Jac-Alcanena perde e Colégio de Gaia-Toyota vence mas despedem-se da Challenge Cup Feminina

PUB

O Jac-Alcanena entrou, esta tarde, em campo, para o jogo da 2ª mão dos 1/8 final da Challenge Cup, um grau acrescido de dificuldade, já que a equipa de Marco Santos estava obrigada a vencer por doze golos de diferença para conseguir seguir para os 1/4 final da prova.

No entanto, tal não veio a acontecer. Apesar das polacas do Pogon Baltica Szczecin terem entrado no jogo a ganhar (3-1 aos cinco minutos), o Jac-Alcanena manteve-se atrás no marcador, mas sempre a uma distância curta, de dois, três golos. Aos treze minutos, Marco Santos pediu o primeiro time-out para a sua equipa, numa altura em que perdia por 7-3; como se pretendia, o Jac-Alcanena reduziu para dois golos e perdia por 7-5 a meio da primeira parte. As duas equipas foram mantendo o mesmo ritmo dentro de campo e, ao intervalo, as polacas ganhavam por 14-12. O início da segunda parte não correu da melhor forma ao Jac-Alcanena, que sofreu um parcial de 5-0 e ficou a perder por cinco golos (19-12), ainda antes dos dez minutos de jogo. Com o tempo a escassear, o Jac-Alcanena nunca desistiu de lutar pelo melhor resultado e ainda recuperou, mas já não conseguiu passar a barreira dos quatro golos de diferença (20-16). A equipa polaca, fisicamente mais forte, não facilitou e não desperdiçou as oportunidades de marcar, impondo nova derrota ao Jac-Alcanena por 26-21 e, assim, a equipa portuguesa despede-se hoje das competições europeias. Neuza Valente foi a melhor marcadora da equipa portuguesa, com 9 golos.

No final do jogo, em declarações à TV Minde, que transmitiu os dois jogos do Jac-Alcanena, Marco Santos salientou a diferença entre o andebol profissional e o amador: “Estou muito satisfeito, hoje já melhoramos muitos aspectos em relação ao jogo de ontem. Mas esta é a diferença do profissionalismo para o amadorismo. Estamos próximos do nível profissional, se tivéssemos condições iguais a elas, em dois, três anos estaríamos a jogar melhor que elas. De qualquer maneira, as atletas estão de parabéns. Vamos continuar a trabalhar a pensar em mais conquistas”, garante o técnico do Jac-Alcanena.

O público não faltou à chamada, encheu a bancada do pavilhão da Escola Secundária de Alcanena e fez-se ouvir no apoio à equipa. Também o Presidente da FAP, Dr. Ulisses Pereira, voltou a marcar presença no jogo deste domingo e deixou palavras de incentivo à equipa de Alcanena: “Ter chegado até aos 1/8 final da Challenge Cup é algo que já deve orgulhar o JAC e a minha presença em Alcanena demonstra esse mesmo reconhecimento, e também pelo trabalho desenvolvido na valorização do Andebol Feminino.”

COLÉGIO DE GAIA-TOYOTA COM DESFECHO INGLÓRIO

O Colégio de Gaia-Toyota também entrou em campo, este domingo, com uma desvantagem de quatro golos para o jogo da segunda mão dos 1/8 final da Challenge Cup feminina, frente à equipa checa DHC Sokol Poruba.

A equipa orientada por Paula Marisa Castro mostrou, desde os primeiros minutos, que a eliminatória estava longe de estar resolvida. Com o adversário bem estudado, o Colégio de Gaia-Toyota defendia muito bem e mostrava-se eficaz na finalização. A equipa de Gaia impôs o ritmo de jogo e liderou o marcador durante toda a primeira parte, colocando muitas dificuldades ao Sokol Poruba, que acusava algum nervosismo. Ao intervalo, o Colégio de Gaia-Toyota – que hoje jogou na condição de visitante – vencia por 11-18. As duas equipas regressaram ao campo a jogar ao mesmo ritmo e o Colégio de Gaia-Toyota seguiu sempre na frente do marcador, mas perante a busca incessante de recuperação das checas. No final do tempo regulamentar, o Colégio de Gaia-Toyota vencia por 24-28, resultado que deixou a eliminatória empatada e, de acordo com as regras da EHF, o desempate foi feito pela marcação de livres de sete metros. Aí, o Sokol Poruba marcou três golos e o Colégio de Gaia-Toyota apenas um, o que fez com que o jogo terminasse com a vitória da equipa portuguesa por 27-29, resultado insuficiente para permitir que o Colégio de Gaia-Toyota siga em frente na Challenge Cup. Fernanda Carvalho, com sete golos, foi a melhor marcadora.

No final do jogo, a treinadora do Colégio de Gaia-Toyota não escondia algum desalento: “Fizemos o jogo perfeito. Defendemos muito bem, hoje falhámos menos na concretização e estivemos sempre a ganhar – estivemos a ganhar por sete golos de vantagem, mas com equipas profissionais, é muito difícil de manter. Foi um final de jogo emocionante e acabámos por “morrer na praia”. Acaba por ser inglório. Isto é muito importante para a evolução delas. Gosto de disputar esta taça, porque é aqui que elas crescem. Estão de parabéns!”, conta Paula Marisa Castro.

Ulisses Pereira não quis deixar de assinalar o grande jogo do Colégio de Gaia-Toyota: “Quero deixar aqui uma palavra de muito apreço ao Colégio de Gaia, também de orgulho por ter chegado até aos 1/8 de final da Challenge Cup mas sobretudo pelo jogo brilhante de hoje e pela forma inglória e imerecida como saiu da competição, deixando uma excelente imagem do andebol feminino português”, destaca o presidente da FAP.

Os dois boletins de jogo podem ser aqui consultados, em anexo.

Calendário e resultados – 1/8 final Challenge Cup Feminina
1ª mão – 07.02.15, 17h00 – Esc. Sec. Alcanena – Jac-Alcanena : Pogon Baltica Szczecin, 22-33 (15-16)
1ª mão – 07.02.15, 18h00 – Pav. Col.Gaia – Colégio de Gaia/Toyota : DHC Sokol Poruba, 24-28 (13-14)

2ª mão – 08.02.15, 17h00 – Esc. Sec. Alcanena – Pogon Baltica Szczecin : Jac-Alcanena – 26-21 (14-12)
2ª mão – 08.02.15, 18h00 – Pav. Col.Gaia – DHC Sokol Poruba : Colégio de Gaia/Toyota, 27-29 (11-18) – no desempate por livres 7m

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais