversário realizar os dois jogos em Portugal pelo que amanhã, domingo, pelas 19 horas, volta a medir forças com os luxemburgueses, no pavilhão da Luz.

O jogo de hoje não teve grande história com o S.L. Benfica a dominar a primeira parte e ir para o intervalo a vencer por 22-16, num primeiro tempo parte com muitos golos.

A segunda parte serviu para confirmar o domínio do S.L. Benfica. Os luxemburgueses ainda chegaram ao 27-22 mas os portugueses voltaram a carregar e passaram para confortável 34-25 com o HB Dudelange a aproveitar bem os últimos minutos para reduzir para o 36-30 final.

O resultado deixa excelentes perspetivas para a partida deste domingo e para a a passagem à próxima eliminatória da Challenge Cup.

O boletim de jogo encontra-se em anexo

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais