Campeonato Fidelidade Andebol 1: Emoções do play-off arrancam este fim-de-semana

PUB

Decorridas 22 jornadas e passados precisamente seis meses sobre o arranque da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1, começa este sábado a fase final – grupo A – da competição, disputada no sempre apetecido e emocionante sistema do “play-off”. Para trás ficaram objetivos cumpridos, para uns, expetativas menos conseguidas, para outros. A partir de agora, tudo tem um caráter mais definitivo e ainda antes do fim do mês mais quatro equipas terão ficado pelo caminho.

Com o jogo Passos Manuel-FC Porto adiado para o dia 11 de Março, devido aos compromissos europeus do FC Porto, que joga este sábado no Dragão Caixa (Porto Canal, 18 h.), frente ao HC Vojvodina, em jogo da quarta jornada do grupo A da EHF Cup, os quartos-de-final do “play-off” do Campeonato Fidelidade Andebol 1 arrancam este sábado com a realização de três jogos.

Às 17 horas, no pavilhão do Funchal, e sob a direção da dupla lisboeta António Trinca/Tiago Monteiro, o Madeira SAD recebe o Liberty Seguros ABC/UMinho. Para seguir em frente, a formação insular sente que será muito importante vencer esta primeira partida, colocando desde logo pressão nos bracarenses para o segundo e, eventualmente, terceiro jogos da eliminatória, a disputar em Braga. A fase regular dos minhotos foi melhor conseguida que a dos insulares – pese o excelente desempenho dos jovens madeirenses – e o ABC/UMinho é favorito para este jogo. Uma vitória dos pupilos de Carlos Resende pode ajudar a abrir as portas da meia-final.

Mais à noite, pelas 21 horas, no seu pavilhão, o Águas Santas Milaneza recebe o S.L. Benfica, em jogo que vai ser dirigido pela dupla internacional de Leiria, Eurico Nicolau/Ivan Caçador, e transmitido em direto por A bola TV e ANDEBOL|tv. É, em teoria e muito provavelmente na prática, o jogo mais equilibrado dos quartos-de-final, que coloca frente a frente os quarto e quinto classificados. Tal como aconteceu nos outros confrontos agendados para os quartos-de-final, também nos jogos entre Águas Santas Milaneza e SL Benfica, durante a fase regular, os triunfos sorriram à equipa que acabou por terminar a prova melhor classificada. Mas jogos de «play-off» têm sempre outro tipo de ‘nuances’ a rodeá-los e este não será diferente. Um bom jogo em perspetiva que, não decidindo nada, pode ajudar a clarificar mais alguma coisa no que respeita à presença de uma destas equipas nas meias-finais.

Pelas 21 horas locais (mais uma em Portugal Continental) e sob a direção da dupla de Aveiro, Mário Coutinho/Ramiro Silva, o Sporting da Horta recebe o Sporting Clube de Portugal. Segunda na fase regular, séria candidata ao título nacional, a formação de Frederico Carlos chega aos Açores na qualidade de favorita, estatuto que tudo fará para confirmar em campo, deixando a resolução da eliminatória para Lisboa. Os açorianos vão trabalhar para prolongar a emoção, vencendo o primeiro jogo.

SEM EXCEÇÕES

Analisando o que foi a história dos confrontos das equipas que se apuraram para o grupo A e que agora voltam a encontrar-se nos quartos-de final do Campeonato Fidelidade Andebol 1, constata-se que em nenhum dos oito jogos disputados a equipa que viria a classificar-se na melhor posição perdeu uma partida frente ao seu adversário dos quartos. Ou seja, sete vitórias e apenas um empate, nos Açores, entre o Sporting da Horta e o Sporting CP.

– Eis os resultados dos oito jogos em apreço:
Sp. Horta-Sporting, 27-27
Sporting CP-Sp. Horta, 35-29
Madeira SAD-ABC/UMinho, 21-31
ABC/UMinho- Madeira SAD, 35-31
Águas Santas Milaneza-SL Benfica, 25-30
S.L. Benfica-Águas Santas Milaneza, 27-20
Passos Manuel-FC Porto, 23-33
FCPorto- Passos Manuel, 37-27

Calendário de jogos – fase final grupo A – “play-off” – 1/4 final – 1º jogo – Campeonato Fidelidade Andebol 1 – sábado, 07.03.15

17h00, Pav. Funchal – Madeira SAD : Liberty Seguros ABC/UMinho
21h00, Pav. Águas Santas – Águas Santas Milaneza : SL Benfica – A Bola TV
21h00 (22h00 em Portugal Continental) – Desp. Horta – Sp. Horta : Sporting CP

Patrocinadores Institucionais