Campeonato Fidelidade Andebol 1: FC Porto e ABC/UMinho nas meias-finais do “play-off”

PUB

F.C. Porto e Liberty Seguros ABC/UMinho qualificaram-se esta noite para as meias finais do ‘play-off’ do Campeonato Fidelidade Andebol 1, ao vencerem o Passos Manuel e Madeira SAD, respetivamente, nos segundos jogos dos quartos-de-final.

No Dragão Caixa, o FC Porto – que tinha ganho o primeiro jogo (26-36) em Lisboa – entrou sem pressa no jogo e poupando alguns jogadores. A partida manteve-se equilibrada até aos 15 minutos (7-6). Cinco minutos bastaram para que a equipa da casa disparasse para uma vantagem de quatro golos (12-8). A reação do Passos não se fez esperar e as duas equipas foram para o descanso separadas por um golo, com vantagem para o F.C. Porto (15-14).

Regressou melhor a formação da casa que, aos 40minutos, já tinha ampliado a diferença para sete golos (25-18). Depois foi só gerir a vantagem que, à entrada dos cinco minutos finais, era de nove golos (32-23). Vitória do F.C. Porto por 33-26 que coloca os hexacampeões nacionais nas meias-finais do play-off.

Em Braga, o Liberty Seguros ABC/UMinho – que tinha vencido no Funchal (21-33) o primeiro jogo destes quartos-de-final, teve de suar para carimbar a passagem às meias finais.

Jogo equilibrado nos primeiros minutos (3-3, aos 4 m.; 5-5, aos 10 m. e 6-6 aos 12 m.), com empates sucessivos até 9-9 (17 m.) mas várias vezes o Madeira na frente. O ABC conseguiu depois uma vantagem de dois golos (11-9, aos 19 m.) que levou ao primeiro time-out do Madeira SAD. Os bracarenses ganharam uma vantagem de três golos, o Madeira reagiu bem e voltou a colar-se (14-13) à entrada dos três minutos finais. Até ao intervalo, os madeirenses ainda marcaram o golo que lhes permitiu ir em vantagem para o descanso (15-16).

Os minutos iniciais do segundo tempo foram o espelho da primeira parte. As duas equipas passaram empatadas aos 40 minutos (20-20). Mal os bracarenses se distanciaram um pouco (23-21 aos 45 m.) Paulo Fidalgo pediu um time-out. A reaçao não foi imediata e o ABC ampliou para três golos (25-22) à entrada dos nove minutos finais, margem que manteve até aos 55 minutos. Triunfo difícil do LIberty Seguros ABC/UMinho por apertado 29-26.

QUINTO E SEXTO GARANTEM CABEÇA-DE-SÉRIE NA TAÇA

Está assim definido o quarteto que continuará a jogar pelo título nacional, enquanto as outras quatro equipas derrotadas nestes quartos-de-final do “play-off” vão disputar jogos de qualificação para definir a classificação entre os quinto e oitavo lugares do Campeonato Fidelidade Andebol 1.

No que respeita às meias-finais do «play-off», disputadas à melhor de cinco jogos, vão medir forças FC Porto-S.L. Benfica, e Sporting CP-ABC/UMinho. O primeiro jogo está agendado para 4 de Abril. Os dois primeiros jogos disputam-se na casa da equipa melhor classificada; os terceiro e quarto (se necessário) no recinto do adversário e o quinto (se necessário) novamente na casa da equipa melhor classificada.

A classificação entre os 5º e 8.º lugares, será definida em dois jogos, aplicando-se o sistema das Competições Europeias e jogando primeiro fora o clube melhor classificado na Primeira Fase. Começam por defrontar-se Passos Manuel- Águas Santas Milaneza e Sporting da Horta-Madeira-SAD, em jogos agendados para 11 e 18 de Abril.

Recorde-se que, conforme alínea a) – ponto 7. do n.º 3 do Anexo 6 do Com. Oficial n.º 1, os quinto e sexto classificados serão cabeças-de-série nos 1/16 avos de final na Taça de Portugal da próxima época. Um incentivo muito especial para estes quatro clubes.

Em anexo pode ser consultado o Comunicado Oficial n.º 65, bem como o Anexo 6 ao Comunicado Oficial n.º 1, ambos da temporada 2014/2015, onde se clarifica o modo como vai continuar a decorrer a competição.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais