ABC/UMinho e F.C. Porto são finalistas da Taça de Portugal Fidelidade

PUB

O Liberty Seguros ABC/UMinho venceu esta tarde o Sporting Clube de Portugal por 33-30, tornando-se assim o primeiro finalista da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos. Os bracarenses – que esta época ainda não tinham derrotado os leões – nunca estiveram em desvantagem na partida.

As duas equipas iniciaram o jogo sob um ritmo elevado e os primeiros seis minutos renderam nove golos (5-4). Pouco depois, a primeira vantagem de dois golos (7-5), a favorecer o ABC/UMinho, com golo de João Pinto. As oportunidades dos bracarenses ampliarem para três golos foram sempre muito bem anuladas pela equipa do Sporting que aos 13 minutos voltou a colar-se no marcador (9-8). A perder por 11-9 (15 m.), Frederico Carlos troca de pivô, colocando João Antunes a atacar e a defender. O ABC amplia (13-10) e o técnico leonino solicita o primeiro ‘time-out’. Não foram necessários mais do que seis minutos para o Sporting empatar a partida (14-14), depois do parcial de 1-4. O jogo continuava em ritmo mito vivo (30 golos em 22 minutos) e o ABC respondeu com parcial de 3-0. À entrada dos três minutos finais, e a vencer por 19-16, Carlos Resende pede um ´time-out’ e Ricardo Candeias, com uma excelente defesa, evita que David Tavares converta um livre de sete metros e amplie para quatro e, na resposta, Spínola reduz. Em cima do derradeiro apito da primeira parte, Rui Silva, em apoio, fixa o resultado ao intervalo (20-18).

REVÉS PARA O SPORTING CP

A segunda parte começou praticamente com um revés para o Sporting que se viu privado de João Antunes, alvo de terceira suspensão temporária. Na baliza, Ricardo Candeias, com defesas oportunas, ajudava a equipa a manter-se sempre colada ao ABC. Pouco depois, foi Humberto Gomes a brilhar, ao defender um livre de sete metros que permitiu manter a vantagem de três golos (23-20), aos 42 minutos. A vencer por 25-23, à entrada do minuto 48, Carlos Resende pede um ‘time-out’ e, pouco depois, acontece a primeira vantagem de quatro, favorecendo o ABC (27-23, aos 49 m.).

Com o tempo a esgotar-se, Frederico Santos pede interrupção da contagem do tempo de jogo a oito minutos do fim, quando os bracarenses venciam por 29-24. Havia ainda muito tempo para jogar, tudo estava em aberto e abriu-se mais uma nesga de esperança quando o Sporting concretizou um livre de sete metros e o ABC ficou em dupla inferioridade numérica. Mesmo assim, os pupilos de Carlos Resende entraram nos cinco minutos finais com uma agradável almofada de conforto de cinco golos, obrigando o Sporting a correr atrás do prejuízo. A três minutos do fim, David Tavares praticamente sentenciou a partida (31-26) para, no imediato, Fabio Vidrago, no banco, ser admoestado com cartão vermelho. Se dúvidas havia, David Tavares, de novo, bateu Ricardo Correia. O jogo terinava pouco depois com a vitória do Liberty Seguros ABC/UMinho por 33-30.

EM DIRETO

Carlos Resende, treinador do Liberty Seguros ABC/UMinho, fez uma primeira apreciação à partida. “Sofremos muitos golos, mas fomos mais efectivos no ataque. Impusemos ao jogo uma velocidade muito alta, o que dá ao adversário mais
possibilidades de ter a bola e foi também por isso que sofremos golos”
, afirmou o treinador do ABC/UMinho, no fim dotriunfo sobre o Sporting na primeira meia-final da Taça de Portugal.

“Estivemos sempre em vantagem. Qualquer treinador gosta de estar em
vantagem ao longo de um jogo, mas o que nos apraz mesmo é terminar o jogo
na frente”
, acrescentou.

Depois, o técnico da equipa de Braga avaliou que “foi um jogo a um ritmo elevadíssimo, ao nível de qualquer campeonato da Europa”.

<b<F.C.PORTO VENCE SL BENFICA NO LAVAR DOS CESTOS

No segundo jogo do dia defrontaram-se duas equipas que, tal como Sporting CP e Liberty Seguros ABC/UMinho, também vão muito em breve medir forças nas meias-finais do «play-off» do Campeonato Fidelidade Andebol 1.A vitória sorriu ao FC Porto que foi mais feliz e eficaz nos instantes finais.

Começou intensa, a partida, com muita entrega e as duas equipas bem apoiadas nas bancadas do pavilhão municipal de Loulé. A primeira vantagem de dois golos favoreceu o SL Benfica, à passagem do minuto oito (4-2) e pouco depois, Ljubomir Obradovic fez entregou ao jovem Miguel Martins a organização atacante da sua equipa. Aos 13 minutos, e após um parcial de 0-3, o FC Porto voltou para o comando do marcador (5-6). O jogo foi-se mantendo equilibrado, com empates sucessivos e Ricardo Moreira fez o empate a sete a meio do primeiro tempo. Pouco depois, e com as equipas empatadas a oito, Manolo Ortega solicitou o primeiro «time-out». A perder por 8-10 o treinador do Benfica substituiu o guarda-redes, fazendo entrar Vicente Álamo. Um livre de sete metros concretizado por António Areia, à entrada dos cinco minutos finais, voltou a colar as equipas (12-13). Com uma entrada da ponta do jovem Hugo Santos, o FC Porto fixou o resultado ao intervalo (13-16).

Para o segundo tempo o FC Porto entrou com Alfredo Bravo na baliza e não precisou mais do que seis minutos para ampliar a vantagem para cinco golos (15-20). Mas o SL Benfica – com Hugo Figueira na defesa das redes – manteve-se sempre dentro do jogo. O empate a 22 surgiu pouco depois da metade do segundo tempo, resultado que galvanizou o SL Benfica que, pouco depois, estava na frente do marcador. Os 10 minutos finais (onde as equipas entraram empatadas a 24 golos) proporcionaram espetáculo ainda mais emotivo. A tarefa do FC Porto complicou-se aos 53 (25-25) minutos quando Alexis Borges foi sancionado com a terceira exclusão de 2 minutos e consequente desqualificação.

Mesmo assim, o FC Porto entrou nos derradeiros cinco minutos em vantagem (25-26). Eledy Semedo empatou a menos de dois minutos do fim; Gilberto foi feliz na concretização do 26-27, já à entrada do minuto final e, com 37 segundos para jogar e a perder por um, Manolo Ortega pede um ‘time-out’. Espectadores suspensos. Javier Borragan entra aos seis metros e empata de novo. É então a vez do técnico do FC Porto pedir o ‘time-out’. Faltavam 19 segundos. Os suficientes para organizar a jogada que Gilberto Duarte terminou com o golo da vitória tangencial (27-28).

EM DIRETO

No final do jogo, o treinador do FC Porto recordou que “jogo de taca é sempre complicado e não há favoritos. Tivemos situações que não resolvemos, algumas bolas que bateram nos dois postes. Ter cinco golos de vantagem não é determinante. Sei que essa vantagem perde-se em cinco minutos. O que conta é no fim.”, recordou Ljubomir Obradovic.

“Agora vamos defrontar o ABC e vamos tentar ganhar. Como disse, em jogos de Taca não há favorito.

Sobre os próximos jogos do Play off, Obradovic diz que o Benfica não tem nada a perder. Mas só quero pensar no Benfica depois. Para já, quero pensar no jogo de domingo frente ao ABC.

Jogos da “final-four” da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos, a disputar este fim-de-semana no Pavilhão Municipal de Loulé:

Sábado, dia 28 de Março:

Liberty Seguros ABC/UMinho-Sporting Clube de Portugal, 33-30 (20-18)
19.15 h. – Sport Lisboa e Benfica-Futebol Clube do Porto, 27-28 (13-16)

Domingo, dia 29 de Março:

17.00 h. – FINAL (vencedores das meias-finais)

NOTA – Todos os jogos são transmitidos por A Bola Tv e ANDEBOL|tv.

Patrocinadores Institucionais