FC Porto, SL Benfica e ABC de Braga à conquista da Europa

PUB

O andebol europeu está de regresso aos grandes palcos nacionais com o Dragão Caixa, o pavilhão da Luz e o velhinho Flávio Sá Leite a servirem de cenário, este fim de semana, a compromissos europeus de F.C. Porto, S.L. Benfica e ABC/UMinho.

Começando a norte, o FC Porto inicia este sábado a sua participação na fase de gupos da EHF Cup. Assim, e em jogo a contar para a primeira jornada do grupo C, os dragões recebem os alemães do Fuchse de Berlim, o primeiro de um conjunto de jogos de elevada qualidade que vão passar pelo Dragão Caixa. O hexacampeão português vai ter pela frente uma das boas equipas da Europa, dotada de excelente plantel onde, para além de muitos bons jogadores alemães, actuam 11 atletas de outras nacionalidades (japoneses, dinamarqueses, suecos, checos, russos, polacos, sérvios, espanhóis) que formam uma verdadeira galáxia, orientados pelo técnico islandês Dagur Sigurdsson. É certo que esta temporada a formação de Berlim não está a rubricar um percurso notável na Liga alemã, já que – disputados 22 jogos – é oitava, com 22 pontos, menos 16 que o líder THW Kiel, mas representa sempre um adversário perigoso para os campeões de Portugal. O Fusche Berlim afastou na última ronda os franceses do HBC Nantes, vencendo em casa por 23-18 para depois perder na deslocação a França por 33-28. Valeu aos alemães o maior número de golos apontado fora de portas.

O FC Porto, neste jogo de abertura do grupo C que integra ainda os sérvios do HC Vojvodina e os dinamarqueses do Sjkjern Handbol, ultrapassou na última ronda da EHF Cup os espanhóis do Ademar Leon, após ter vencido no Dragão Caixa por 29-24 e perder 28-25 na deslocação a Espanha. A recente vitória sobre o Sporting e garantia de primeiro lugar na fase regular do Andebol 1 são um ótimo tónico para esquecer um pouco o cansaço provocado por tão elevado número de jogos num tempo tão reduzido.

Um bom jogo em perspetiva, a partir das 18 horas no Dragão Caixa, com transmissão pelo Porto Canal.

ABC U/MINHO E SL BENFICA NA CHALLENGE CUP

Mais duas equipas portuguesas entram este fim-de-semana em atividade. Mantendo-nos no norte, vamos abordar o confronto entre o Liberty Seguros ABC/UMinho e o Dukla de Praga, agendado para as 15 horas de sábado, no pavilhão Flávio Sá Leite, com transmissão por A Bola TV. Trata-se do regresso dos bracarenses à Europa, depois de uma ausência de quatro anos. Recorde-se que o último jogo europeu dos bracarenses reporta a 20 de Novembro de 2010 quando, para a Challenge Cup, o ABC defrontou e perdeu (17-20) com os macedónios do Radnicki Kragujevac, numa eliminatória em que os dois jogos foram disputados na Sérvia. Dessa equipa, mantêm-se no plantel Humberto Gomes, Bruno Dias, Nuno Rebelo e Fábio Antunes.

Este sábado o adversário dá pelo nome de Dukla de Praga, uma equipa muito jovem, com 13 jogadores nascidos em (e após) 1992, e que na última eliminatória da Challenge Cup (de que o ABC esteve isento devido ao ranking), afastou os macedónios do HC Plister. Actualmente, o Dukla de Praga ocupa o segundo lugar no campeonato checo. Quando estão disputadas 17 jornadas, o Dukla é segundo, a três pontos do líder Talent MAT (26 pontos).

O jogo de Braga vai ser transmitido em direto por A Bola TV e ANDEBOL|tv.

SL BENFICA REALIZA OS DOIS JOGOS NA LUZ

Quanto ao S.L. Benfica, garantiu a entrada nos dezasseis-avos-de-final da Challenge Cup depois de afastar, na terceira ronda, os noruegueses do FylligenBergen, numa eliminatória em que os dois jogos foram disputados no pavilhão da Luz, e onde os lisboetas rubricaram duas vitórias (33-32 e 28-25).

Voltando ao seu adversário de sábado e domingo (nota – os dois jogos vão realizar-se na Luz), os luxemburgueses do HB Dudelange, eliminaram na terceira eliminatória os montenegrinos do RK Boka, com duas vitórias claras. Os luxemburgueses são uma formação que assiduamente participa nas provas europeias embora só muito pontualmente ultrapassem a primeira ronda. No seu plantel tem vários jogadores não luxemburgueses – franceses, croatas, eslovacos, alemães e polacos.

O SL Benfica tem a seu favor, para além da natural e reconhecida valia e experiência do seu plantel, o facto de jogar as duas partidas em casa. E mesmo que os luxemburgueses consigam impôr alguma surpresa nos primeiros minutos da primeira partida, a formanacional terá seguramente tempo para retificar qualquer erro no que faltar jogar do primeiro encontro e no jogo da segunda mão, a disputar domingo.

Os jogos S.L. Benfica- HB Dudelange estão agendados para sábado e domingo, ambos às 19 horas, com transmissão pel’ A Bola TV.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais