XV Torneio Vila de Benavente foi uma festa do Andebol jovem

PUB

Entre os dias 14 e 17 de Fevereiro, quadra carnavalesca, teve lugar uma verdadeira Festa do Andebol Jovem em Benavente, com a realização de mais uma, a XV neste caso, edição do Torneio Vila de Benavente.

Marcaram presença alguns dos mais representativos emblemas do Andebol nacional: Águas Santas, ABC, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Ginásio do Sul e Alto do Moinho, para além, naturalmente, da ADC Benavente.

O elevado nível competitivo deste Torneio ficou bem patente no equilíbrio registado em praticamente todos os jogos realizados nestes 4 dias. Este equilíbrio competitivo propiciou momentos de enorme intensidade e de grande emotividade dentro e fora do recinto de jogo, contribuindo para que as bancadas dos pavilhões estivessem praticamente sempre repletas de um público entusiasta, apaixonado e vibrante, proporcionando grandes espectáculos desportivos.

16 equipas (4 por escalão) dos escalões de Minis, Infantis, Iniciados e Juvenis, 24 jogos, cerca de 220 atletas e mais de 30 outros agentes desportivos (dirigentes e treinadores), fizeram com que se respirasse Andebol por todos os poros nesta Vila ribatejana.

A organização do Torneio, da responsabilidade da Direcção da ADC Benavente, assegurou dormidas para 140 agentes desportivos durante 2 a 3 noites e serviu cerca de 900 refeições às equipas participantes neste evento desportivo, que animou Benavente.

O Torneio foi antecedido de uma Concentração de Bambis, que praticaram a variante de Andebol de 5 e onde marcaram presença 2 equipas do NA Samora Correia, 2 equipas do Évora AC, 1 equipa do Alto do Moinho e 3 equipas da ADC Benavente, num total de mais de 80 jovens atletas que deliciaram a enorme plateia presente com deliciosos momentos de salutar prática desportiva e de diversão, irreverência e alegria.

Esta XV edição do Torneio Vila de Benavente ficou ainda marcada pela presença do Dr. Ulisses Pereira, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e que representou, para a Organização e nas palavras do Presidente do ADC Benavente, “o reconhecimento do principal responsável do órgão máximo que rege a modalidade em Portugal, da importância do nosso Torneio no calendário anual do Andebol em Portugal.
Diversas entidades responsáveis pela gestão e organização do andebol e do desporto em geral marcaram presença neste evento, nomeadamente a Directora Regional do IPDJ e o Presidente da AAS, o que revela o reconhecimento da importância e do prestígio que o nosso Torneio tem vindo a granjear ao longo das suas 15 edições”
, refere Cândido Barnabé.

O Presidente do Benavente faz ainda “uma referência final para o facto deste Torneio ter sido muito mais que um mero evento desportivo de grande magnitude. Este evento constituiu-se como um momento de grande convívio social e de partilha de experiências e de vivências entre todos os participantes. Foi uma demonstração cabal de que o Andebol não é apenas jogos, resultados, vitórias e derrotas mas também solidariedade, amizade e uma escola de virtudes” e deu, como exemplo disso, a homenagem que a Associação Atlética Águas Santas prestou a um jovem atleta da ADC Benavente que se viu obrigado, por razões de saúde, a abandonar a prática da modalidade e a quem um membro da Direcção da A.A.Águas Santas entregou uma camisola assinada por todos os jogadores da sua equipa sénior e outras recordações dessa grande instituição do Andebol nacional.

Todos os resultados, classificações e vencedores do XV Torneio Vila de Benavente podem ser consultados aqui, em anexo.

Patrocinadores Institucionais